BLOG

Conheça as vantagens e desvantagens do concreto reciclado

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Com a inovação e evolução tecnológica, surgem novos materiais para a construção civil. Assim, uma das novidades é o concreto reciclado, que apresenta inúmeras vantagens. Você sabe que benefícios são esses e como esse material pode ser utilizado no contexto da construção civil?

No intuito de abordar sobre o material, fizemos este artigo. Falaremos sobre o que é o concreto reciclado, como ele é utilizado na construção civil e, ao final, destacaremos as vantagens e desvantagens do material.

O panorama da geração de resíduos

Segundo matéria do G1 de 2015, o Brasil gera aproximadamente 84 milhões de metros cúbicos de resíduos. Esse é um dado alarmante, que indica que medidas devem ser tomadas para mitigar a produção desses resíduos, seja com redução, reuso ou reciclagem.

Ainda segundo a matéria, somente 17 milhões de metros cúbicos, dos 84 milhões gerados, são reaproveitados. Dessa forma, a maioria dos resíduos encontra seu destino nos lixões, causando uma grande quantidade de entulho.

Ademais, os entulhos podem ser despejados em regiões como leito de rios ou praias, o que gera problemas ainda mais graves na esfera ambiental, como assoreamento de rios e desequilíbrio na fauna e flora aquática.

Os resíduos poderiam ser melhor aproveitados se fossem utilizados em soluções como:

  • Construção de blocos com a finalidade de vedação;
  • Aterros;
  • Processos de pavimentação;
  • Artefatos feitos de concreto.

Vale também observar que 10% do concreto sequer são aproveitados. Isto é, aquele material que se perde durante o processo de construção, causado pela deficiência no processo, perdas decorrentes do armazenamento indevido de materiais ou equívocos no planejamento.

Portanto, a relevância do concreto reciclado se justifica a partir desse cenário, pois em grande maioria, o concreto pode atravessar esse processo. Claro, existem exceções, e elas estão relacionadas aos resíduos contaminados com substâncias nocivas, como cloretos ou sulfato de cálcio.

Como é feito o concreto reciclado?  

Funciona da seguinte maneira: assim que o material é recolhido e agrupado, o concreto é quebrado a partir de técnicas de demolição convencionais. Isso inclui as famosas bolas de demolição e as britadeiras, entre outros equipamentos similares.

Quando os pedaços não ultrapassam 130 cm, eles são triturados. Esse processo é realizado em um equipamento especial, que desfaz os pedaços maiores até que eles fiquem semelhantes a uma mistura grossa de areia.

Posteriormente, temos a etapa de reutilização do concreto reciclado. Para tal, o material é misturado ao agregado virgem. Em seguida, o material é aplicado em trabalhos especificados no canteiro de obras.

Vale destacar que o concreto reciclado pode ser utilizado tanto como camada base em empreendimentos de construção, como para outras funcionalidades.

O uso do concreto reciclado na construção civil

Inicialmente, devemos abordar sobre os concretos que podem gerar o concreto reciclado: basicamente, todos eles. Isto é, quase todos os concretos, excetos aqueles que expõem a presença de materiais tóxicos, podem ser reciclados.

Além destes, temos como exceção os especiais, como o pigmentado que, ao ser aproveitado, resulta em um concreto colorido. Vale o mesmo para os concretos que recebem adição de fibras.

O concreto reciclado no Brasil costuma ser utilizado como base para pavimentação, e, raramente, se aplica em outros elementos, como estruturas. Todavia, essa ideia já está ultrapassada.

Diversos estudos liderados por instituições de pesquisa apontam que o material pode ser aproveitado em elementos estruturais de 30 a 40 MPa. Para isso, basta ter tecnologia para tal.

Geralmente, o reaproveitamento do material com aditivo é feito em comum acordo com o cliente. O processo é usado em obras que dão mais valor à questão da sustentabilidade ao empreendimento, pois a metodologia reduz a geração dos resíduos em obras.

Dessa forma, pode ser uma excelente solução para empresas que desejam obter selos de construção civil.

Concreto reciclado: vantagens e desvantagens

Assim como qualquer outro material, o concreto reciclado apresenta vantagens e desvantagens. Entre as principais vantagens, destacamos a sustentabilidade, acessibilidade, material mais forte e leve em relação ao concreto virgem, custo-benefício e ganho econômico.

Sustentabilidade

Sem dúvida, a maior vantagem que o concreto reciclado traz para a construção está atrelada à sustentabilidade. Afinal, com a adoção desse material, há uma redução nos resíduos gerados, pois boa parte do concreto é reciclado e dá origem a um novo material, que pode ser aproveitado de diferentes maneiras.

Ademais, é importante destacar que o efeito vai muito além da literalidade do reaproveitamento, pois ao criar uma cultura sustentável na empresa, os processos tendem a reverberar em todos os outros métodos construtivos, gerando um ciclo verde na construção civil.

Acessibilidade

Pouco adianta sugerir um material sustentável se este não é de fácil acesso. Muitos materiais vendidos como sustentáveis pecam nesse sentido, pois embora apresentem muitos pontos positivos, são difíceis de serem encontrados no mercado local.

Dessa forma, o concreto reciclado se destaca positivamente nesse sentido. Afinal, ele pode ser produzido em qualquer canteiro de obra, a partir de quase todo tipo de concreto. Assim, é um material acessível em todos os locais.

Material mais forte e leve em relação ao concreto virgem

A aplicação mais comum do concreto reciclado se dá em substituição ao concreto virgem, especialmente em pavimentação — embora, como já falamos anteriormente, ele também seja aplicável em outros elementos.

Ademais, o concreto reciclado também é mais forte e leve que o agregado de concreto virgem. Dessa forma, os projetos que utilizam esse material podem contar com redução de custos, aliado a um impacto ambiental inferior.

Custo-benefício

Essa é a métrica para a aquisição da maioria dos serviços e materiais na construção civil. Ela faz um paralelo entre o preço e as vantagens do material. Portanto, leva em consideração todas as vantagens aqui apresentadas.

Dessa forma, temos um material com excelente custo-benefício e que deve ser aplicado na construção civil. Além disso, é importante que se tenha meios para produzir o material, com equipamentos e profissionais capacitados.

Ganho econômico

A reciclagem do concreto confere um ganho econômico aos empreendimentos, pois há uma redução nos custos de produção decorrentes da retirada e disposição dos resíduos, assim como da economia de matéria-prima.

Além disso, pode ocorrer uma queda no custo de diesel por volume transportado. Isto ocorre pela redução na perda de tempo na lavagem das betoneiras, aliado ao aumento da produtividade.

Isto é, ao aplicar o concreto reciclado nos projetos, você obtém um material similar ao original, mas com um custo inferior e com uma grande redução no impacto ambiental.

Gasto de energia elevado

Já entre as desvantagens, destaca-se o gasto de energia elevado. Por utilizar equipamentos para fazer a trituração do material, a obtenção do concreto reciclado pode levar a um gasto elevado de energia. Desse modo, é necessário levar em consideração esse fator.

Contudo, geralmente o gasto de energia é compensado pela redução na necessidade de transporte e outros materiais.

Sendo assim, o concreto reciclado é uma excelente alternativa sustentável para a construção civil no país. Além de sustentável, essa solução é muito viável para o mercado nacional, pois a matéria-prima é abundante e não necessita de mão de obra muito especializada. E você, o que está esperando para utilizar o material?

Gostou do que leu? Então, saiba tudo sobre a bioarquitetura!

Compartilhe essa publicação