Construção off-site no Brasil: tudo que você precisa saber

A construção modular é uma vertente que existe desde a industrialização da construção civil. Dessa forma, conforme a soluções tecnológicas vão avançando, novos métodos de construção modular surgem e evoluem, trazendo inúmeras vantagens à execução de obras. Uma das novidades é a construção off-site.

Afinal, você sabe o que é esse tipo de construção modular e quais os seus benefícios? Os seus desafios no contexto nacional? E qual o panorama da técnica no país? Com o intuito de esclarecer as questões mais relevantes sobre o tema, fizemos este artigo para tratar sobre o assunto.

O que é construção off-site?

Também conhecida como construção modular off-site, essa tecnologia corresponde a uma grande inovação na construção civil, garantindo maior agilidade às construções. 

Dessa forma, o termo é utilizado para indicar quando elementos construtivos são produzidos fora do canteiro de obras. Isto é, quando apresentam um processo pré-fabricação em indústrias. 

É possível afirmar que essa construção é industrializada, pois existe um projeto detalhado e uma produção rigorosamente padronizada.

Os componentes utilizados na construção off-site são construídos com uso de materiais de qualidade, em ambiente controlado e externo, seguindo todas as normas e padrões construtivos existentes. Os materiais podem ser produzidos a partir de aço, madeira, concreto, etc.

Em seguida, os materiais são transportados até o local de execução para que sejam montados e o empreendimento, enfim, finalizado. É necessário verificar se o custo com o transporte viabiliza a utilização dos materiais pré-fabricados.

Dessa maneira, a análise de fornecedores disponíveis na região de construção do empreendimento deve ser realizada, assim como de fornecimento de matéria-prima, entre outras variáveis. Todavia, para que uma construção seja categorizada como off-site, ela deve ser construída inteiramente por materiais pré-fabricados (ou de maneira modular), uma vez que uma obra pode ter apenas parte dela executada dessa forma.

Apesar de poder ser executada em diferentes localidades e espaços, é essencial averiguar, além da disponibilidade econômica, se existe viabilidade técnica para uso dessa técnica. Isto é, acesso de caminhões, guinchos e demais equipamentos disponíveis que permitem a montagem da estrutura no canteiro de obras.

Vantagens da construção off-site

Apresentaremos agora as vantagens da construção off-site. São elas:

·   Aumento na qualidade construtiva;

·   Maior integração entre projetos;

·   Aumento da produtividade;

·   Redução de atrasos;

·   Baixo impacto no terreno;

·   Redução na geração de resíduos sólidos.

Aumento na qualidade construtiva

A qualidade na execução de obras aumenta conforme a probabilidade de erro de execução diminui. Dessa maneira, por ser produzida em um ambiente controlado, os módulos presentes na construção off-site são menos passíveis de erros em inúmeros aspectos (dosagem, preparação e maturação).

Assim, ocorre um aumento na qualidade dos elementos construtivos contidos em obra, o que garante à construção maior qualidade no contexto geral.

Maior integração entre projetos

Outra vantagem que podemos apontar sobre a construção off-site está na maior integração entre projetos, uma vez que eles devem ser pensados, obrigatoriamente, de forma conjunta. Assim, evita-se erros de compatibilização entre projeto de arquitetura, estrutural e projetos complementares.

Quando esses erros ocorrem, diversas medidas traumáticas devem ser adotadas em obra, como quebrar estruturas já existentes para que se abra espaço para inserção dos elementos complementares. Além disso, ocorre um aumento na velocidade de construção da obra, o que leva a economia e muitos outros benefícios.

Aumento da produtividade

A produtividade está relacionada a inúmeros fatores. Alguns imaginam que ela está relacionada apenas ao fato de se executar determinada tarefa em um menor tempo. Isso é verdade, mas produtividade não está relacionada apenas a isso, mas também com a qualidade e conforto proporcionado ao trabalho.

Dessa maneira, com o aumento na agilidade da construção, aliada ao aumento da qualidade na execução do empreendimento, temos o ganho verdadeiro de aumento da produtividade com uso da tecnologia off-site.

A agilidade na construção é alcançada, pois a obra já chega ao canteiro pronta. E a qualidade por conta da integração do processo construtivo e maior controle de qualidade sobre execução dos materiais que são exigidos no local de obra.

Redução de atrasos

Os atrasos configuram um dos maiores pesadelos para as empresas da construção civil. Apesar de ser um dos principais problemas, essa questão é bastante comum, pois em geral, há falhas na gestão e elaboração de ferramentas necessárias para evitar isso, como cronograma, gestão de fornecedores, gestão de mão de obra, etc.

Dessa maneira, toda técnica que tem como benefício a redução das desvantagens da construção civil merece ser tratada com atenção pelas empresas. E essa é uma das maiores vantagens da construção off-site, pois o trabalho in loco é apenas o de montagem.

Não por acaso, essa técnica é muito utilizada por negócios de atacado e varejo que desejam que suas empresas sejam colocadas na ativa de modo rápido.

Baixo impacto no terreno

A construção civil no século XXI deve prezar pelo baixo impacto, especialmente no terreno em que ficará situada. Esse baixo impacto é importante por diferentes aspectos, como redução do impacto ambiental e contenção dos danos no solo, que prejudicam até mesmo a estabilidade da edificação em longo prazo.

Desse modo, a construção off-site oferece essa vantagem, pois os danos da execução in loco, provocados especialmente por processos erosivos durante a preparação do concreto diminuem de forma significativa.

Redução na geração de resíduos sólidos

Os resíduos sólidos correspondem a um grande problema na construção civil. Apesar de alguma parte desses resíduos serem passíveis de reutilização ou reciclagem, parte significativa acaba não tendo utilidade, aumentando o volume de resíduos sólidos gerados, o que acaba se tornando um problema não só para a empresa, mas para toda a sociedade.

Dessa forma, uma das alternativas para reduzir a geração de resíduos sólidos está na adoção da construção modular, pois a produção dos elementos deixa de ser feita no canteiro de obras, o que aumenta a quantidade de resíduos gerados.

Desvantagens do método ff-site

Assim como qualquer técnica construtiva, a construção off-site apresenta algumas desvantagens. Citada brevemente antes neste texto, o transporte pode ser um problema, caso ele não seja garantido pelo fornecedor dos materiais.

Além disso, o custo pode ser uma desvantagem, quando a área de construção não apresenta fornecedores próximos, cujo valor de transporte de materiais seja superior à economia de execução local.

Cenário da construção off-site no Brasil

O Brasil é um país de industrialização tardia e, apesar dos esforços para modernizar o setor, ainda sofremos com um certo atraso no setor em relação aos países desenvolvidos. Dessa maneira, apesar da construção modular ser uma realidade em outros países da Europa, América do Norte e Ásia, apresenta certa resistência no país, especialmente em localidades distantes dos grandes centros urbanos.

Todavia, a tecnologia ganha cada vez mais destaque no cenário nacional, devido à evolução da indústria e do aumento da demanda por esse material que construtoras de diferentes magnitudes apresentam.

A construção off-site é uma realidade ainda pouco explorada no país e apresenta inúmeras vantagens É importante observar que essa técnica insere a construção civil num patamar mais elevado, atendendo inúmeras exigências contemporâneas no que tange qualidade e agilidade. Todavia, sua aplicação precisa ser avaliada antes de ser utilizada.

Gostou do que leu? Então, saiba mais sobre a utilização do steel deck na construção civil.

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo