11. Substituindo uma Composição

11. Substituindo uma Composição

Nesse artigo estaremos substituindo uma composição do orçamento por outras composições de desejo, de forma simples e bem rápida no sistema OrçaFascio.

Substituindo uma Composição

  • Dentro do Orçamento que deseja subsitituir uma Composição Auxiliar, vá no menu Exibir > Lista de Composições.
Menu superior Editar – Lista de composições

Desse modo, o sistema vai carregar a Lista de Composições do Orçamento em questão. Vale resaltar que a substituição de Composições só é possível para Composições Auxiliares (Composição dentro de outra Composição), não sendo possível a substituição de Composições Principais. E como saber se uma Composição é Principal na Lista de Composições? Simples, basta olhar na coluna “lista de composições” se a “bolinha” azul estiver zerada significa que a Composição é Principal.

Tela de composições – Informação da lista de composições

Para confirmar fizemos a busca no Orçamento da Composição demostrada acima. Nota-se que ela encontra-se no escopo do Orçamento, não sendo possível a substituição da mesma.

Código da composição no orçamento

Nota-se que na coluna “lista de composições” das Composições Auxiliares o sistema mostra um número, esse número é a quantidade de Composições que essa Composição Auxiliar faz parte. No exemplo abaixo, o sistema informa que a Composição Auxiliar “Ajudante de Carpinteiro com Encargos Complementares” encontra-se apenas em uma Composição. Clicando nesse número, o sistema mostra a lista de Composições que a Composição Auxiliar em questão compõe.

Quantidade de composições que a composição se repete
Código da composição

Clicando no código da Composição o sistema mostrará a mesma detalhadamente.

Composição auxiliar

Nota-se que a Composição Auxiliar “Ajudante de Carpinteiro com Encargos Complementares” realmente faz parte da Composição listada.

Tendo esse conhecimento, podemos retornar a Lista de Composições e realizar a substituição. Na Composição Auxiliar que desejamos substituir, na coluna “substituir”, clique no ícone.

Ícone de substituição

O sistema vai abrir a janela de substituição. Temos algumas opções, podemos substituição a Composição Auxiliar por outra Composição ou por um Insumo. Vamos supor que precisamos substituir essa Composição Auxiliar SINAPI por uma do nosso banco PRÓPRIO, desse modo vamos clicar em Composição > Própria.

Botão de composição para selecionar qual ficará no lugar

Vamos buscar a Composição desejada e selecionar ela. 

Composição apresentada após a busca

Por fim o sistema irá mostrar em quais Composições será feita a substituição e podemos Processar Substituição

Exibição de onde a composição será substituída

Recarregando a Composição “98458 – Tapume com Compensado de Madeira” nota-se que a substituição foi realizada com sucesso.

Composição substituída

 

Quer ter o conhecimento de uso do sistema orçafascio e ainda gerar o seu certificado? acesse nossa plataforma Universidade OrçaFascio lá você terá várias aulas de todos os módulos do sistema que lhe auxiliarão no uso do software e ainda garantirá o seu certificado.  

Veja mais conteúdos como esse na nossa base de conhecimento, acesse em: Base de conhecimento 

Veja também apresentações e treinamentos do sistema OrçaFascio em nosso canal no Youtube desde criando um orçamento pequeno até todos os módulos já disponíveis no sistema OrçaFascio: Canal OrçaFascio 

Siga-nos nas redes sociais: Facebook  , Instagram e LinkedIn 

Anterior 10. Excluindo vários itens do Orçamento
Próxima 12. Substituindo um Insumo

Ficou com alguma dúvida ou não encontrou o que precisava?

Conheça mais sobre o nosso sistema

Acesse nossos outros canais de conhecimento com tutoriais, dicas, lives e matérias exclusivas sobre os módulos do sistema OrçaFascio. 

Universidade OrçaFascio​

Junte-se à nossa comunidade de aprendizado e ganhe destaque no mercado

OrçaFascio no Youtube​

Assista lives e vídeos sobre construção civil com os maiores especialistas do setor