BLOG

Conheça os principais materiais sustentáveis na construção civil

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Com o crescimento da importância da sustentabilidade, os materiais sustentáveis na construção civil têm se mostrado cada vez mais importantes. Desse modo, é importante que se conheça quais são os materiais, por que eles são sustentáveis e como devem ser utilizados.

Com a finalidade de abordar sobre o uso de materiais sustentáveis na construção civil, fizemos este artigo. Como tudo está relacionado a um contexto, fizemos esse artigo abordando também sobre o conceito de materiais sustentáveis na construção e a importância da sustentabilidade na construção.

Ao final, destacamos uma lista de materiais sustentáveis na construção civil. Acompanhe!

Quais são os materiais sustentáveis na construção civil?

A construção civil só existe graças aos materiais construtivos. Eles são feitos a partir de elementos encontrados na natureza e são muito variados. A utilização dos materiais depende de inúmeros fatores, como a disponibilidade do material na região, tecnologia e mão de obra presentes.

Até pouco tempo atrás, os materiais usados na construção eram aqueles que estavam disponíveis, não tendo quase nenhuma preocupação sobre os riscos que o material poderia apresentar para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.

Muitos materiais construtivos utilizados antigamente, hoje em dia, estão proibidos, como é o caso da caixa d’água de amianto, material cancerígeno. Além da preocupação com a saúde, temos a questão ambiental que, ao longo do século XX e XXI, ganhou grande importância.

Dessa maneira, a indústria da construção civil tem optado por materiais que ofereçam menos danos ao meio ambiente, preservando assim as gerações futuras e respeitando a capacidade de recarga dos materiais naturais.

Muitas pessoas, até mesmo profissionais, confundem a sustentabilidade dos materiais com a origem. Ou seja, um material não se torna sustentável apenas por ser verde ou elaborado por elementos de matéria orgânica. Existem materiais tecnológicos que são igualmente ou até mais sustentáveis.

E, além disso, materiais orgânicos podem não ser sustentáveis. Entre os materiais altamente tecnológicos que contribuem para a sustentabilidade na construção civil, podemos destacar os painéis solares. Entre os materiais construtivos naturais que não são sustentáveis, as madeiras provenientes de desmatamento ilegal.

Portanto, para julgar um material sustentável ou não, é importante observar muito além do objeto em si, mas analisar todo o contexto em que o material e a obra estão inseridos.

Além do fator ambiental, é importante que fatores culturais e sociais sejam respeitados, para assim, alcançar a sustentabilidade completa.

Importância da sustentabilidade na construção

As construções sustentáveis se tornaram importantes por diversas razões. A primeira delas ocorreu por conta do crescimento do debate sobre o impacto da ação humana na natureza, que foi potencializado a partir da revolução industrial.

Dessa maneira, se comprovou a necessidade de diminuir o impacto ambiental por meio de ações como a escolha de materiais e técnicas menos danosas ao meio ambiente.

A construção civil é uma indústria que consome muita energia e, além disso, gera muitos resíduos sólidos. Desse modo, as empresas que pretendem incluir técnicas para obter obras sustentáveis, devem pensar, inicialmente, nesses aspectos: energia e resíduos.

Isto é, optar por materiais que não gerem uma grande quantidade de resíduos, tampouco requeiram um uso de energia elevado em sua fabricação. Além disso, é importante saber os processos de fabricação do material, a fim de saber se ele é ou não um problema para o meio ambiente.

Voltando a realçar: tudo depende do contexto. O uso de madeira é muito sustentável em regiões próximas às florestas, mas pode ser desaconselhado em regiões urbanas — o transporte do material torna inviável o uso do material em larga escala.

Portanto, é importante sempre fazer uma análise minuciosa sobre os materiais sustentáveis na construção civil e o contexto em que serão utilizados.

Lista de materiais sustentáveis na construção civil

Agora que você compreende os conceitos de sustentabilidade que recaem sobre os materiais sustentáveis para construção civil, falaremos agora sobre os principais que existem no mercado. Destacamos aqui:

  • Lâmpadas de LED;
  • Concreto reciclado;
  • Tijolos ecológicos;
  • Painéis solares;
  • Bloco de adobe;
  • Materiais biodegradáveis.

Lâmpadas de LED

Como falamos anteriormente, a energia é uma das grandes vilãs da sustentabilidade. Isso ocorre pelo fato da energia ser obtida, em grande parte, pela queima de material fóssil (petróleo ou carvão mineral).

Alguns países, como o Brasil, utilizam outras fontes de energia, como as hidrelétricas. Todavia, as sustentabilidades dessas alternativas também são questionáveis, pois as barragens das hidrelétricas geram grandes impactos ambientais e sociais.

O uso de energia alternativa ainda é tímido, sobretudo em países em desenvolvimento. Por isso, o uso de lâmpadas de LED contribui para reduzir o consumo de energia de forma drástica.

Concreto reciclado

O concreto é um material utilizado largamente na construção civil. É feito a partir de cimento, água, areia e pedra brita. O problema do material está na extração de recursos naturais para cada componente, que prejudica diversas áreas, especialmente rios.

Dessa maneira, o papel do concreto reciclado está em reduzir esse dano, substituindo de forma parcial ou total os materiais extraídos de fontes naturais.

Tijolos ecológicos

Os tijolos ecológicos são feitos a partir de misturas de água e cimento, resíduos da construção ou de areia, entre outras misturas. É um material muito utilizado no Brasil pela facilidade de obtenção.

Dessa forma, a sustentabilidade do material é garantida por meio do seu processo de fabricação. Os tijolos convencionais são fabricados com o uso de fornos, que envolve a queima de materiais, especialmente a madeira.

O tijolo ecológico utiliza outra técnica de fabricação: a prensa hidráulica para enformar as peças. Além disso, o formato do tijolo contribui para a sustentabilidade, pois diminui a necessidade do uso de argamassa na construção.

Painéis solares

Os painéis solares são elementos que captam a luz solar e transformam em energia elétrica. Dessa maneira, ajudam a reduzir a necessidade do uso da energia da rede pública, que vem de hidrelétricas e termelétricas, reduzindo a demanda por energia. Por conta da crise hídrica e o aumentos na conta de luz, que acontecem a partir de setembro de 2021, esse é um dos materiais sustentáveis na construção civil que já demonstra aumento de nas buscas, como aponta esta matéria do G1.

Bloco de adobe

Assim como os tijolos sustentáveis, os blocos de adobe são alternativas ecológicas. Eles são muito utilizados no interior do Brasil, especialmente em estados como Bahia, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

O uso do tijolo de adobe foi aplicado em diversos momentos ao longo da história, como na construção da Grande Muralha da China. A técnica milenar de fabricação do material mistura água, terra e fibras naturais (esterco e palha). Em geral, é fabricado no próprio local da obra.

Materiais biodegradáveis

A substituição de materiais industrializados, que podem ser tóxicos, por materiais naturais biodegradáveis é importante para alcançar a sustentabilidade.

Eles podem ser aplicados de inúmeras maneiras, substituindo tintas, colas, impermeabilizantes e solventes por acabamentos produzidos a partir de pigmentos naturais, minerais e proteínas de leite.

Apesar de colocar uma lista com exemplos de materiais sustentáveis, é importante ressaltar novamente que os materiais só são de fato sustentáveis se forem analisados os contextos regionais onde será implementada a obra. Afinal, uma obra só é sustentável se estiver ambientada de modo correto ao seu local.

Sendo assim, os materiais sustentáveis na construção civil são elementos fundamentais para direcionar a obra para a sustentabilidade. Listamos aqui alguns materiais que podem ser utilizados. E você, o que está esperando para construir obras de forma mais consciente?

Gostou do que leu? Então, entenda o conceito de bioarquitetura e suas vantagens.

Compartilhe essa publicação