Dicas para economizar em pequenas reformas.

pequenas reformas
Powered by Rock Convert

Construtoras estão a todo momento buscando grandes obras. Todavia, um nicho muito lucrativo para atuar, no ramo da construção civil, se dá por meio de pequenas reformas em estabelecimentos, residências, escritórios e indústrias já consolidadas. Uma das formas de potencializar esse lucro é por meio da economia, realizando um bom trabalho com utilização de menos recursos. Mas como economizar em pequenas reformas?

Com o intuito de dar dicas para economizar em reformas, fizemos este breve artigo. O primeiro delas é o planejamento, ter um projeto definido, fazer a reforma por etapas, estabelecer um rígido de orçamento de obras e pesquisar por linhas de crédito. Continue lendo e confira!

As melhores dicas para economizar em pequenas reformas

Listamos aqui as melhores dicas. Siga todas elas para obter o melhor resultado possível.

Planejamento

Toda boa edificação, estrada, serviço de saneamento ou drenagem, precisa de um bom planejamento para que o resultado final seja positivo. E quando falamos de planejamento, estamos nos referindo a todas etapas que compõe a execução de uma obra, ou mesmo um projeto de reforma. Em primeiro lugar, é necessário fazer uma visita ao local em que se deseja fazer a reforma, avaliando possibilidades, tirando medidas e, principalmente, conhecendo o local.

Após isso, é necessário estudar e apresentar ao cliente algumas possibilidades de como fazer a reforma, atendendo aquilo que o cliente deseja para o seu espaço, respeitando as limitações da construção já existente. Por exemplo, se um cliente deseja acrescentar um pavimento em sua residência, é importante saber se a estrutura suporta mais um andar, ou se é necessário fazer um reforço estrutural — e se compensa.

Após encontrar essa resposta, é importante saber se a construção do pavimento é viável. Esse exemplo é válido para qualquer outro tipo de reforma. O planejamento segue com a execução do projeto arquitetônico e complementares. Além disso, o orçamento e o cronograma de obras também deve ser muito bem pensado, a fim de que se consiga um resultado impecável.

Ter um projeto definido

Embora o projeto seja um item obrigatório para começar a fazer uma reforma, muitas empresas de construção civil ainda iniciam o processo sem ter um projeto definido, construindo de acordo com o que se encontra na sua cabeça, indicando aos operários da construção civil o que eles devem fazer para que se alcance o resultado desejado. Isso leva a inúmeros problemas.

O maior dos problemas que construir ou reformar sem projeto gera é a sucessão de erros no canteiro de obras. Esses erros ocorrem mesmo quando tomamos todos os cuidados com o planejamento e com o projeto, apesar deles diminuírem bastante. Quando não fazemos planejamento, tampouco projeto, os erros se multiplicam, e é necessário refazer etapas inteiras da obra, encarecendo o produto final e atrasando a entrega da reforma.

Com isso, a obra se torna mais cara, menos lucrativo para a construtora, a qualidade da obra tende a cair por conta da pressa em executar a obra depois do prazo ser quebrado e pela troca de materiais, o que culmina na queda da reputação da empresa.

Fazer a reformas por etapas

Para fazer uma caminhada longa, é importante evitar ficar fitando o horizonte ao longo do caminho, caso contrário, parecerá que você nunca chegará ao local. O mais importante é continuar caminhando e estabelecer trechos para se situar. Com uma reforma, podemos pensar dessa maneira. Dividindo a reforma por etapas, o processo se torna mais eficiente.

E, além disso, dividir a reforma em etapas assegura que o cliente não precisa fazer tudo de uma vez, mas de acordo com o orçamento que possui. E, dessa maneira, ao final, a reforma não sairá prejudicada. Vamos imaginar o exemplo que demos anteriormente. Ele poderia ser dividido nas seguintes etapas: construção da laje; construção das paredes em alvenaria para divisão dos espaços; telhado e acabamento (pintura, piso, etc.).

Powered by Rock Convert

Estabelecer um rígido orçamento

O orçamento é importante em toda e qualquer construção. E em uma reforma, o orçamento se faz ainda mais importante, pois nesse tipo de construção, o cliente, geralmente, quer apenas consertar uma edificação ou torná-la mais ampla, ou mesmo otimizando os espaços e estrutura, tornando-a mais agradável. Desse modo, não pretende gastar muito a ponta de fazê-lo considerar um novo imóvel.

O orçamento então, para estes casos, deve ser ainda amis rígido e organizado do que em uma construção convencional. Assim, você não assustará o cliente e garantirá que a reforma será feita com a sua empresa.

Pesquisar por linhas de crédito

Uma excelente alternativa para reformar, tanto para clientes quanto para construtoras, é buscar por linhas de crédito para financiar a reforma, ou parte dela. Se o cliente não consegue financiar uma reforma com recursos próprias, você pode indicar diversas modalidades de financiamento. Você sabia que é possível requerer até o FGTS para este fim?

Assim, o processo de reforma se torna menos penoso financeiramente para o cliente, e ele pode fazer a reforma sem perder muito do seu capital próprio, pagando o financiamento e a linha de crédito ao longo de vários anos, com uma baixa quantidade de juros — dependendo da linha de crédito. Vale destacar que quanto maior for o tempo para quitar o financiamento, maior será os juros em quanto menor o tempo, menor tende a ser a quantidade de juros.

Como a OrçaFascio pode auxiliá-lo a economizar com reformas

A OrçaFascio conta com um dos mais bem avaliados softwares de orçamento do mercado de construção. Somos utilizados por empresas de todo o país, que atestam a qualidade do software. Além disso, nosso software se destaca por ser intuitivo, integrado e compatível como as novas tecnologias, como o BIM, por meio do Orçabim.

Sendo assim, para fazer uma reforma econômica, é importante seguir as dicas que listamos ao longo de todo ao artigo. Contudo, vale destacar que a economia na reforma não deve ser acompanhada de perda de qualidade e segurança da edificação a ser construída, pois os itens são elementares para que a sua empresa conquiste confiança do mercado.


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Agora que você já sabe o que fazer para economizar em reformas, entenda a importância da responsabilidade técnica em construções e reformas!

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu