BLOG

Biblioteca BIM: o que é e como utilizar recursos

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

BIM (Building Information Modeling) é uma tecnologia que desenvolve um modelo digital da construção, otimizando a produção de plantas técnicas 2D, maquete eletrônica e questões associadas a planejamento e gestão. Uma das ferramentas dessa tecnologia é a biblioteca BIM.

Dessa forma, a fim de abordar o tema e a sua importância, fizemos este artigo. Falaremos sobre o que é uma biblioteca BIM, qual a sua importância, onde baixar objetos BIM e como utilizar esta ferramenta para os projetos feitos em BIM.

O que é biblioteca BIM?

O que é biblioteca BIM?

Biblioteca BIM nada mais é do que o acervo de objetos ou componentes BIM. Naturalmente, estes elementos são armazenados de forma digital. Eles são fundamentais e complementares para todos os tipos de projetos da construção civil, passando por arquitetura, interiores, estruturas e projetos complementares.

Atualmente, a maioria dos componentes disponíveis em BIM são elaborados no exterior, especialmente nos EUA e Europa, ficando disponíveis na internet. Contudo, há uma grande dificuldade em encontrar estes itens no país, pois a maioria das empresas ainda não aderiram a esta nova tecnologia.

Além disso, nem todos os elementos elaborados no exterior são compatíveis com a construção civil nacional, o que gera muitas inadequações e incompatibilidades com a nossa indústria da construção.

Desse modo, a fim de vencer esse gargalo no nosso mercado BIM e facilitar a sua utilização, assim como divulgar os produtos, muitas empresas têm investido em uma biblioteca BIM.

Além disso, organizações sem fins lucrativos têm feito esforços para aumentar o acervo em suas bibliotecas BIM.

O uso da biblioteca BIM é semelhante a uma biblioteca convencional. Ou seja, os itens são separados de acordo com a sua natureza. Existem diversas seções para elementos de grupos distintos, como Paisagismo, Interiores, Estrutura, entre outros.

Ademais, é possível ter acesso às informações durante todo o clico de uma obra, desde a sua demolição até que esta seja finalizada. Desse modo, pode ser criado um orçamento mais eficiente para cada uma das etapas da construção, contribuindo para um resultado mais interessante para as partes envolvidas.

Assim, com uso desta ferramenta, os profissionais responsáveis pelo orçamento conseguem identificar imprevistos e antecipar boa parte dos problemas, prevendo gastos adicionais durante toda a obra.

Portanto, podemos afirmar que a principal vantagem dessa ferramenta está na prevenção de gastos desnecessários e desperdício no canteiro de obra.

Quais são as bibliotecas BIM mais conhecidas?

O que é biblioteca BIM?

Existem diversas bibliotecas BIM disponíveis no mercado. Entre as mais famosas, podemos destacar:

·   Biblioteca BIM Gerdau;

·   Biblioteca BIM Brasil;

·   Biblioteca BIM Revit;

·   Biblioteca BIM nacional;

·   Biblioteca BIM Archicad.

Falaremos agora um pouco sobre elas.

Biblioteca BIM Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço. Além disso, é um a das maiores fornecedoras de aço longo nas Américas. Quando o assunto é aços especiais, é uma das maiores do mundo.

No Brasil, além dos aços planos, a empresa produz minério de ferro para consumo próprio. Desse modo, é uma das maiores referências para a construção civil, especialmente quando falamos em produção de estruturas de aço para obras de engenharia.

A fim de se adequar à modernização do mercado da construção civil, a empresa desenvolveu uma biblioteca BIM própria, disponibilizando os materiais que comercializa.

Os materiais foram desenvolvidos para as plataformas Autodesk Revit e garantem maior velocidade e praticidade para a elaboração dos projetos.

Vale destacar que a biblioteca BIM Gerdau é mais voltada para o mercado de engenharia, por conta de seus elementos de aço serem muito requisitados em projetos estruturais. Por isso, a escolha pelas plataformas de Revit.

Biblioteca BIM Revit

O Revit é o software BIM mais utilizado no país. São vários os fatores que fazem com que esse programa seja o mais utilizado, como a boa reputação da empresa Autodesk, que desenvolve o software; Intuitividade do programa — não requer muito treinamento para que este seja utilizado; boa integração entre arquitetura e engenharia.

Desse modo, as bibliotecas mais procuradas são aquelas que contém elementos compatíveis com o Revit, ou “famílias”, como estes objetos são conhecidos no software.

Existem centenas de bibliotecas para Revit disponíveis na Internet. Entre as principais, podemos citar:

·   Plataforma BIM BR — que aprofundaremos mais à frente;

·   NBS National BIM Librar;

·   BimObject;

·   Revit City;

·   Família BIM;

·   3DLibrary;

·   Vitrine Revit.

·   BimStore;

·   Arcat;

·   Polantis;

·   Entre outras.

Biblioteca BIM nacional ou Biblioteca BIM Brasil

Esta é uma biblioteca pública, cujo objetivo é estimular e disseminar as boas práticas na utilização da tecnologia BIM para construção civil. Foi criada pelo Ministério da Indústria e ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

Este é um esforço resultado das diretrizes organizadas pela Estratégia BIM BR, elaborada no ano de 2018 e sancionada pelo então presidente Michel Temer. Essa estratégia tem como objetivo melhorar o ambiente do mercado da construção a fim de viabilizar a implementação gradual do BIM no país.

Portanto, a criação da biblioteca pública tem como objetivo viabilizar os objetivos gerais e específicos da Estratégia BIM BR.

Biblioteca BIM Archicad

O Archicad é outro software que utiliza tecnologia BIM muito utilizado na construção civil, especialmente por arquitetos. Desse modo, uma biblioteca que se adeque ao software é muito requisitada, especialmente no mercado de arquitetura e decoração.

Existem diversas bibliotecas BIM Archicad disponíveis de forma gratuita na internet. Com uma rápida pesquisa, é possível encontrá-las. Além disso, a Graphisoft, empresa que desenvolve o programa, possui sua própria biblioteca.

Dessa forma, a biblioteca BIM Archicad da Graphisoft é um excelente início para quem deseja otimizar os seus projetos BIM em Archicad, melhorando a qualidade do projeto, especialmente para a composição de perspectivas.

Conclusão

A tecnologia BIM deixou de ser uma tecnologia promissora para se tornar uma realidade já na década passada. Atualmente, já existem previsões de uso integral dessa tecnologia para projetos de construção civil, especialmente em obras públicas, vide Decreto BIM e Nova Lei de Licitações.

Desse modo, é possível ver um movimento de adoção, incentivo e regulamentação do uso do BIM na construção civil. Empresas que não adotarem essa tecnologia, ou adotarem de modo parcial ou incorreto, ficarão para trás e perderão em objetividade, eficiência e economia.

Sendo assim, uma das ferramentas mais importantes para aproveitar esse movimento de implementação global desta tecnologia está no uso da Biblioteca BIM. Com o uso desta ferramenta, as obras se tornam mais complementares e eficientes, melhorando também aspectos de gestão como planejamento e orçamento de obra.

Agora que você já sabe tudo sobre a Biblioteca BIM, saiba mais sobre o OpenBIM!

Compartilhe essa publicação