Reduzir custos na construção civil é uma tarefa muito importante que construtoras, incorporadoras e demais empresas de engenharia devem buscar diariamente. Fazendo isso, temos aumento na efetividade da operação da empresa, assim como na margem de lucro, capacidade de investimento, etc.
Apesar da importância da redução de custos na construção civil, nem todos os profissionais de construção e engenharia sabem a maneira mais eficiente de fazer isso. Isto é, promover a redução de custos sem afetar a qualidade do serviço ou produto.
Dessa maneira, é importante saber como reduzir custos na construção civil de maneira eficiente. A fim de abordar sobre como fazer isso, preparamos algumas dicas que você pode adotar em seu negócio e obras.
Separamos e comentaremos as seguintes dicas:
#1 Use novas tecnologias;
#2 Tenha um bom planejamento;
#3 Use novas metodologias de gestão da construção;
#4 Contrate bons profissionais;
#5 Ofereça cursos aos funcionários;
#6 Utilize materiais adequados;
#7 Pesquise o mercado;
#8 Invista em sustentabilidade;
#9 Tome atenção quanto aos impostos;
#10 Use softwares de gestão e orçamento de obras.
1. Use novas tecnologias para reduzir custos na construção civil

A história da construção é marcada pela evolução das tecnologias construtivas. Quanto mais tecnologia se tem disponível, mais fácil se torna construir. Além disso, torna-se possível construir de maneira mais ousada, gastando menos e reduzindo o tempo despendido na construção.
As novas tecnologias na construção são referentes tanto a novos equipamentos quanto a novos sistemas e softwares. Entre os equipamentos, podemos destacar o uso de impressoras 3D e Drones. Entre os sistemas, podemos destacar o uso do QR Code no canteiro de obra.
Quanto aos softwares, falaremos sobre tópico específico ao final do artigo.
2. Tenha um bom planejamento
Não é possível abordar sobre a redução de custos sem falar em custos de mão de obra na construção civil. E boa parte dessa economia é realizada com o planejamento de obras, que é a etapa mais importante de qualquer empreendimento.
Nessa etapa, cria-se um sequenciamento lógico das etapas que serão realizadas na construção, tanto a nível de construção, quanto a nível de gestão. Entre os principais documentos dessa etapa, podemos destacar o cronograma físico-financeiro, que planeja as etapas da construção aliado ao orçamento em cada etapa.
3. Use novas metodologias de gestão da construção
Além de novas tecnologias, é importante contar com novas metodologias. Entre as principais metodologias presentes no mercado, destacamos o Lean Construction, ou “Construção Enxuta”, que é inspirada na metodologia Lean utilizada principalmente em fábricas automotivas japonesas.
Essa metodologia promove a redução de desperdício ao focar no produto e na padronização dos processos. Além do Lean Construction, temos diversas outras metodologias, como o BIM, que também é uma nova tecnologia.
BIM é sigla para Building Information Modeling (Modelagem da informação da construção) e compreende na elaboração de um modelo digital da construção, unindo esferas relativas a planejamento, orçamento, sustentabilidade e ciclo de vida da edificação.
Unindo diferentes metodologias e tecnologias, a empresa do ramo da construção tende a oferecer maior diferencial competitivo em relação a outras opções do setor.
4. Contrate bons profissionais

Pouco adianta investir em novas tecnologias e metodologias se o processo não for liderado por bons profissionais. Dessa maneira, é necessário fazer a contratação de profissionais experientes para todos os níveis hierárquicos da empresa, especialmente aqueles que estão relacionados à gestão.
5. Ofereça cursos aos funcionários
Além da contratação, é importante que sejam oferecidos cursos de capacitação aos funcionários, além de criar um plano de carreira para estes. A qualificação pode ser alcançada de diferentes maneiras, como cursos de curta duração e até mesmo especializações.
Além disso, vale destacar que os cursos escolhidos devem ser de qualidade e adequados para as funções do profissional. Ou seja, para um orçamento, recomenda cursos relativos a orçamento de obras e todas as outras áreas que o orçamento se relaciona.
6. Utilize materiais adequados
O mercado da construção é muito influenciado pelas tendências da construção. Essas tendências podem ser tanto induzidas pelo mercado, ou surgir de maneira espontânea pelos consumidores.
Em todos os casos, é necessário avaliar se os materiais em alta no mercado são os mais indicados a serem utilizados para uma construção em particular. Um material utilizado em determinada edificação pode não ser a melhor opção em outra que apresenta variáveis diferentes.
Além disso, é necessário avaliar as condicionantes específicas de cada região, tanto a nível de mercado quanto a nível de clima.
7. Pesquise o mercado
Para economizar, é importante conhecer o mercado, tanto a nível de materiais quanto a nível de mão de obra. É importante optar por opções que apresentem um bom custo-benefício.
Além disso, é necessário contar com programas que tenham uma tabela atualizada do preço dos materiais e composição de preços. A tabela SINAPI é um importante instrumento para o orçamento de obras e deve ser utilizada com essa finalidade.
8. Invista em sustentabilidade
Quando se fala em sustentabilidade, pensamos logo em ecologia e meio ambiente. Todavia, esse conceito é muito mais amplo e envolve também fatores sociais e econômicos. Ao adotar medidas sustentáveis na construção e edificação, é possível economizar bastante em diversos setores.
Na construção, a redução do desperdício na construção assim como diminuição no uso de elementos como água, energia e energia elétrica na edificação já construída. Além de promover o desenvolvimento sustentável, essa ação ajuda a economizar recursos.
9. Tome atenção quanto aos impostos
Outra preocupação muito importante que as empresas devem tomar é relativa aos impostos incidentes na construção civil. Além de pagá-los, é necessário saber como reduzir a carga na construção civil de maneira legal. Essa redução é feita tanto por meio de contratos inteligentes com mão de obra, quanto na melhor alternativa financeira para o empreendimento.
Para auxiliar nessa questão, uma consultoria com uma empresa de contabilidade pode ser necessária. Tipos de empreendimentos distintos costumam cobrar diferentes impostos.
10. Use softwares de gestão e orçamento de obras para reduzir custos na construção civil
Por fim, é necessário usar softwares de gestão e orçamento de obras a fim de reduzir os custos em obras. Os efeitos são claros: há maior automação dos processos, assim como maior precisão dos cálculos. Outro ponto importante está relacionado à integração do orçamento às tabelas de composição de preços e regras específicas do TCU.
Além do orçamento de obras, os softwares devem oferecer alternativas de gestão de obra, integrando a outros sistemas como ERP e a tecnologia BIM.
Por essas circunstâncias, o software OrçaFascio, focado em orçamento de obra, mas que também apresenta excelentes ferramentas de gestão (planejamento, acompanhamento, etc.) é uma boa alternativa para a sua empresa.
Além disso, o software se destaca por integração ao BIM por meio do orçaBIM e outras opções, como o OFelétrico, que torna o projeto de iluminação mais rápido e fácil de ser realizado.
Sendo assim, reduzir custos na construção civil é uma tarefa que deve ser feita a fim de aumentar a efetividade e lucro dos empreendimentos realizados por empresas de engenharia. Separamos aqui as 10 principais dicas. E você, o que está esperando para adotá-las?
Gostou do que leu? Então conheça 6 tipos de orçamento de obras que você precisa conhecer!