6 sinais de que a sua empresa precisa de um software para orçamento de obras

O orçamento de obras é um dos estudos e documentos mais importantes para uma empresa de construção civil. A confecção dele garante o sucesso ou fracasso de um determinado empreendimento. Sem um orçamento eficiente, a obra passa a caminhar na escuridão no que se refere ao aspecto financeiro. Dessa maneira, é importante clarear com um software para orçamento de obras.

Mas por que um software para orçamento de obras é tão importante e quando saber quando a sua empresa precisa de um? Falaremos sobre o assunto agora mesmo, esclarecendo as principais dúvidas referentes ao tema. Continue lendo e confira!

A importância do orçamento de obras

O lucro é o que move todas as empresas, e na construção civil não poderia ser diferente. Dessa maneira, o que garante o lucro? É quando o custo de produção de um produto ou serviço é menor do que o valor que é pago pelo cliente à empresa.

Em um contexto de obra, esse custo costuma ser pré-fixado. Ou seja, o cliente paga determinado valor e a empresa de construção civil constrói e entrega a obra ao final. Contudo, podem ocorrer imprevistos que acabam encarecendo a obra. Esses imprevistos ocorrem, sobretudo, pela falta de organização e planejamento, especialmente durante a execução do orçamento de obras.

O orçamento de obras não deve ser subdimensionado, tão pouco colocado muito acima do valor que a obra realmente vale. Além de contribuir para dar à empresa maior competitividade no setor privado, essa ação coloca em vantagem a empresa ao concorrer em licitações públicas.

6 sinais de que você precisa de um software para orçamento de obras

Agora falaremos sobre os principais sinais para instalação de um software de orçamento de obras.

1. Há problemas de comunicação

Problemas de comunicação entre diferentes setores, acerca do orçamento de obras, são o primeiro sinal de que é necessário encontrar uma solução inteligente para realizar orçamentos mais precisos. Em toda obra existe uma grande quantidade de documentos de tipo variados, e todos são importantes para que o projeto seja executado com sucesso.

Por isso, é necessário que todos os documentos estejam dispostos de forma funcional, para que todos os envolvidos no processo consigam ter acesso de forma rápida e eficiente. Dessa forma, todos os documentos da obra devem estar em uma mesma pasta, um mesmo local, como a nuvem por exemplo.

2. Você não tem controle do orçado versus realizado

Esse consiste em um dos principais sinais que a sua empresa de construção precisa de uma ferramenta para controlar o orçamento de obras. Quanto você gastou em determinado período com um projeto? De que maneira foi realizada essa compra? O custo final da obra foi compatível com os valores orçados na fase inicial do planejamento?

Responder essas questões é fundamental para uma orçamentação eficiente. Além disso — de ser positivo para garantir que os custos do projeto sejam compatíveis com os valores orçados na fase de planejamento, o comparativo entre valores orçados e realizados permite que se verifique quais foram os erros cometidos, assim como o que mais gera despesa para uma obra.

3. Você não controla as datas de recebimento

De tal modo como é importante conhecer as datas de vencimento das parcelas em pagamento, é necessário ter controles das datas de recebimento da empresa e da obra. Sem essas informações, planejar o fluxo de caixa torna-se praticamente uma missão impossível, especialmente se você está fazendo mais de um projeto simultaneamente.

4. Você tem contas em atraso

Com tantos itens a se preocupar na obra, é comum que uma ou outra variável acabe sendo esquecida, como um pagamento, não é mesmo? A resposta é não! As contas nunca devem ser esquecidas de serem pagas, pois estas pequenas falhas levam a grandes custos desnecessários para a empresa e seus clientes.

O que muitas vezes consideramos algo corriqueiro, correspondem na verdade aos hábitos que nos sabotam e impedem que o negócio cresça de verdade. Isso porque atrasos em pagamentos resultam em juros e multas que podem afetar a sua lucratividade.

Por isso, é importante contar com uma ferramenta que alerte quando as próximas parcelas irão vencer, até mesmo para que se possa planejar o fluxo de caixa com maior precisão.  

5. Você não aprende com os erros que já foram cometidos

Todo mundo erra e no mundo profissional, no contexto do orçamento de obras, não poderia ser diferente. O diferencial é aprender com os erros para não os cometer. Isso se chama experiência e maturidade para a tomada de decisões, um dos principais diferenciais para a vida de qualquer profissional e de qualquer empresa de construção civil.

Dessa forma, se você e a sua empresa já atravessaram diversos processos de orçamentação de obras, que erros, evidentemente, ocorreram, mas que continuam se repetindo após novos ciclos, é hora de repensar no método de construção do orçamento e aquisição de um orçamento de obras.

Os modelos podem ser criados, revistos e atualizados a qualquer momento, fazendo com que os erros se tornem um aprendizado.

6. Você ainda utiliza planilhas

As planilhas são elementos fantásticos para a organização de um orçamento. Primeiro, elas eram utilizadas de forma manual e logo depois, com a popularização dos computadores, se tornaram eletrônicos. Contudo, apesar de programas como o Excel facilitam bastante, eles ainda são manuais. Ou seja, dependem de um operador para funcionar e isso acaba levando a uma grande margem de erro.

Dessa forma, a adoção de um software para orçamento de obras é importante pois automatiza o processo, tornando-o mais rápido e tirando o erro humano da equação. Com isso, todo o processo se torna mais eficiente.

O módulo de orçamentos da OrçaFascio consiste em uma das melhores opções presentes no mercado. Sua compatibilização com a tecnologia BIM, o armazenamento em nuvem, o uso de dados de tabela de consulta de preços atualizados são alguns dos fatores que o fazem ser uma boa solução no mercado de software para orçamento de obras.

Gostou do que leu? Então, conheça a OrçaFascio, nosso software de obras utilizado em todo o país! 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo