BLOG

Saiba por que integrar o seu ERP a outros sistemas

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Engana-se quem pensa que a construção civil é um lugar para profissionais que lidam de forma positiva apenas com a obra em si. Atualmente, é importante que os profissionais e empresas do ramo sejam também excelentes na gestão de seus negócios, utilizando ferramentas avançadas de gestão, como o ERP e o integrando a outros sistemas utilizados na empresa. Por isso, você precisa saber por que integrar o seu ERP.

Desse modo, para aprofundar sobre este importante tema de gestão para empresas de construção civil, fizemos este breve artigo sobre o assunto.

Acompanhe!

O que é o ERP

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que em tradução literal, significa Sistema de Gestão Empresarial. Essa tecnologia contribui para que o gestor da empresa possa melhorar os processos internos e integre as atividades de diferentes setores, como finanças, vendas, estoque e recurso humanos.

A partir da centralização das informações em uma única plataforma, o fluxo de dados corporativos adquire maior fluidez e é compartilhado com grande facilidade. Simultaneamente, as soluções eliminam informações duplas, que podem prejudicar em muitos níveis a gestão da empresa ou empreendimento.

Dessa maneira, a solução se mantém como uma base única e íntegra. O resultado é o acesso a insights valiosos que contribuem para uma tomada de decisão certa ou equivocada sobre determinada questão interna.

Mas quando começou a ser desenvolvido um sistema semelhante? A história do ERP começa há mais de 100 anos, quando o modelo Economic Order Quantity (EOQ) foi criado pelo engenheiro Ford Whitman para programar a produção.

Posteriormente, surgiu o Material Requirements Planning (MRP), que aproveitou alguns conceitos do EOQ, integrando estes a um computador. Na década de 1980, surgiu uma nova evolução, conhecida como MRP II (Manufacturing Resource Planning).

Com essa nova evolução, foram inseridos módulos diferenciados e componentes de arquitetura de software para integrar as atividades relacionadas ao gerenciamento de contratos e ao setor de compras. Além disso, permitiu a integração de dados e compartilhamento de informações entre diferentes setores dentro da empresa.

Já na década de 1990, surgiu o ERP da forma como conhecemos atualmente. É importante ter a sensibilidade em entender que as soluções estão em constante evolução e as ferramentas costumam passar por atualizações frequentes. É importante estar atento quanto a esse dinamismo para não ficar ultrapassado.

Vantagens de utilizar ERP em uma empresa de construção civil

Entre as principais vantagens de utilizar ERP em uma empresa de construção civil, destacamos a clareza nos processos, diminuição de erros, redução de custos, automação de processos e melhora na tomada de decisão.

Clareza nos processos

Toda a rotina da sua empresa gera um grande volume de processos para a plataforma. Dessa maneira, deve ser difícil manipulá-los de forma virtual, certo? Com um sistema ERP, esse problema é solucionado. Com isso, tudo se torna mais rápido e simples. É importante apenas se acostumar com o layout e a forma como as funções são apresentadas.

Diminuição de erros

Errar é humano. Mas, em uma empresa, o erro pode gerar prejuízos em grande escala. Então, como diminuir esse problema? Tirando o peso dos colaboradores em realizar atividades de grande escala e repetitivas, como a organização de uma grande quantidade de dados e informações. Não importa o quão bom seja o funcionário, uma hora o erro acontecerá.

Dessa forma, é importante tornar os processos automatizados e que o sistema resolva questões ligadas ao armazenamento e compartilhamento de dados. Assim, a quantidade de erros cairá de forma significativa.

Redução de custos

Quanto menor for o custo operacional da empresa, maior é a capacidade desta em investir em outros setores e tornar a empresa mais competitiva dentro do mercado. Se a empresa gasta quase tudo que consome para gerir o negócio, então não sobra muito para adotar novas tecnologias, ou mesmo fazer treinamento de seus profissionais. Dessa forma, é importante aderir a estratégias que promovam a redução de custos.

O ERP é muito importante nesse sentido, pois elimina a necessidade do trabalho manual em diversos setores administrativos da empresa, o que gera economia na contratação de mão de obra. Sabe aquele velho clichê “não é custo, e sim investimento”? Ele cabe muito bem na implementação do ERP em uma empresa de construção civil.

Automação de processos

Quando funcionários realizam atividades manuais de forma repetitiva, a probabilidade de erro aumenta de forma exponencial. Além disso, o colaborador fica preso a realizar uma atividade repetitiva em vez de aproveitar seu potencial com algo que traria um valor maior para a empresa.  

Desse modo, uma grande vantagem do ERP para empresas de construção civil está na automação de processos, que exclui a necessidade de funcionários realizarem atividades repetitivas.

Tomada de decisão

A tomada de decisão é um dos elementos mais importantes dentro de qualquer empresa. E no setor da construção civil não poderia ser diferente. Para uma tomada de decisão mais eficiente, é necessário que os profissionais responsáveis por ela estejam municiados com as informações mais precisas e atualizadas que estiveram à disposição.

E como fazer isso? Adotando um sistema como ERP, que é automatizado e atualizado de forma muito rápida e integrada.

Integração do ERP a outros sistemas da construção civil

Tão importante quanto adotar o ERP é integrá-lo a quaisquer outros sistemas de construção civil que você utilize dentro da sua empresa da construção civil, como softwares de orçamento de obras (OrçaFascio ou outros). Além disso, é possível integrar o ERP à tecnologia BIM, tornando o processo ainda mais eficiente.

Não integrar o ERP com os outros sistemas, por exemplo, diminui a eficiência de todos os programas, pois informações relevantes não serão compartilhadas entre os sistemas, o que prejudicará a qualidade da gestão final.

Sistema OrçaFascio: Funcionalidades e vantagens da integração com ERP

Como falamos anteriormente, o setor da construção se modernizou e as empresas do ramo não devem se ater apenas à construção civil, mas devem também apresentar sistemas de gestão modernos e eficientes. O orçamento de obras, um dos pilares da construção civil, deve ser tratado com prioridade.

E o software OrçaFascio, que automatiza e simplifica todo o processo, inserindo tabelas de consulta atualizadas, é fundamental para a empresa dar esse passo adiante. Além disso, o OrçaFascio pode se integrar a qualquer ERP do mercado, o que torna o processo ainda mais eficaz.

Sendo assim, o ERP é um sistema muito importante para ser implementado em uma empresa de construção civil. Além disso, é necessário que este sistema seja integrado a outros programas dentro da empresa, como programas de orçamento de obras. Com isso, a empresa terá várias vantagens na área de gestão, que reverbera em todos os setores da empresa.

Agora que você já sabe sobre ERP e as vantagens de integrar a outros sistemas , conheça mais um pouco sobre a tecnologia BIM!

Compartilhe essa publicação