BLOG

Curiosidades da construção civil: o que ninguém te contou sobre essas grandes obras

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Algo que intriga bastante profissionais e empreendedores do setor são as curiosidades da construção civil. Dessa maneira, é importante saber quais são elas. Pensando nisso, fizemos esse artigo para tratar sobre algumas das construções mais memoráveis do mundo e os desafios impostos para a sua construção.

Principais curiosidades da construção civil

As principais curiosidades do setor da construção civil estão relacionadas, sobretudo, à solução estrutural e logística para construir determinada edificação ou obra de infraestrutura.

As Pirâmides e Stonehenge

As Pirâmides e Stonehenge

Ao nos depararmos com uma grande obra, podemos ficar abismados achando que seria quase impossível construí-la. Algumas construções da antiguidade recebem atenção de historiadores até os dias atuais, como o caso das Pirâmides e Stonehenge.

Infelizmente, durante a construção do Stonehenge, a escrita ainda não tinha sido desenvolvida na região da Grã-Bretanha. Dessa forma, nenhuma documentação foi deixada sobre como a obra foi construída. O que temos atualmente são especulações de arqueólogos e historiadores.

Apesar da escrita já ter sido inventada pelos egípcios no período da construção das pirâmides, ela era utilizada mais como anotação contábil. Assim, não existia um manual de engenharia explicando como elas foram construídas.

Mesmo quando essa documentação existia, ela se perdeu com o tempo, seja por ação do tempo, seja por apagamento histórico em invasões estrangeiras.

Felizmente, nos dias modernos, as construções são documentadas e podemos conhecer as principais curiosidades da construção civil.

Porque a Sagrada Família nunca fica pronta?

Porque a Sagrada Família nunca fica pronta?

A Sagrada Família é um grande templo católico localizado na cidade de Barcelona. O início de construção dessa igreja se deu ainda no final do século XIX, em 1882, para ser mais exato.

O templo é um projeto do catalão Gaudí, um dos maiores arquitetos de todos os tempos. Ele se inspirava em formas da natureza para composição de suas obras. Por isso elas têm um formato muito particular e orgânico.

A Sagrada Família foi o seu projeto mais importante, de modo que passou a se dedicar integralmente à construção desde quando ela começou a ser executada.

De forma desafortunada, o arquiteto foi atropelado por um bonde e acabou falecendo. Por ser uma mente à frente do seu tempo, poucos arquitetos conseguiram dar continuidade ao projeto, atrasando a entrega da edificação.

Atualmente, há também a mística de ser uma obra tão complexa que nunca fica pronta — o que atrai bastante turistas. Por isso, seguidamente, a igreja tem seu prazo de entrega adiado.

Qual a única construção humana que pode ser vista do espaço?

Você já deve ter visto fotos da terra durante o período noturno. Nessas imagens, é possível ver as luzes da cidade, especialmente grandes metrópoles como Tóquio, Nova York e São Paulo.

O que pouca gente sabe é que uma construção pode ser vista do espaço. E ela nem foi edificada nos tempos modernos. Trata-se da muralha da China, com mais de 21 mil km de extensão.

O início da construção remonta ao século VII A.C. O império chinês tinha chegado ao seu apogeu econômico, militar e tecnológico e decidiu se isolar do mundo. Construiu uma grande muralha para inibir ataques das hordas bárbaras ao norte.

Sua inauguração data do século II A.C e desde então se tornou uma das edificações mais icônicas do planeta, atraindo milhares de turistas.

Qual foi o primeiro arranha-céu?

Home Insurance Building

Hoje as grandes cidades são repletas de arranha-céus, mas nem sempre foi assim. Até meados do século XIX, as construções tinham uma grande limitação tecnológica construtiva, o que inviabilizava a construção de grandes edificações.

Você pode argumentar que algumas obras da antiguidade eram muito altas, como o Farol de Alexandria e as Pirâmides. Todavia, elas não eram ocupadas. Serviam apenas como monumento.

A inovação dos arranha-céus nesse sentido foi a de proporcionar uma edificação com uso humano contínuo, como moradia ou serviços.

A demanda por prédios de grande altura passou a ser aumentar com o crescimento exponencial das cidades e o consequente aumento no valor da terra urbana.

Com a descoberta do concreto armado, surgiu a alternativa real de experimentar um novo tipo de construção.

As cidades europeias já eram muito densas e construir novas edificações era (e é) muito complicado. Foi nos EUA então que essas novas edificações se popularizaram.

Em 1871 ocorreu um trágico acidente na cidade de Chicago, que queimou boa parte das edificações em madeira do centro urbano. Em seguida, para renovar as cidades, começaram a ser construídos arranha-céus de concreto armado.

O primeiro destes exemplares foi o Home Insurance Building, de 1885, com 10 andares — o que é pouco para hoje, era muito para a época.

Outra tecnologia que facilitou a construção desses edifícios foi a invenção do elevador, que facilitou a circulação vertical nos espaços internos do prédio.

Qual o prédio mais alto do mundo e do Brasil?

O prédio mais alto do mundo, como não poderia ser diferente, está localizado na extravagante Dubai. É o Burj Khalifa, com 828 metros de altura. O prédio mais alto do Brasil é One Tower (290 m), localizado em Balneário Camboriú (SC). Além deles, destacamos uma lista com os mais altos do país:

·   Yachthouse Residence Club Torre - Balneário Camboriú (281m);

·   Infinity Coast - Balneário Camboriú (234m);

·   Complexo Orion – Goiânia (191m).

Por que a Torre de Pisa não cai?

A torre de pisa é uma estrutura localizada na cidade de Pisa. É uma das construções mais conhecidas do mundo devido ao seu formato inclinado. Muita gente não sabe por que ela não cai.

A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece: física. A torre se aproveita de um princípio da física de equilíbrio estável, o que mantém a estrutura de pé.

Essa seria a simples resposta. Mas Pisa está localizada em uma região com grande ocorrência de terremotos. Então como uma torre inclinada não cai em uma região assim?

Segundo especialistas, o principal motivo está associado a uma interação muito particular que a estrutura criou com o solo, criando também uma base estável para a edificação apesar do seu formato peculiar.

Quais foram as obras brasileiras que mais consumiram concreto?

Maracanã

O concreto foi, sem dúvida alguma, o elemento construtivo mais importante do século XXI. No Brasil, o elemento ganhou ainda mais destaque por conta de arquitetos pioneiros, como Niemeyer.

Por ser um material muito resistente a inúmeros esforços, foi utilizado em obras de grande escala, que precisavam de muito concreto para a sua construção, como é o caso da Usina de Itaipu, Ponte Rio-Niterói, Maracanã, entre outras.

Além destas, vale a pena conhecer outras curiosidades relacionadas à construção civil brasileira.

Sendo assim, existem diversas curiosidades na construção civil que você pode se inspirar para projetar suas próprias edificações. Mas além de boas ideias, é importante ter conhecimento técnico de gestão a fim de tornar possível a construção dessas edificações. Quer saber como montar orçamentos precisos para grandes construções? Então conheça a ferramenta OrçaFascio!

Compartilhe essa publicação