Ir para o conteúdo
logo
  • OrçaFascio
  • Artigos
  • Materiais Gratuitos
  • OF Suporte

Teste grátis 7 dias

logo
  • Planejamento de obras

Planejamento e controle de obras: 8 passos para você começar

  • Michelle de Castro
  • agosto 26, 2022
  • Atualizado em 26 de agosto de 2022

O planejamento e controle de obras é fundamental para ter uma construção eficiente. Em poucas palavras, esse processo é elaborado de forma conjunta, mas se divide em duas etapas distintas.

O planejamento, primeira etapa, se inicia com a própria concepção do projeto do empreendimento, englobando todos os processos anteriores à execução da construção. Nessa fase, são definidos as metas e os objetivos que devem ser alcançados na construção, tais como: qualidade, gastos máximos estabelecidos e prazo de entrega.

Desse modo, durante essa etapa são definidos aspectos relativos ao orçamento, cronograma de obras, métodos construtivos a serem utilizados, materiais e equipamentos necessários, etc. Para essa etapa, novas metodologias, como o BIM 4D, são essenciais para garantir maior assertividade. 

A fase de controle é subsequente e ocorre após o planejamento, em paralelo com a execução da obra. O controle de obra requer a supervisão de um profissional experiente para que seja conferido se tudo está sendo executado conforme o planejamento e projeto.  

Essa etapa é fundamental para identificar os problemas e indicar soluções mais apropriadas a cada contexto. Assim, cria-se uma garantia de que a obra não extrapolará os gastos previstos, que será entregue dentro do prazo previsto e que a qualidade construtiva definida será preservada.

Sendo assim, para falar mais sobre o planejamento e controle de obras, fizemos esse artigo. Já definimos o que é e agora falaremos um pouco mais sobre a sua importância e, em seguida, iremos destacar os principais passos que você deve dar para garantir maior eficiência nesses processos. Boa leitura!

Importância do planejamento e controle de obras

Entenda a importância de fazer o planejamento e controle de obras.

Sem que seja um processo de planejamento adequado, é impossível prever e mensurar quanto uma obra custará. Assim como torna-se improvável definir com exatidão o prazo necessário para a obra ficar pronta ou mesmo garantir a sua qualidade final. Ou em outras palavras, não há como afirmar que a construção seguiu o que foi estabelecido na etapa de planejamento.

Por essa razão, planejamento e controle de obra são processos essenciais para o sucesso de um empreendimento, pois assegura economia, qualidade, produtividade e conformidade com as qualidades exigidas.

Vale destacar que apesar de serem etapas distintas, planejamento e controle caminham lado a lado e precisam ser pensados de forma conjunta. Quanto mais detalhado for o planejamento, mais fácil será a fase de controle — e mais eficiente também!

Como planejar uma construção: 8 dicas para você não errar mais

Agora que já falamos bastante sobre a teoria e os conceitos dessas importantes etapas da construção, vamos explicar a parte prática. Afinal, como planejar a construção e assegurar o seu controle? Reunimos as dicas essenciais para que você possa fazer essa etapa com assertividade.

1. Faça um bom estudo de viabilidade

Para começar a etapa de planejamento, é necessário fazer o estudo de viabilidade. A partir desse estudo, você começa a ter uma noção maior sobre o valor necessário para custear as despesas, além de saber se o empreendimento é possível de ser realizado segundo razões técnicas e legais.

Nesse processo, são levantados todos os dados relevantes para a construção do empreendimento, assim como estudo de mercado. Com essas informações, a construtora consegue saber se a obra é viável economicamente e se trará rentabilidade ao negócio.

2. Tenha um bom projeto de obra

O projeto é relativo tanto ao arquitetônico quanto estrutural e sistemas complementares, como elétrico e hidráulico, por exemplo. Vale destacar que um orçamento preciso só pode ser indicado após a elaboração do projeto, pois esse determinará de forma precisa os materiais necessários para a construção.

Desse modo, as funções dos profissionais são fundamentais, pois eles são os responsáveis por apresentar soluções para as necessidades existentes. Cabem aos projetistas explanar sobre as diferenças entre o projeto solicitado e o que pode ou deve ser realizado, tornando a concepção ideal em um objetivo pragmático — sem que as metas iniciais sejam descartadas.

Os profissionais devem respeitar diversas legislações, como as NBR 15575 e NBR 9050, e ainda, legislações como leis de uso e ocupação do solo, leis de proteção ao patrimônio, entre outras.

3. Elabore um plano físico-financeiro

Após elaborar o estudo de viabilidade, é necessário criar um planejamento físico-financeiro, a ser cumprido nos primeiros estágios da construção. O plano físico-financeiro está ligado tanto ao orçamento quanto a processos de planejamento, como o cronograma de obras.

4. Atente-se à regularização da obra

O planejamento de obra deve integrar a legalização da obra em seus objetivos. O esboço do projeto é necessário para obter a documentação necessária. Para essa etapa, é necessário que o projeto legal siga as exigências do plano diretor e a lei de uso ocupação do solo.

Para legalizar a obra, é exigido o pagamento de algumas taxas estabelecidas pela administração local. Quando a obra já está prestes a ser finalizada, são exigidos alguns procedimentos, como a visita do Corpo de Bombeiros para que seja emitido o Habite-se.

5. Estabeleça prazos

Os prazos são fundamentais para os projetos da construção civil, sejam eles para o poder público ou para o setor privado. Desse modo, só é possível garantir prazos precisos quando há um bom planejamento e controle de obras. Os prazos são definidos de forma racional e coerente por meio do cronograma de obras.

6. Foque no gerenciamento logístico e operacional

Esse processo deve ser pensado e realizado com antecedência. Deve-se levar em consideração aspectos como fluxo de pessoas, layout canteiro de obras, escolha dos equipamentos. Além disso, ferramentas devem ser utilizadas para otimizar os procedimentos nesse sentido, como o preenchimento do relatório diário de obras.

7. Faça o gerenciamento das atividades

Esse processo também está mais ligado à fase de controle do que planejamento em si. O gerenciamento das atividades consiste em estabelecer um controle rígido sobre os serviços que são executados no canteiro, garantindo assim, que o planejamento seja respeitado.

Algumas ações para garantir a fluidez e assertividade na execução são passos simples, como:

  • ·        Manter o local limpo;
  • ·        Verificar se os profissionais estão utilizando EPI e respeitando as normas de segurança do trabalho;
  • ·        Não deixar equipamentos espalhados pelo local;
  • ·        Seguir as licenças exigidas.

Assim, as atividades são executadas de forma mais coerente com o planejamento, preservando as metas estabelecidas.  

8. Calcule os custos com materiais e mão-de-obra

Os custos totais de uma obra só podem ser determinados por meio de um orçamento de obras, que é elaborado após a entrega do projeto. Para garantir maior precisão nessa etapa, é necessário seguir tabelas de composição de preço, como a SINAPI, além de contar com a ajuda de softwares.

Dica bônus: Faça o monitoramento do que foi planejado

O monitoramento de obras é a etapa em que os profissionais de engenharia verificam se a obra está sendo construída conforme o projeto. Assim, é verificado se os materiais estão sendo aplicados na proporção correta, se os materiais estão armazenados de maneira adequada, se as etapas estão respeitando o tempo estabelecido, etc.

Assim sendo, planejamento e controle de obras é essencial para uma construção eficiente na construção civil contemporânea. Seguindo essas dicas, você não mais errará durante essa etapa, garantindo assim, obras mais lucrativas para a sua construtora.

Quer aprender a fazer um planejamento de obras completo? Então leia nosso E-book: Guia Do Planejamento de Obras e coloque em prática o poderoso passo a passo que selecionamos para seu projeto ganhar outro nível!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.
Michelle de Castro

Jornalista, redatora e copywriter.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

  • BIM, Legislação e Normas
  • 27/09/2022
5 minutos de leitura

Decreto BIM: Tudo que você precisa saber para 2021

Ler artigo
  • Licitações de obras
  • 21/05/2021
4 minutos de leitura

Nova Lei de Licitações: veja as mudanças na construção civil

Ler artigo
  • BIM, Funcionalidades, Orçafascio, Orçamento de Obras
  • 14/09/2022
6 minutos de leitura

ORÇABIM – QUANTITATIVOS – CRITÉRIOS COM FÓRMULAS.

Ler artigo
  • BIM
  • 21/05/2021
4 minutos de leitura

Conheça o OrçaBIM e faça orçamentos em BIM muito mais rápido

Ler artigo
  • Novidades
  • 17/10/2022
2 minutos de leitura

Tudo sobre os plugins OF Hidráulico e OF Elétrico 3.0

Ler artigo
  • BIM, orçabim, Orçamento de Obras
  • 14/10/2022
2 minutos de leitura

OrçaBIM: uma nova forma de pensar e executar projetos em BIM

Ler artigo
  • Orçamento de Obras, Tendências e Tecnologia
  • 07/10/2022
5 minutos de leitura

Os benefícios de ter o orçamento de obra vinculado ao projeto

Ler artigo
  • Orçafascio, Software para obras, Tendências e Tecnologia
  • 07/10/2022
4 minutos de leitura

OrçaFascio, seu sistema de orçamento de obras

Ler artigo
  • Canteiro de Obras, Tendências
  • 26/09/2022
5 minutos de leitura

Como reaproveitar a água no canteiro de obras:  aprenda a colocar em prática

Ler artigo
  • Planejamento de obras
  • 15/09/2022
5 minutos de leitura

Os diferenciais que seu projeto de obra precisa entregar

Ler artigo
Anterior
Próximo
Voltar ao topo
  • OrçaFascio
  • Artigos
  • Materiais Gratuitos
  • OF Suporte
  • OrçaFascio
  • Artigos
  • Materiais Gratuitos
  • OF Suporte

2023 3f Ltda. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade — Termos de Uso

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em configurações.

Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que
possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, será necessário ativar ou desativar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.

Por favor, habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!