BLOG

Steel deck: saiba o que é e onde utilizar na construção

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Uma das principais técnicas dos últimos tempos que vem ganhando destaque no quesito coberturas é o steel deck. Sua característica inovadora e altamente funcional faz com que o steel deck se torne uma alternativa muito interessante para obras e empreendimentos que precisam de uma solução construtiva para lajes. Além disso, ainda proporciona ótimo custo-benefício, maior controle do processo e agilidade na construção.

Dessa maneira, é importante saber o que é essa técnica, como utilizá-la e quais são suas vantagens, entre outras importantes informações relativas a esse processo construtivo.

O que é steel deck?

A laje steek deck é uma alternativa muito interessante para obras e empreendimentos que precisam de uma solução construtiva e ótimo custo-benefício, maior controle do processo e agilidade na construção.

Assim, de forma resumida, podemos afirmar que o steel deck é um tipo de laje, qual a técnica se dá pela união de concreto, armadura, aço galvanizado, conectores e telha nervurada.

As peças de aço galvanizado apresentam espessuras variadas de 0,80 mm a 1,20 mm, além de comprimento aproximado de até 12 metros. Essas peças servem tanto para a concretagem quanto como armadura positiva, ao que diz respeito às cargas de serviços apresentadas.

Formadas a frio e permanentes, apresentam ranhuras que entram em contato com o concreto. Assim, se proporciona maior aderência e, por consequência, melhor superfície para ancoragem.

Ademais, as peças possuem telas eletrossoldadas, cuja finalidade é a da armadura negativa, que previne o aparecimento de trincas na laje e aumenta sua vida útil.

Além disso, vale destacar que o steel deck é bastante versátil enquanto técnica construtiva, pois permite a eliminação de escoras durante a execução. Essa eliminação pode ser total ou parcial. Dessa maneira, cria-se uma grande variedade de opções de atividades e etapas em um empreendimento, pois o espaço estará livre.

Por ser uma técnica recente, ainda não há nenhum ordenamento técnico que comente, de forma exclusiva, sobre a execução do steel deck. Assim, é necessário utilizar outras referências, como a NBR 8800 e NBR 6118.

Todavia, a NBR 16421, que está em vigor desde outubro de 2015, cria diretrizes e estabelece os requisitos mínimos necessários para telhas-fôrmas utilizadas na construção de lajes. Assim, estabelece padrões para utilizações de produtos do tipo, o que inclui as lajes steel deck.

Quais são os métodos construtivos para laje steel deck?

As empresas e empreendimentos que pretendem aproveitar essa técnica de steel deck para as suas obras devem se atentar a diversos pontos. Entre eles, começar a conceber a construção antes mesmo de iniciar a obra — com planejamento e projeto.

Isso pois a instalação desse tipo de laje exige certas técnicas e materiais distintos dos tipos mais convencionais de lajes. Dessa maneira, fica difícil a execução sem planejamento, pois a chance de erros aumenta de forma significativa.

A média diária da execução desse tipo de laje varia entre 500 a 750 m², com duas pessoas trabalhando na montagem. Os materiais necessários para construir essa laje são:

  • Solda para fixar algumas estruturas de aço;
  • Armaduras negativas — quando posicionadas sobre os apoios;
  • Chapas de metal galvanizado e forma colaborante — formam a base de toda a estrutura e servem de armadura para a laje;
  • Malha de aço do tipo tela: é posicionada na superfície da laje. Assim, são evitadas as fissuras que costumam aparecer durante a secagem do concreto;
  • Concreto auto-adensável.

Instalação das fôrmas metálicas

Essa etapa é feita com auxílio de guindastes. Estes equipamentos levam esses itens até a posição final das lajes. Após isso, as placas são posicionadas sobre as vigas, que por sua vez, podem ser de ferro ou alvenaria. É importante tomar cuidado quanto ao alinhamento e fixação, que devem ser feitos nos apoios com pontos de solda.

As placas também são fixas umas às outras por meio de rebites ou parafusos autobrocantes

Posicionamento

O passo seguinte está relacionado ao posicionamento da malha superior em toda a superfície. É aplicado o concreto autoadensável sobre a área. Todavia, essa aplicação é feita em um ponto único da laje e, a partir desse ponto inicial, o material preenche os vãos da forma.

Não se recomenda que se utilize aditivos à base de cloreto no concreto — o que ocorre muito para acelerar a cura do concreto. Isso porque essa técnica é prejudicial para as chapas de aço, elementos fundamentais na steel deck.

Concretagem

A etapa seguinte é a concretagem. Nessa etapa, que é a mesma de qualquer outra que envolva concreto, é necessário aguardar a cura do concreto (sua secagem). O tempo ideal para isso é indicado pelo fabricante e deve ser seguido de forma rigorosa, mas costuma ser de 28 dias.

É importante respeitar a determinação da cura para os diferentes tipos de concreto existentes. 

Respeitando esse tempo, se evitam as fissuras na estrutura, que costumam aparecer durante a secagem e podem danificar toda a estrutura. Além disso, é importante evitar o acúmulo de massa em alguns pontos da superfície, para que não haja partes mais pesadas do que outras.

Para que sobre espaço para a passagem de tubulações, é possível fazer furos depois que o concreto atinja, no mínimo, 75% da sua resistência. Após sua execução, a laje steel deck pode ser deixada à mostra ou coberta por outros materiais para deixá-la com melhor acabamento. O material mais utilizado nessas situações é o gesso acartonado.

Vantagens do steel deck na construção civil

A laje steel deck apresenta diversas vantagens, tanto para projeto, uso ou execução. Falaremos sobre as principais a seguir.

Versatilidade

Uma grande vantagem desse tipo de laje é que ela pode ser aplicada em diferentes tipos de construção — industriais, residenciais e comerciais. Desse modo, a aplicação com bom gosto depende exclusivamente da criatividade do projeto arquitetônico.

Além disso, a sua qualidade e resistência levam esta estrutura a suportar vãos que variam de 2 a 4 metros sem necessidade de escoras, e proporciona leveza às formas. Isso também promove a criação de amplos espaços abaixo da laje e amplia a possibilidades de uso dos espaços internos.

Agrega maior velocidade à obra

Um dos maiores desafios para a execução de qualquer obra está na velocidade em entregá-la em um menor tempo possível. Em geral, as técnicas tradicionais apresentam uma grande falha nesse quesito, pois demandam bastante tempo para a execução. Dessa maneira, o steel deck se destaca por ser fácil e ágil.

Tem melhor atuação em situações de incêndio

Existem estruturas que possibilitam melhor ambiente para situações de incêndio. A laje steel deck é uma delas. Isso ocorre por conta da camada de concreto entre as telhas de aço galvanizado. Dessa maneira, a placa garante isolamento térmico e resistência ao fogo de no mínimo 30 minutos.

Excelente custo benefício

Além da maior qualidade, durabilidade, resistência e rapidez da construção, a eliminação das escoras reduz de forma significativa o custo da obra. Ademais, a redução ou eliminação do uso de escoras permite que outras obras sejam executadas de forma simultânea, acelerando a conclusão da obra.

Contribui para a sustentabilidade  

O processo de execução da laje steel deck reduz a geração de resíduos da construção civil (lixo). Este, por sua vez, é um dos principais problemas que a indústria da construção gera para o meio ambiente, pois em muitos locais não há lugares para colocar o entulho gerado.

Dessa maneira, o processo de fabricação das telhas inibe isso, pois são medidas e cortadas de forma a evitar desperdício. Além disso, a forma utilizada para fabricação das telhas não é descartada, sendo reaproveitada, o que contribui positivamente para a sustentabilidade

Sendo assim, a laje steel deck é um sistema simples, mas inovador e que está de acordo com todas as premissas contemporâneas da engenharia e segue tendências da construção civil. Aumenta a agilidade da construção, intensifica a economia e também contribui para a sustentabilidade. 

Agora que você já sabe mais sobre steel deck, aproveite e veja curiosidades sobre o uso do steel framing.

Compartilhe essa publicação