BLOG

Construção modular deve ganhar cada vez mais espaço no setor

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

A construção modular consiste em uma alternativa muito interessante para a construção civil. Ela não é algo novo no cenário. Desde a utilização de materiais industriais no setor da construção, ela vem sendo aplicada. Todavia, atualmente, ela tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente pelo avanço da técnica e derrubada de antigos problemas.

Desse modo, fizemos este artigo para falar um pouco mais sobre o tema e mostrar tanto a importância quanto o potencial da construção modular na construção civil brasileira. Além disso, destacaremos algumas vantagens, desvantagens e desafios.

O que é construção modular?

Construção modular é uma técnica que utiliza módulos para a execução das obras. Para exemplificar, vamos utilizar o lego como exemplo. O lego é um jogo, inicialmente feito para as crianças, mas que atende todas as idades, em que diversos objetos são construídos a partir da montagem de uma série de peças.

Dessa maneira, a construção modular é a montagem de módulos para que se chegue a um resultado final: a edificação. Por isso, ele deve ser muito bem projetado e planejado. A obra já chega pronta para o terreno em que ficará localizado e o trabalho é ‘apenas’ o de montar.

Naturalmente, isso leva a inúmeros benefícios, que nos aprofundaremos em breve neste mesmo texto, assim como desafios. Por conta da potencialidade dessa técnica, ela foi inserida na construção civil diversas vezes, em diferentes épocas.

No início da industrialização na construção civil, a construção modular foi muito utilizada na arquitetura de metal. Sabe a Torre Eiffel de Paris? Ela pode ser lida como uma construção em arquitetura modular, pois foi montada por diversos módulos de metal que já chegam prontos ao local.

Todavia, a construção modular ainda era muito restrita. Apenas alguns monumentos, como a Torre Eiffel, foram construídos seguindo essa técnica. Além disso, ocorriam diversas exposições para apresentar a arquitetura de metal, inovação para a época.

Ao final da exposição, as estruturas eram desmontadas e iam para outro local. Mas devido a diversos fatores, ela não ganhou a relevância esperada. Ao longo do século XX, diversos movimentos voltaram a inserir a construção modular, de modo que ela sempre esteve presente.

Contudo, apenas ao final do século XX e começo do século XXI ela se tornou uma realidade mais palatável. Primeiro, nos países desenvolvidos e, depois, nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

No início do século XX, a escola de Bauhaus foi uma das que inseriu a construção modular, especialmente por ter uma metodologia altamente industrializada.

Posteriormente, várias correntes modernas adotaram esse método construtivo, inclusive renomados arquitetos brasileiros, como João Filgueiras Lima, mais conhecido apenas como Lelé. Falaremos dele de forma mais aprofundada quando abordamos sobre a construção modular no Brasil.

A arquitetura modular e a sua relevância

Arquitetura modular e construção modular estão intrinsecamente associadas. Sabemos que o projeto arquitetônico é essencial para a qualidade, economia e eficiência de uma construção. Contudo, por diferentes motivos estruturais, nem todas as obras apresentam excelência nessa etapa.

Para construção convencionais, esse fator já se torna um problema. Em construções modulares, o problema se agrava de modo a praticamente inviabilizar a execução da obra.

Isso ocorre pelo fato da construção modular precisar ser, necessariamente, muito bem planejada. Afinal, ela nada mais é do que a montagem de peças para que se chegue a um resultado final. Sem planejamento e projeto, a execução se torna mais difícil e os erros aparecem de forma frequentes e mais graves.

Dessa maneira, a principal vantagem da construção modular, que é a compatibilização do projeto e execução fidedigna dele, é prejudicada.  

A utilização de tecnologias modernas contribui para a otimização da construção modular. Dessa forma, a introdução do BIM contribui para melhorar ainda mais a integração dos projetos referentes à construção civil.

Construção modular no Brasil: passado, presente e futuro

Como um país que teve uma industrialização tardia, a construção modular também ocorreu de forma lenta, comparado a outros países desenvolvidos. Para se ter uma ideia, na Europa e Estados Unidos é possível afirmar que havia, de certa maneira, a presença desse método construtivo desde o século XIX, especialmente com estruturas metálicas.

Com a introdução da escola modernista no Brasil, que foi referência mundial na arquitetura durante o século XX, a construção modular foi utilizada por inúmeros arquitetos renomados. O principal deles foi João Figueiras Lima, o famoso Lelé (foto abaixo).

Arquiteto João Figueiras Lima, o Lele.
Foto: iab-sc.org.br

Arquiteto modernista carioca, criou um legado que deixou marcas em todo o país, influenciando de forma direta a arquitetura nacional. Construiu diferentes edificações. Todavia, as mais importantes, sem dúvida, foram os hospitais da rede Sarah Kubitschek.

Além disso, as soluções arquitetônicas de seus projetos se mostraram excepcionais, aproveitando luz e iluminação natural. O processo era completo. Além do projeto arquitetônico, Lelé gerenciava a execução da obra e as peças da construção modular eram fabricadas por indústrias pertencentes a ele.

Em um contexto mais moderno, podemos citar outros exemplos de construção modular que tem entrada em destaque, especialmente o uso de container para a construção civil, que nos aprofundaremos no tópico seguinte.

O uso de containers na técnica

Um tipo de construção modular muito presente nos dias atuais está na utilização de containers. Ele pode ser aplicado tanto para construção comerciais quanto residenciais. Além disso, seu uso é muito difundido no canteiro de obras, cuja finalidade é abrigar o escritório.

A facilidade na remoção do material após a conclusão da construção é o principal motivo para a sua utilização. Para comércios, é usado comumento para lanchonetes, sorveterias, padarias, bares e muitas outras finalidades. A aplicação é variada e a criatividade do projetista garante a personalidade da edificação.

Também é possível construir residências com uso de containers, embora seja menos comum no Brasil. Devido ao material do container ter bastante amplitude térmica, em muitas situações, é necessário realizar algumas melhorias, a fim de evitar calor e frio excessivo.

Uso de brises, locação do container próximo a árvores ou mesmo criação de uma fachada dupla podem ser soluções a serem adotadas. Assim a construção modular com container é uma alternativa a ser considerada. 

Vantagens e desvantagens da construção modular

Assim como qualquer método, a construção modular apresenta vantagens e desvantagens. Falaremos brevemente sobre cada uma delas.

Agilidade

A primeira vantagem que citaremos da construção modular é a agilidade na construção. Afinal, a obra já chega pronta ao canteiro, basta apenas montá-la. Isso gera uma grande economia de obra, pois reduz o tempo de contrato da mão de obra e aumenta a produtividade da empresa (é possível construir mais em menos tempo).

Integração

Um dos grandes problemas da construção civil está na falta da integração entre os projetos arquitetônico, estrutural e complementares:

Dessa maneira, por serem pensados de forma integrada antes, os erros se tornam bem menores.

Execução fidedigna ao projeto

Quem trabalha com construção civil sabe que, muitas vezes, o projeto termina de forma diferente do que foi pensado. Esse problema é causado por inúmeros fatores, como problema de gestão, acompanhamento, etc.

Todavia, ele se torna muito menos comum com a construção modular, pois ela, de certo modo, só pode ser executada de uma única maneira.

Mão de obra

A principal desvantagem da construção modular está na mão de obra, que é mais cara e, em muitos locais, inacessível. Todavia, ao longo dos anos, o panorama tem mudado.

Sendo assim, a técnica apresenta grande potencial. Alia tradição e inovação e, com uso de outras ferramentas, como a tecnologia BIM, pode contribuir para otimização do orçamento, aumento da qualidade da obra, entre outros inúmeros fatores.

Agora que você já sabe tudo sobre construção modular, veja como utilizar o steel deck na construção civil. 

Compartilhe essa publicação