3. Alimentação do banco próprio de Composições: Opção 2 – Criação manual de Composições

3. Alimentação do banco próprio de Composições: Opção 2 – Criação manual de Composições

Alimentação do banco próprio de composições: Opção 2 – Criação manual de Composições

No sistema OrçaFascio, a criação de composições e insumos é algo bem simples de se realizar.

Para criar a composição no sistema:

  • No menu de módulos, na lateral esquerda do sistema, clique em Composições
Menu de módulos – Botão composições

  • Após isso clique em Criar.
Menu de módulos – Botão Criar composição

Ao clicar em Criar, lhe será exibido a tela de informações iniciais da criação da sua composição

Tela inicial de informações para a criação da composição

–  Código 

Na linha de código irá colocar a identificação da composição, o código é único para todas as composições no sistema, ou seja, não é possível criar duas composições com códigos iguais, o código é obrigatório para a criação da composição. 

–  Descrição

A descrição é o nome que sua composição terá em seu banco próprio, essa descrição para a sua composição pode lhe servir para encontrar a composição de uma maneira mais rápida, caso não lembre o código da composição, pode fazer a busca dela pela descrição. Esse também é um campo obrigatório para a criação.

–   Modelo SINAPI  e Modelo SICRO 3

Essa informação dispõe sobre a estrutura que sua composição terá, hoje, o sistema OrçaFascio, dispõe desse dois modelos, onde um é baseado na estrutura em que as composições SINAPI são montadas, ou seja, com composições auxiliares sem divisões por grupos, e o modelo SICRO 3, que trabalha com insumos, divididos em grupos e aplicação de fatores rodoviários. Para nosso exemplo, usaremos o tipo padrão, que também é o mais utilizado, o modelo SINAPI.

–   Mão de obra

A caixinha de mão de obra é uma informação que você dará ao sistema, informando que essa composição é uma composição de mão de obra, ou seja, sua composição é composta para um serviço de mão de obra.

–   Tipo

Os tipos da composição dispostos no sistema, são tipos pré definidos pela base oficial SINAPI, você deverá escolher qual do tipo melhor se encaixa para a composição que irá criar

–   Unidade

Unidade refere-se a unidade de medida que sua composição terá, por exemplo M², M³, UND, L, etc… Essa informação também é obrigatória para a criação da sua composição.

–   Estado

O Estado é a informação de para qual região do Brasil a sua composição está criada, por padrão, o sistema traz o Estado que informou na criação da sua conta. 

–   Observação

A observação é uma caixa de texto que você pode adicionar informações que considerar pertinentes a sua composição, observações que achar necessário, essa informação acompanhará a composição dentro do orçamento também, e você poderá ver clicando no código da composição para que a veja analiticamente, esse não é um campo obrigatório. 

  • Com essas informações preenchidas, clique em Criar composição.
Botão para Criar composição, após informações iniciais serem preenchidas

A primeira parte de sua composição já está criada, agora você irá definir quais bancos pretende utilizar em sua composição para compor o preço.

Seleção de bancos para a criação da composição

Caso você tenha em seus módulos as bases adicionais, serão exibidos todos os bancos para que você possa utilizar na criação da sua composição, caso não tenha, será exibido apenas o banco SINAPI. 

  • Após escolher os bancos e datas referenciais que deseja, irá clicar em Salvar 
Botão Salvar, para salvar as informações de bancos selecionadas

Com a escolha realizada, ao clicar, irá para o terceiro passo, que é o da escolha dos itens que irão compor o preço da sua composição, poderá escolher adicionar as composições auxiliares dos bancos pré selecionados no segundo passo, ou do banco próprio.

Tela de construção da composição – Botão para adicionar composição auxiliar.

Poderá dentro da sua composição, fazer a busca do que deseja para a compor através do código do item ou descrição. 

Busca de composição auxiliar para compor o preço

Selecione a que deseja, coloque o coeficiente para esse item na sua composição e clique em Salvar. 

Seleção da composição auxiliar – Coeficiente para essa composição – Botão salvar para adicionar o item selecionado

Sua composição já terá o valor referente ao que inseriu, após isso é só continuar inserindo as composições e insumos que desejar, caso precise criar um insumo diretamente dentro da sua composição, também é possível, basta clicar em Insumo e selecionar a ultima opção de que será exibida. 

Botão para adicionar Insumo – Botão para criar o insumo caso ele ainda não exista em seu banco próprio

Após adicionar todas as informações que deseja para compor sua composição de preço unitário, basta clicar em Finalizar e sua composição estará criada. 

Botão finalizar para concluir a edição/criação da composição própria.


Quer ter o conhecimento de uso do sistema orçafascio e ainda gerar o seu certificado? acesse nossa plataforma Universidade OrçaFascio lá você terá várias aulas de todos os módulos do sistema que lhe auxiliarão no uso do software e ainda garantirá o seu certificado.  

Veja mais conteúdos como esse na nossa base de conhecimento, acesse em: Base de conhecimento 

Veja também apresentações e treinamentos do sistema OrçaFascio em nosso canal no Youtube desde criando um orçamento pequeno até todos os módulos já disponíveis no sistema OrçaFascio: Canal OrçaFascio 

Siga-nos nas redes sociais: Facebook  , Instagram e Linkedin 

Anterior 2. Alimentação do banco próprio de Composições: Opção 1 – Copiando uma Composição já existente
Próxima 4. Alimentação do banco próprio de Composições: Opção 3 – Importando uma planilha de Composições para o banco próprio

Ficou com alguma dúvida ou não encontrou o que precisava?

Conheça mais sobre o nosso sistema

Acesse nossos outros canais de conhecimento com tutoriais, dicas, lives e matérias exclusivas sobre os módulos do sistema OrçaFascio. 

Universidade OrçaFascio​

Junte-se à nossa comunidade de aprendizado e ganhe destaque no mercado

OrçaFascio no Youtube​

Assista lives e vídeos sobre construção civil com os maiores especialistas do setor