3. Funcionamento do ajuste linear

3. Funcionamento do ajuste linear

Nesse artigo falaremos sobre o funcionamento do ajuste linear no orçamento do sistema OrçaFascio, onde você pode descontar ou acrescentar valor em seu orçamento.

Funcionamento do ajuste linear

O ajuste linear no sistema consiste de um ajuste que busca igualar todos os itens do orçamento na porcentagem indicada, ajustando os valores dos insumos (Com exceção o insumo de mão de obra) e os coeficientes de mão de obra.  

  • Para ajustar o valor do orçamento, acesse seu orçamento e após isso clique em Ferramentas > Ajustar Valor do Orçamento. 
Menu superior – Ferramentas – Ajustar valor do orçamento

Selecione a primeira opção Preços e coeficientes (Ajuste Linear) – Alterará os preços unitários de todos dos insumos (com exceção aos insumos de mão de obra) e alterará os coeficientes dos insumos e composições de mão de obra.  

Primeira opção de ajuste

Após isso, clique em Próximo, você irá para a segunda etapa do ajuste.

Botão Próximo

 

O sistema mostrará todas as composições que possuem mão de obra em um primeiro nível (recomendamos não desmarcar as opções selecionadas), após verificadas as composições, clique em Próximo

Composições de Mão de obra

No passo 3 o sistema lhe mostrará uma prévia de como ficará seu orçamento após o ajuste, na lateral direita, haverá a informação de composições que não sofreram alteração nos coeficientes por não estarem em um primeiro nível em vermelho e em laranja mostrará composições em que o valor de mão de obra é menor que o desconto.

Prévia de ajuste

  

Após verificado os valores de seu orçamento e os descontos dados, você irá clicar em Confirmar e após isso em Ok, para ir para o quarto passo do ajuste, vale lembra que após a confirmação não será possível a restaurar os preços atuais. No final da página do terceiro passo você verá a esquerda o valor antes do ajuste e a direita o valor depois do ajuste e a porcentagem que representa em seu orçamento 

Valor de como ficará com o ajuste

No quinto passo o sistema trará apenas as composições que estavam em vermelho e laranja no terceiro passo, para que você possa fazer o ajuste fino, clicando no código das composições em destaque, ela abrirá em uma nova aba, para que você possa fazer o ajuste do valor da composição e de coeficientes. 

Ajuste fino no orçamento

Após isso, basta clicar em ir para o seu Orçamento o ajuste de preço já foi realizado. 

Botão Ir para o orçamento

Outra forma de ajuste de forma Linear no sistema é a segunda opção de ajuste, um ajuste por Coeficientes, essa forma de ajuste irá mudar apenas os coeficientes de mão de obra, não altera o preço de insumos como na primeira forma de ajuste linear. 

Após isso, todos os outros passos serão iguais.  

Clique em Próximo, você irá para a segunda etapa do ajuste 

O sistema mostrará todas as composições que possuem mão de obra em um primeiro nível (recomendamos não desmarcar as opções selecionadas), após verificadas as composições, clique em Próximo. 

No passo 3 o sistema lhe mostrará uma prévia de como ficará seu orçamento após o ajuste, na lateral direita, haverá a informação de composições que não sofreram alteração nos coeficientes por não estarem em um primeiro nível em vermelho e em laranja mostrará composições em que o valor de mão de obra é menor que o desconto.  

Após verificado os valores de seu orçamento e os descontos dados, você irá clicar em Confirmar e após isso em Ok, para ir para o quarto passo do ajuste, vale lembra que após a confirmação não será possível a restaurar os preços atuais. No final da página do terceiro passo você verá a esquerda o valor antes do ajuste e a direita o valor depois do ajuste e a porcentagem que representa em seu orçamento 

No quinto passo o sistema trará apenas as composições que estavam em vermelho e laranja no terceiro passo, para que você possa fazer o ajuste fino, clicando no código das composições em destaque, ela abrirá em uma nova aba, para que você possa fazer o ajuste do valor da composição e de coeficientes. 

Após isso, basta clicar em ir para o seu Orçamento o ajuste de preço já foi realizado. 

Quer ter o conhecimento de uso do sistema orçafascio e ainda gerar o seu certificado? acesse nossa plataforma Universidade OrçaFascio lá você terá várias aulas de todos os módulos do sistema que lhe auxiliarão no uso do software e ainda garantirá o seu certificado.  

Veja mais conteúdos como esse na nossa base de conhecimento, acesse em: Base de conhecimento 

Veja também apresentações e treinamentos do sistema OrçaFascio em nosso canal no Youtube desde criando um orçamento pequeno até todos os módulos já disponíveis no sistema OrçaFascio: Canal OrçaFascio 

Siga-nos nas redes sociais: Facebook  , Instagram e LinkedIn 

Anterior 2. Ajustando o valor do Orçamento
Próxima 4. Ajustar o valor do orçamento altera o valor da mão de obra?

Ficou com alguma dúvida ou não encontrou o que precisava?

Conheça mais sobre o nosso sistema

Acesse nossos outros canais de conhecimento com tutoriais, dicas, lives e matérias exclusivas sobre os módulos do sistema OrçaFascio. 

Universidade OrçaFascio​

Junte-se à nossa comunidade de aprendizado e ganhe destaque no mercado

OrçaFascio no Youtube​

Assista lives e vídeos sobre construção civil com os maiores especialistas do setor