BLOG

Concreto auto adensável: tudo o que você precisa saber

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

A construção muda de acordo com a evolução das técnicas e materiais aplicados na execução das obras. O concreto passou a ser produzido em larga escala no século XIX e XX. Representou uma revolução na construção civil. Desse modo, ele também apresenta inovações e uma delas é o concreto auto adensável.

Assim, para que profissionais envolvidos com a construção estejam mais familiarizados ao assunto, fizemos este artigo para tratar sobre o tema. Falaremos sobre o que é o concreto auto adensável e como ele surgiu.

Abordaremos também sobre as suas vantagens e desvantagens, traço para concreto adensável e aplicação desse material no canteiro de obras.

O que é concreto auto adensável?

Assim como outros materiais e equipamentos inovadores, este tipo de concreto surgiu primeiro em países desenvolvidos (Japão, e, seguido de Europa e EUA), ainda na década de 1980.

Contudo, apenas nos anos 2000 passou a ser utilizado no Brasil, ainda que de forma isolada. Nos últimos anos o material tem se tornado cada vez mais popular. Mas afinal, o que é esse material?

O concreto auto adensável, também conhecido por sua sigla (CAA) é um material com grande fluidez de trabalhabilidade. Isto é, é um concreto plástico, que permite a execução de diferentes formas.

A formulação de concretos fluidos e resistentes à segregação representa grande avanço tecnológico e é resultado de anos de pesquisa no uso de aditivos modificadores de viscosidade e superplastificantes na composição do concreto. Além disso, o material é combinado com alto teor de finos, como cimento Portland, fillers calcário, adições minerais, entre outros.

Com a expressiva redução dos custos dos materiais, modificadores de viscosidade e superplastificantes, assim como o avanço tecnológico e o domínio dos métodos de preparação e dosagem, o CAA oferece grande utilidade junto aos profissionais responsáveis pela execução das obras.

O CCA, desse modo, se refere a uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas (dado ao seu caráter plástico. Assim, preenche cada espaço vazio, por meio de seu próprio peso, exclusivamente. Desse modo, não necessita de qualquer tecnologia de vibração externa ou adensamento.

A auto adensabilidade do concreto fornece uma excelente capacidade para o material preencher espaços vazios. Além disso, oferece um bom envolvimento das barras de aço das estruturas e outros obstáculos. Isso ocorre por meio da ação da força gravitacional, mantendo a homogeneidade do material.

Para o concreto ser enquadrado na categoria de CAA, é necessário que este apresente duas propriedades essenciais: estabilidade e fluidez. Essas características conferem ao material a importante característica de transpor obstáculos, preenchendo os espaços da forma.

Ademais, evita a exsudação do material, assim como a segregação das estruturas de concreto.

A fluidez consiste na capacidade do concreto auto adensável escoar, preenchendo cada espaço presente na forma. Por outro lado, a estabilidade é a capacidade que o CCA apresenta em se manter homogêneo, ainda que o fluido preencha partes diferentes das fôrmas.

Vantagens e desvantagens do CAA

Entre as principais vantagens do concreto auto adensável, destacamos:

  • Facilidade no nivelamento da laje;
  • Antecipação nos processos de cura;
  • Maior durabilidade das fôrmas;
  • Aumento nas possibilidades de trabalho com fôrmas de pequenas dimensões;
  • Eliminação nas possibilidades de trabalho com fôrmas de pequenas dimensões;
  • Eliminação da necessidade de espalhamento e de vibração (pois o concreto enfrente a fase de adensamento por si mesmo);
  • Melhora nas condições de segurança na obra;
  • Maior rapidez na execução da obra (por não necessitar de equipamentos e técnicas para adensamento do concreto de forma manual ou mecânica);
  • Otimização de mão de obra;
  • Bombeamento de grandes distâncias horizontais e verticais;
  • Garantia de excelente acabamento em concreto aparente (por sua plasticidade, o material é muito indicado para formatos mais plásticos, que causam grande atração estética);
  • Redução dos custos do m³ de concreto (pois reduz a necessidade do uso de concreto, uma vez que a sua automodelação permite uma diminuição no consumo).

Já entre as desvantagens do concreto auto adensável, destacamos:

  • Aplicação mais criteriosa em superfícies inclinadas ou em desníveis (como o concreto auto adensável tende a se nivelar, pode ser um problema para essas superfícies);
  • Exigência de um processo mais enxuto na construção;
  • Exigência de uma tecnologia mais elevada que a maioria dos canteiros que utilizam os mecanismos tradicionais (fato que causou a demora na adoção da tecnologia no país).

Traço para concreto auto adensável

Um ponto muito importante que deve ser analisado durante a aplicação do CAA está no traço, especialmente por conta do adensamento do concreto particular que esse material apresenta.

Dessa maneira, assim como ocorre com o estudo do traço de qualquer outro concreto, é necessário que o profissional avalie diferentes variáveis, como o uso dos materiais e a recomendação técnica contida na aplicação de cada um deles, especialmente o cimento.

Além disso, é importante levar em consideração a estrutura que receberá um concreto. Afinal, o traço para o concreto aplicado em uma parede é diferente para um concreto utilizado em uma sapata isolada.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o local em que a edificação está sendo realizada. Em suma, tudo interfere para a definição do traço para concreto auto adensável.

Algumas normas podem contribuir para os ensaios. São elas:

  • NBR 5739 (Resistência à compressão axial);
  • NBR 7222 (Resistência à compressão diametral);
  • NBR 9778 (Absorção de água por imersão);
  • NBR 9779 (Absorção de água por capilaridade);
  • NBR 8522 (Módulo de elasticidade).

Aplicação CAA

Ser um concreto fluido e que se modela na fôrma sem necessidade de intervenção manual ou mecânica faz do material uma boa solução para estruturas pré-moldadas, com alta taxa de armadura, obras arquitetônicas, paredes de concreto e estruturas que exijam acabamento em concreto aparente.

Dessa forma, o CAA é muito utilizado em habitações de interesse social, pois o acabamento natural do material dispensa a aplicação de revestimentos que encarecem o valor final da obra.

Para circulações verticais, como rampas e calçadas, a capacidade de se auto-nivelar pode ser uma vantagem, pois a necessidade de intervenção humana após a aplicação. Contudo, é necessário que seja tomado cuidado na formação das fôrmas, pois a própria natureza do material pode prejudicar.

Assim, se garante um acabamento muito superior ao que permitiria o concreto tradicional.

Ademais, para obras que exijam menor utilização de mão de obra, restrição de poluição sonora, concretagem rápida e que apresentam pouco espaço para movimentação de equipamentos, esse material é considerado ideal.

Isso ocorre pois sua aplicação não necessita o uso de vibradores para o nivelamento, o que reduz a poluição sonora e a mão de obra. Dessa maneira, pode ser uma boa solução para edificações comerciais em regiões majoritariamente residenciais.

Sendo assim, o concreto auto adensável é um material que apresenta um excelente custo benefício. Além disso, é uma solução que pode otimizar diversos processos dentro da construção civil, servindo para conferir maior beleza às obras de arquitetura e engenharia, além de agilidade e segurança.

Agora que você já sabe tudo sobre concreto auto adensável, conheça 5 erros para evitar na etapa de concretagem.

Compartilhe essa publicação