BLOG

Medição de obra: como fazer de forma rápida e confiável

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Entre os serviços essenciais para a construção civil, temos a medição de obras. Essa tarefa exige bastante atenção e disciplina dos profissionais. Está ligada diretamente ao orçamento e levantamento de quantitativos. Portanto, é a principal ferramenta para controle de projeto da construção civil.

Dessa maneira, ainda que seja feita a medição de obra, se esta for ineficaz ou feita de forma desleixada, grandes prejuízos podem ser gerados para a empresa a partir de seus resultados. Além disso, a qualidade construtiva do empreendimento fica comprometida.

Entenda com este artigo o que é a medição de obras, a sua importância, problemas gerados pela sua ausência ou execução falha. Ao final, deixaremos dicas valiosas para realizar a medição de obra na sua construção.

O que é medição de obra?

De forma geral, o objetivo da medição de obras é analisar a compatibilidade entre o que está sendo executado na obra e o que foi previsto no projeto e nos quantitativos do orçamento.

Além de ser um instrumento essencial de controle, a quantificação permite que sejam mensurados os recursos aplicados ao longo do cronograma — equipamentos, mão de obra e materiais. Isso facilita o pagamento e desembolso mensais para a construção da edificação.

Para otimizar o acompanhamento, as medições devem ser separadas em etapas ligadas às partes da obra. Desse modo, a determinação dos serviços realizados e materiais utilizados é feito de forma padronizada e seguindo a intuição — apoiado em dados técnicos.

Ela pode ser comparada de forma adequada com o que foi previsto no orçamento. Assim, vale lembrar que os critérios adotados para a realização das medições devem ser definidos de forma prévia, no caderno de encargos. Para regular a medição, os profissionais devem fazer:

  • Medição física dos serviços executados;
  • Vistoria mensal das obras;
  • Realização de registro fotográfico periódico;
  • Requerimento da documentação necessária para o desenvolvimento do serviço;
  • Elaboração de relatório mensal, de acordo com o escopo do projeto e exigências do cliente.

Problemas gerados pela falta da medição de obras

Os principais problemas gerados pela falta de medição de obras são:

Problemas no orçamento

O primeiro problema que podemos apontar está no orçamento de obras. O erro na medição pode gerar tanto o subdimensionamento quanto o superdimensionamento dos materiais necessários para levantar a edificação.

Dessa maneira, uma medição de obra adequada serve para gerar um orçamento eficiente, aumentando assim a lucratividade da empresa, tanto em obras públicas quanto privadas.

Falta de materiais

Se a obra for subdimensionada, naturalmente, faltarão materiais para concluir certas etapas da obra. Dessa maneira, se faz necessário um dimensionamento correto para que não ocorra falta de materiais em momentos chaves da obra. 

Se isso ocorrer, a obra pode perder em qualidade, ter seu planejamento e cronograma afetado, gerando assim um efeito em cadeia que produz diversos problemas.

Desperdício de material

Se por um lado o subdimensionamento pode gerar a falta de materiais, o superdimensionamento ocasiona a sobra de materiais, que leva ao desperdício, pois nem todo material adquirido pode ser reaproveitado em outra obra.

Sabe aquela expressão “é melhor sobrar do que faltar”? Ela não é válida para a construção civil, pois sobrar, nesse caso, significa desperdício e, portanto, maiores gastos com a construção — e consequente redução da margem de lucro.

Queda da qualidade na construção

A qualidade na construção civil é alcançada com a precisão de dados relativos ao projeto e execução da obra. Desse modo, sempre que esses dados são gerados ou obtidos de forma equivocada, a qualidade na obra tende a cair. Por isso, a medição feita de modo incorreto gera queda na qualidade na construção.

Queda de produtividade

Outro problema que podemos apontar é a queda de produtividade, tanto na quantidade de trabalho executado, quanto na qualidade. Isso ocorre por conta do erro de medição gerar diversos problemas na execução do cronograma (etapas da obra), assim como dificultar a execução adequada dos elementos construtivos.

Como fazer medição de obra?

Agora daremos as principais dicas que você deve seguir para fazer a medição de obra. Falaremos sobre critérios de medição, estruturas de concreto, revestimento de pisos e azulejos e alvenaria.

Critérios de medição

Os critérios que podem ser utilizados na medição de obras são muitos. Eles podem ser estipulados pelas normas oficiais ou adaptados pela empresa responsável pelo projeto.

Caso a segunda alternativa seja a escolhida, é necessário que a empresa use como referência observações feitas anteriormente. Ademais, o importante é que o profissional responsável pela medição esteja atento aos critérios adotados como referência. Assim, fará uma medição correta em campo.

Um dos critérios de medição mais utilizados são as Tabelas de Composições de Preços Para Orçamentos (TCPO).

Estruturas de concreto

Essas estruturas devem ser medidas a partir das plantas de fôrmas. Todavia, é possível fazer a medição também no próprio local da execução da obra. Para simplificar os cálculos, é necessário fazer a medição entre eixos. Isto é, de meio de viga a meio de viga.

No entanto, se for necessário um cálculo mais preciso, é necessário fazer a medição de face a face. Os profissionais de carpintaria costumam ser pagos por área de fôrma ou empreitada. Os armadores, por kg de ferros aplicados. Os profissionais responsáveis pela concretagem, por m³ de concreto lançado na estrutura.

Todas essas informações são relevantes para amarrar o orçamento de modo mais eficiente.

Revestimento de pisos e azulejos

A medição dos revestimentos de pisos e azulejos é muito simples. O profissional deve fazer a medição da área onde o material foi aplicado, descontando os vãos, como portas, janelas, entre outros.

Alvenaria

Para fazer a medição da alvenaria, o profissional deve calcular a área total e descontar apenas a área que exceder a 2m² em cada vão.

Por exemplo, uma janela de 6m², desconta-se 2m². O motivo para isso é que o trabalho que o pedreiro tem para requadrar e arestar um vão de 2m² é similar ao trabalho que este teria para preencher o mesmo vão com alvenaria.  

Relatório de medição de obra

Uma ferramenta fundamental é o relatório de medição de obras. Com ele, é gerado um documento com histórico e dados que foram apontados no trabalho de medição. Esse relatório serve tanto para execução como para fazer conferência de dados posteriormente.

Ademais, outro ponto positivo do relatório de medição de obra está em dar subsídios aos gestores para que as medições sejam ajustadas de acordo com a realidade da empresa. Assim, a medição de obra melhora a cada nova obra.

Aplicativo para medição de obra

Uma necessidade para empresas da construção civil na contemporaneidade está em usar tecnologias para a medição. Portanto, softwares e aplicativos se fazem necessários para uma medição de obras é fundamental.

O sistema OrçaFascio tem um Módulo Medição de Obras voltado exclusivamente para esta necessidade. Além disso, com aplicativo que faz parte deste módulo é possível realizar suas medições direto do canteiro de obras, mesmo off-line, com base em um orçamento feito ou importado no OrçaFascio. 

Outras vantagens do aplicativo é a inserção do fiscal no sistema, sem custo, para uma aprovação online e remota, com base em dados e relatório fotográfico. Além da elaboração de diversos tipos de relatórios personalizados, como:

  • Relatório Fotográfico;
  • Medição por Empreiteiro;
  • Planilha de Levantamento;
  • Orçado versus Realizado;
  • Curva ABC de insumos de uma medição;

Diante de tudo isso, você pode compreender como a medição de obra é uma etapa fundamental para acompanhamento e controle da evolução da construção. Sua execução de modo adequado contribui para a entrega do planejamento eficiente, assim como cronograma e orçamento. 

Aproveite e faça um teste grátis por 7 dias em todo o sistema OrçaFascio e experimente os recursos do Módulo Medição de Obras. 

Compartilhe essa publicação