BLOG

Conheça 12 tipos de blocos e onde usar cada um na obra

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Os blocos são usados na construção civil desde as civilizações mais antigas, pois é um material fácil de ser utilizado e presente em quase todas as regiões. Inicialmente, eles eram feitos de barro e pedra, mas atualmente existem tipos de blocos de muitos outros materiais.

Fizemos este artigo para abordar sobre os principais tipos de blocos existentes. Iniciaremos falando sobre a diferença entre bloco e tijolo. Em seguida, falaremos sobre os principais tipos de blocos. Acompanhe!

Qual é a diferença entre bloco e tijolo?

Blocos e tijolos são materiais muito utilizados na construção civil. Apesar da larga utilização destes elementos, você sabe dizer quais são as semelhanças e diferenças entre eles? E as finalidades que apresentam?

Quando montamos uma lista de materiais para construção ou reforma de edifícios, nos deparamos com uma série de elementos conhecidos em sua essência, mas desconhecidos em especificação, em alguns casos. Cada um desses materiais apresenta uma função específica.

Entre os materiais que costumam ser listados, temos os blocos e tijolos, que apesar de parecidos, não são a mesma coisa.

Os tijolos são materiais muito utilizados na construção civil nacional, tanto pelo seu custo-benefício, quanto pela facilidade na sua obtenção no mercado interno.

Além disso, é um material utilizado em larga escala na construção civil mundial e com muitos anos de tradição. Há registros da sua utilização desde os tempos do Império Romano. Os tijolos eram utilizados em arcos, abóbadas e outros elementos característicos da construção romana.

Costumam apresentar um formato retangular e achatado. Cada tijolo é colocado sobre o outro de maneira alternada, sendo as camadas mescladas com massa cimentícia apropriada — argamassa.

Por outro lado, temos os blocos, que são uma alternativa aos tijolos. Eles podem ser feitos de cerâmica ou concreto. Os de cerâmica servem, principalmente, para a vedação das edificações e separação dos ambientes, enquanto os de concreto apresentam uma função estrutural.

Dessa forma, assim como os tijolos, os blocos também são empilhados de maneira mesclada e alternada com camadas de argamassa — com fiadas. Ao contrário dos tijolos, a camada de argamassa é menor, deixando a estrutura mais leve.

Principais tipos de blocos

Separamos os tipos de blocos de acordo com a matéria-prima que são feitos:

  • Concreto;
  • Cerâmica;
  • Vidro.

Blocos de Concreto

Existe uma grande variedade de tipos de blocos de concreto, cada uma com especificidades e aplicações diferentes. Para que você saiba a recomendação de cada um deles, elencamos abaixo uma sequência. 

tipos de blocos: blocos de concreto

1. Bloco de concreto estrutural

O bloco de concreto estrutural é a principal opção entre os tipos de blocos de concreto. Juntos, eles formam a conhecida alvenaria estrutural. Eles atuam tanto como vedação como pilares e vigas. Isto é, as paredes apresentam função de estrutura para a edificação.

Outro ponto importante sobre o assunto é que isso tende a limitar as possibilidades com a construção, especialmente quando falamos de reformas. Além disso, é exigido um nível maior de integração entre projetos, pois a tolerância ao erro é bem menor em relação à alvenaria que não apresenta função estrutural.

2. Canaleta de Concreto

Muito conhecidos, estes blocos são feitos em formato de “U”. Podem ser utilizados blocos de concreto estrutural ou mesmo de vedação. Por conta do seu formato, é possível criar estruturas muito resistentes a partir dele, aliando o material a barro de aço ou concreto.

Dessa maneira, são peças essenciais para amarração de muros e paredes, assim como para vergas e contra-vergas.

3. Bloco de concreto de vedação

Funciona como o bloco de alvenaria cerâmica: sua função não é estrutural, mas sim o de vedar a construção, conferir privacidade e proteger do sol, vento e chuva. Além disso, serve para separar os ambientes internos.

4. Bloco elétrico e hidráulico

Lembra quando falamos que o bloco de concreto estrutural oferece pouca liberdade de reforma? Isso ocorre pelo fato do bloco não poder ser quebrado, pois ele faz parte da estrutura.

Dessa forma, para passar os projetos complementares, é necessário um bloco especial, também chamado de bloco elétrico hidráulico.

Tipos de blocos: bloco elétricos e hidráulicos

5. Meio bloco de concreto e blocos compensadores

Estes blocos são fundamentais para fazer amarração em locais onde os blocos não se encaixam. A alternativa, que é serrar os blocos inteiros, não é recomendada, pois ao fazer isso, a peça perde resistência.

6. Bloco de concreto celular autoclavado

O bloco de concreto celular apresenta menor densidade em comparação aos blocos de concreto tradicionais. Dessa forma, são indicados para churrasqueiras, alvenaria de vedação, entre outras alternativas.

Tipos de blocos: de concreto celular autoclavado

7. Bloco de concreto de amarração

São blocos que servem para amarrar as paredes ou grautes. Apresentam uma dimensão que varia de 34 a 54 cm.

Tipos de blocos: de amarração

Blocos de Alvenaria Cerâmica

Temos também os blocos de alvenaria cerâmica: 

8. Bloco cerâmico

O bloco cerâmico pode gerar uma economia de até 30% no custo final da obra, segundo especialistas. Essa redução no custo ocorre tanto pela rapidez no levantamento da parede como eficiência no tempo de assentamento.

Além disso, o material confere um alto nível de uniformidade nos elementos construídos a partir dele. O mercado apresenta uma grande variedade desse material, com espessuras, larguras e dimensões diferentes.

Ademais, as instalações hidráulicas e elétricas podem ser instaladas de forma simultânea à execução da obra.

9. Bloco de concreto ou cerâmica chanfrados / 45º

Estes blocos podem ser produzidos tanto com concreto como com cerâmica, embora sejam mais comuns com esse último. Apresentam um chanfro de 45º e são utilizados em espaços que os blocos inteiros não conseguem se encaixar.

tipos de blocos: cerâmico chanfrado

Blocos de Vidro

Além do concreto e cerâmico, mais usuais, há a possibilidade de obter blocos de vidro para a sua construção. Eles podem ser coloridos, vazados com ventilação ou o tradicional fixo.

10. Colorido

Sua estrutura é muito parecida com a tradicional, a principal alteração ocorre por conta da cor. Dessa forma, sua principal aplicação é de caráter estético e a cor varia de acordo com a criatividade do projetista.

tipos de blocos: colorido

11. Vazado com ventilação

Essa é uma excelente solução para ambientes que não apresentam janelas, como o jardim de inverno.

tipos de blocos: vazado com ventilação

12. Tradicional fixo

Este é um dos tipos de blocos é o mais comum. É todo fechado e apresenta uma boa vedação. De característica translúcida, deixa passar boa parte da luz. Dessa maneira, é muito indicado para áreas externas e ambientes de transição entre o exterior e o interior.

Sendo assim, existem diversos tipos de blocos existentes e a escolha de uma ou outra opção varia de acordo com a natureza do projeto. Apresentamos ao longo do artigo as principais opções existentes.

Gostou do que leu? Então, conheça os variados tipos de lajes e as principais diferenças entre elas.

Compartilhe essa publicação