Saiba por que a auditoria de obra é um processo essencial

A auditoria de obra é um processo muito importante para a construção, especialmente para o público geral. Via de regra, a auditoria serve para atestar se a construção está de acordo com determinados padrões, sejam eles obrigatórios ou não.

A auditoria preza pela independência do auditor, responsável técnico pelo serviço. Ele é responsável por fazer a vistoria na obra ou edificação e produzir o seu relatório, com as informações necessárias para indicar se as exigências estão sendo seguidas.

Apesar da importância desse serviço, nem todo profissional ou empresa de engenharia conhece de forma completa esse procedimento. Em muitos casos, há um medo irracional de auditoria ou auditores.

Com o intuito de amenizar esse medo irracional, assim como indicar o que fazer para lidar bem com essas auditorias, fizemos este artigo.

Acompanhe!

O que é auditoria de obra?

A auditoria na construção civil é uma ação que pode ser feita por diferentes agentes, cuja finalidade é a de avaliar o escopo do empreendimento, verificando a exigência de não conformidades na construção civil.

Entre essas não conformidades encontradas em auditoria em obras de construção civil, temos aquelas que vão desde o planejamento, execução de obra ou até mesmo uma avaliação pós-obra, que detalha a qualidade do trabalho após o serviço ser concluído.

Com a prática da auditoria é possível evitar uma série de infortúnios, que vão desde aspectos de sustentabilidade para obtenção de selos como o Leed até mesmo evitar tragédias, como é o caso de desabamentos de prédios.

As obras, principalmente as grandes, apresentam diferentes condicionantes que são consideradas na hora da auditoria. Essas variáveis podem ser atividades complexas ou mesmo etapas de serviço ainda a serem executadas.

Esses empreendimentos envolvem um grande número de recursos financeiros, mão de obra, materiais ou ao mesmo tempo. Durante a execução de uma construção, alguns erros podem ocorrer e por muitas vezes, eles ocorrem devido à falta de integração entre as informações entre um setor e outro.

Nesse contexto, a auditoria de obra diminui as chances de erros, especialmente para a auditoria em canteiro de obras, pois indica o caminho que a construção deve seguir. Isto é, o caminho que a obra se adequa à legislação vigente e as normas técnicas nacionais e internacionais.

Esse procedimento confere maior confiabilidade tanto ao projeto, quanto à empresa responsável pela sua construção. E a confiabilidade aumenta em todos os setores que envolvem a construção: desde o planejamento até a execução.

Ademais, a auditoria impede que sejam feitas paralisações na execução da obra. Quando estas são feitas, geram atrasos e consideráveis perdas financeiras. Dessa maneira, você pode entender a auditoria como um processo preventivo.

O que é necessário para fazer uma auditoria de obras?

Para realizar os processos de auditoria em uma obra ou mesmo em uma edificação, é importante que seja designado um colaborador interno responsável por acompanhar todo o desenvolvimento do empreendimento.

Vale destacar que este profissional precisa conhecer como funciona todos os setores e equipes com que ele se relaciona. Ou seja, precisa ser um profissional com diversas qualidades técnicas e de gestão.

A partir de um mapeamento feito de maneira prévia, este profissional identifica e indica quais são os critérios que devem ser seguidos para que a equipe consiga entrar o máximo de eficiência, qualidade e segurança nos seus projetos.

Assim, com a posse dessas informações, é possível aos gestores analisar o que está de acordo em cada setor e o que precisa ser melhorado, sempre visando a otimização dos processos e resultados da empresa. Entre os elementos que a auditoria analisa, podemos destacar:

  • Eficácia de projetos elaborados pela construtora;
  • Se os projetos atendem às exigências técnicas estabelecidas pela ABNT;
  • Se os funcionários apresentam qualificação para o desenvolvimento pleno de suas atividades;
  • Se a empresa segue a legislação trabalhista e ambiental;
  • Entre outras.

Tipos de auditoria de obra

Existem diversos tipos de auditoria de obras existentes. Elas podem se dividir, por exemplo, entre auditorias públicas, privadas e internas.

Auditorias públicas

As auditorias públicas são realizadas por órgãos públicos, cuja finalidade são as mais variadas. O Ministério Público do Trabalho, por exemplo, é responsável por avaliar se as normas de segurança do trabalho estão sendo respeitadas, assim como tomar as medidas necessárias caso elas não estejam.

Entre os principais itens observados, estão a aplicação da NR 18 e o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), além do uso de EPIs, Trabalho em Altura, e outras particularidades.

Outra auditoria é referente à questão da acessibilidade, quando tenta-se averiguar quais se a construção está sendo feita respeitando a norma de acessibilidade 9050, que trata sobre aspectos construtivos que tornam a construção inclusiva, como rampas, piso tátil, entre outros.

Existem auditorias realizadas para analisar se a construção está respeitando o orçamento previsto, especialmente para licitações públicas.

Outro tipo de auditoria muito importante são as realizadas pelos órgãos municipais, que averiguam a qualidade da obra, níveis de salubridade, vãos de ventilação e iluminação, além de verificar se a obra está sendo construída de acordo com a lei de uso e ocupação do solo.

Auditorias particulares

As auditorias particulares, também conhecidas como auditorias terceirizadas, são feitas por empresas privadas. Os objetivos dessas auditorias são muitos.

Uma organização emissora de selo de sustentabilidade, como o selo Leed, por exemplo, envia um auditor para verificar se aquela construção ou edificação seguiu todas as normas necessárias para obtenção do selo.

Outro tipo de auditoria muito comum por agentes privados está relacionado às franquias, cuja sede verifica se as construções estão seguindo os padrões da empresa.

Auditoria interna

A auditoria interna tem duas razões principais para serem feitas. A primeira delas é para que a própria empresa crie uma gestão de qualidade da construção, indicando quais processos devem ser mantidos, otimizados ou mesmo eliminados, a fim de criar obras melhores ao longo do tempo.

O outro motivo está relacionado a se preparar para as auditorias externas, sejam elas públicas ou privadas, especialmente quando essas são feitas sem previsão, na entrega da obra. Fazendo isso, a equipe evita notícias desagradáveis, como estar em desacordo com as exigências legais ou de um determinado selo.

Sendo assim, a auditoria de obra é um processo muito importante para a construção civil e para a sociedade, pois assegura que uma obra ou determina edificação segue as providências legais e exigências mínimas de qualidade. E você, o que está esperando para melhorar ou otimizar esse processo em suas obras?

Aproveite e veja como fazer um laudo técnico de vistoria de obra!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo