BLOG

DDS na construção civil: o que é e qual seu papel?

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) consiste em mais um instrumento a ser utilizado por profissionais e empresas da construção civil para diminuir o risco de acidentes. Embora seja reconhecida a sua importância, ainda existem muitas dúvidas sobre o DDS na construção civil e o seu papel.

Você já ouviu falar em DDS? Sabe que essa ferramenta tem ganhado cada vez mais espaço nos canteiros de obra espalhados pelo Brasil? E, acima de tudo, sabe como aplicá-lo com eficiência?

Não é necessário, mas é importante ressaltar que com segurança e saúde dos trabalhadores não se brinca, nem se deixa em segundo plano. Seja por ética ou por exigência legal, reduzir riscos de acidente de trabalho e oferecer um ambiente digno e seguro deve ser prioridade para qualquer construtora.

E essa segurança é alcançada por meio do uso de equipamentos necessários para que o perigo para os colaboradores seja reduzido e se aproxime, ao máximo possível, do zero.

Com o intuito de otimizar seu entendimento sobre o assunto, fizemos este artigo tratando sobre tudo sobre o DDS na construção civil. Continue lendo e confira!

O que é o DDS? 

A sigla DDS nada mais é do que a abreviação para Diálogo Diário de Segurança, como a maioria dos profissionais da construção civil já sabe. É uma técnica conhecida, também, como DDSMS — Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

Seja chamado de DDSMS, ou DDS, a finalidade dessa ferramenta é a mesma. Dessa forma, o DDS tem significado literal e sugere que todos os dias sejam feitas conversas sobre assuntos relativos à saúde e segurança no trabalho.

Isto é, dialogar sobre maneiras de proteger e garantir a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras. Estas reuniões duram, em média, de 5 a 15 minutos, e são feitas antes que a jornada de trabalho inicie.

A cultura e técnica de estimular diálogos sobre segurança no canteiro de obras, de forma diária, inicia a partir do começo da de 1990. A finalidade deste diálogo é trazer situações cotidianas em que risco físico de acidentes estão presentes e podem ocorrer com frequência.

Assim, se conscientizam sobre esses riscos e abordam sobre as soluções, comentando diariamente medidas a serem tomadas. Vale destacar sempre que o objetivo do DDS não é a da oferta de palestras ou treinamento sobre segurança no canteiro de obras. Dessa forma, é necessário focar no diálogo, que é a palavra-chave.

Dessa forma, é uma ocasião de conversa em que os trabalhadores e equipes são ouvidos, expõem suas dúvidas, inquietações e sugestões para melhorar o processo e segurança na obra.

É evidente que tudo que é debatido durante uma DDS deve sempre respeitar as regras das Normas Reguladoras da Segurança do Trabalho. Assim, o ideal é que os diálogos sejam mediados por profissionais capacitados em segurança do trabalho.

Isto é, técnicos de segurança do trabalho, supervisores, engenheiros, arquitetos ou membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)da construtora, etc.

Importância do DDS na construção civil

A importância do DDS na construção civil se dá pelo simples entendimento de que um funcionário consciente e saudável aumenta o nível de produtividade da mão de obra. Essa é a maior importância que o DDS pode oferecer para uma empresa e um canteiro de obra.

Ou seja, quanto melhor a performance do colaborador para a atividade ao qual foi designado, a empresa tende a aumentar o lucro e a diminuir os custos. Entre os principais setores que apresentam baixa de custo com a implementação do DDS, destacamos a assistência médica.

Dessa maneira, o ambiente de trabalho se torna um benefício para o negócio, pois o clima entre os profissionais se torna harmonioso. Com isso, todos acabam aumentando seu comprometimento e o nível de satisfação com o local aumenta.

Como fazer um DDS na construção civil

Para fazer o DDS na construção civil, é importante que o profissional responsável pela gestão desta ferramenta conheça o corpo técnico. Além disso, é necessário que se tenha conhecimento teórico e prático sobre a ferramenta, de modo que a utilize de forma eficiente.

Um ponto muito importante para ter um DDS eficiente no contexto da construção civil está na aplicação dos principais temas de diálogo.

Temas para DDS na construção civil

Os temas para DDS nada mais são do que os tópicos que devem ser abordados durante as reuniões. Consistem em pontos sensíveis, que costumam levar a acidentes de diferentes naturezas. Entre os temas que o DDS na construção civil deve priorizar, podemos citar:

  • Proteção das mãos;
  • Equipamentos e ferramentas;
  • Higiene pessoal;
  • Primeiros socorros — CIPA;
  • Lesões nas costas;
  • Limpeza e organização;
  • Quase acidente;
  • Brincadeiras;
  • EPC;
  • EPI;
  • APR.

Proteção das mãos

As mãos consistem na parte do corpo mais utilizada como ferramenta de trabalho por profissionais da construção civil. Dessa forma, deve-se pensar em formas de protegê-las, especialmente com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Equipamentos e ferramentas

Deve-se alertar sobre o uso de diferentes equipamentos e ferramentas, advertindo sobre riscos e indicando a forma correta de usar. Em situações mais complexas, é necessário transpor o DDS e fazer treinamentos com a mão de obra.

Higiene Pessoal

Importante tópico para entrar em assunto com a mão de obra, especialmente em tempos de pandemia do Covid-19.

Primeiros socorros — CIPA

Por conta da natureza da atividade, o canteiro de obras é um ambiente propício para acidentes de trabalho. Dessa forma, é importante que exista uma equipe treinada para realizar primeiros socorros. Isso pode fazer a diferença e salvar vidas e evitar lesões graves.

Lesões nas costas

A repetição de movimentos pode causar lesões nas costas ou L.E.R (Lesões por Esforço Repetitivo). Dessa forma, o DDS na construção civil, pode abordar a questão da postura e medidas para atenuar dores e lesões na coluna.

Limpeza e organização

Iniciar o dia de atividade profissional com desorganização e sujeira leva a fatores de desânimo. Além disso, um ambiente sujo e desorganizado se torna prejudicial para a saúde dos colaboradores e pode levar a acidentes de trabalho.

Dessa maneira, se faz necessário abordar sobre o assunto e importância.

Quase acidente

Nem todo acidente precisa acontecer para demonstrar que existem áreas que precisam de maior cuidado. O quase acidente pode reforçar a necessidade de ajustes em determinado setor, justamente por isso, esse tema de DDS na construção civil é tão importante.

Além disso, a utilização de métodos de segurança leva ao quase acidente. Ou seja, o uso de EPI ou outras estratégias impedem que acidentes, de fato, ocorram.

Brincadeiras

Pode parecer bobagem, mas as brincadeiras são ações que levam a muitos acidentes de trabalho. A famosa “brincadeira de mau gosto”, infelizmente, costuma ser comum no canteiro de obras e é muito perigosa. O DDS na construção civil deve alertar sobre o risco dessas brincadeiras e a importância de evitá-las.

APR

Análise Preliminar de Risco (APR) é um estudo que indica quais são as prováveis situações que mais levam risco à obra. Dessa forma, é importante sempre indicá-lo e utilizá-lo como fundamento nestas reuniões.

EPI

A importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual deve ser alterada diariamente. Além disso, é necessário fazer cumprir a sua utilização. EPIs salvam vidas e evitam lesões graves ou muito graves no canteiro de obras.

EPC

Os Equipamentos de Proteção Coletiva são dispositivos que prezam pela segurança de um grupo de trabalhadores, como redes de proteção para trabalhos em altura. A forma correta de utilizá-lo e a sua importância também deve ser debatida nas reuniões de DDs na construção civil.

O DDS online como opção

Em tempos de pandemia, o DDS online se tornou uma importante solução para continuidade dos diálogos sem perda da qualidade da comunicação.

Essa alternativa é importante pois permite que profissionais de diferentes setores se comuniquem sem aglomeração, diminuindo a taxa de transmissão do novo coronavírus.

Sendo assim, o DDS na construção civil é uma importante ferramenta para aumentar a segurança e produtividade no canteiro de obras. E você, o que está esperando para implementá-lo?

Gostou do que leu? Então, aproveite e baixe o e-book gratuito Segurança no Canteiro de Obras para saber como minimizar os riscos ocupacionais no canteiro de obras. 

Compartilhe essa publicação