2. Ajustando o valor do Orçamento

2. Ajustando o valor do Orçamento

Nesse artigo, estaremos ajustando o valor do orçamento dentro do sistema OrçaFascio, de forma bem rápida e simples, para chegar no valor desejado.

Ajustando o valor do Orçamento

Nesse vídeo abaixo nosso CEO explica um passo a passo de ajuste no valor do Orçamento.

Video demonstrativo

OBS.: Essa alteração é irreversível, recomendamos que realize uma Cópia do Orçamento antes de prosseguir.

  • No Orçamento que deseja aplicar o ajuste, clique em Ferramentas > Ajustar Valor do Orçamento.
Menu superior Ferramentas – Ajustar valor do orçamento

Feito isso, o sistema vai abrir a janela de ajuste no valor final do Orçamento. Primeiro o sistema vai solicitar que escolha umas das 3 opções de ajuste. Diferenças entre as 3 opções de ajuste:

1. Preços e coeficientes (Ajuste Linear) – Alterará os preços unitários de todos dos insumos (com exceção aos insumos de mão de obra) e alterará os coeficientes dos insumos e composições de mão de obra: essa opção lhe permite ajustar de uma forma linear os itens de seu orçamento, alterando preços de insumos (material, equipamento e etc…) com exceção o insumo mão de obra, esse sofrerá um ajuste no coeficiente de produtividade, sem que o valor unitário seja alterado.

2. Coeficientes (Ajuste Linear) – Alterará os coeficientes dos insumos e composições de mão de obra: essa opção por sua vez, não irá alterar o valor dos insumos do seu orçamento, apenas ajustará os coeficientes de produtividade dos insumos e composições de mão de obra. (Não irá alterar valores de insumo mão de obra, apenas o coeficiente)

3. Preços – Alterará os preços unitários de todos dos insumos, com exceção aos insumos de mão de obra (Acórdão 938/2014 TCU – Só é permitido a alteração dos índices de produtividade se for permitido pelo edital): essa opção irá ajustar o preço de todos os insumos de seu orçamento, com Exceção o insumo de mão de obra e nesse caso não irá modificar o coeficiente de produtividade da mão de obra.

OBS.: Nenhuma das 3 opções apresentadas acima, altera o valor do insumo mão de obra ou o coeficiente de material ou equipamentos. A primeira e a segunda opções podem ser utilizadas caso o edital permita o ajuste no coeficiente de produtividade.

Seleção de opção para o ajuste

Após escolher a opção de ajuste, vamos selecionar se queremos descontar um valor X% ou acrescentar um valor X%.

Escolha de desconto ou acrescimo

Feito isso, podemos inserir a Porcentagem do ajuste.

Caixa de texto para informar a porcentagem

Concluído, podemos ir para o Próximo passo.

No Passo 2 por padrão o sistema já marca a mão de obra do Orçamento. Essa seleção serve para verificar caso haja uma mão de obra PRÓPRIA que o sistema não reconheceu como mão de obra e não foi selecionada.

Seleção das composições de mão de obra

 

Feita essa analise, podemos ir para o Próximo passo.

Botão Próximo

No passo 3, o sistema mostra uma prévia dos ajustes feitos nos itens para chegar na porcentagem desejada. E detalha os itens que o sistema não aplicou ajuste, os motivos que levaram e quantas ocorrências houveram de acordo com a legenda. Podemos trabalhar nessas composições depois no Posso 5 (ajuste fino).

Aviso do sistema

Tendo esse entendimento, podemos Confirmar a aplicação.

Botão Confirmar

Por fim, o Passo 5, nele conseguimos fazer um ajuste fino nos itens que não sofreram modificações nos coeficientes como mostrado no Passo 3. 

Tela para ajustar demais composições, caso deseje

Quer ter o conhecimento de uso do sistema orçafascio e ainda gerar o seu certificado? acesse nossa plataforma Universidade OrçaFascio lá você terá várias aulas de todos os módulos do sistema que lhe auxiliarão no uso do software e ainda garantirá o seu certificado.  

Veja mais conteúdos como esse na nossa base de conhecimento, acesse em: Base de conhecimento 

Veja também apresentações e treinamentos do sistema OrçaFascio em nosso canal no Youtube desde criando um orçamento pequeno até todos os módulos já disponíveis no sistema OrçaFascio: Canal OrçaFascio 

Siga-nos nas redes sociais: Facebook  , Instagram e LinkedIn 

Anterior 1. Editando preços de Composições dentro do Orçamento
Próxima 3. Funcionamento do ajuste linear

Ficou com alguma dúvida ou não encontrou o que precisava?

Conheça mais sobre o nosso sistema

Acesse nossos outros canais de conhecimento com tutoriais, dicas, lives e matérias exclusivas sobre os módulos do sistema OrçaFascio. 

Universidade OrçaFascio​

Junte-se à nossa comunidade de aprendizado e ganhe destaque no mercado

OrçaFascio no Youtube​

Assista lives e vídeos sobre construção civil com os maiores especialistas do setor