Conheça as vantagens do planejamento de obras com o BIM 4D

A dimensão BIM 4D é apenas uma das muitas outras dimensões do BIM. Esta dimensão trata sobre a questão do planejamento do projeto e construção, etapa fundamental para a construção eficiente e produtiva das edificações. Dessa maneira, é importante que os profissionais da construção saibam o que é planejamento 4D.

Com o intuito de abordar essa questão, fizemos esse artigo. Relembraremos rapidamente o conceito de BIM e destacaremos o que é o planejamento 4D, para que ele serve, suas vantagens, desafios e sua aplicação na construção. Ao final, falaremos sobre alguns cases de sucesso do uso dessa dimensão no mundo.

Ficou interessado? Então acompanhe este artigo até o final para saber tudo sobre o assunto!

O que é o BIM 4D?

BIM é a sigla para Building Information Modeling (Modelo da informação da construção). É uma metodologia revolucionária para a construção civil pois alterou de forma completa a forma de projetar, planejar e executar obras e edificações.

Profissionais conseguem, com uso dessa tecnologia, elaborar um modelo digital da construção, fiel ao que existirá no ‘mundo real’. A partir desse modelo digital, todas as informações podem ser extraídas (informações gráficas de plantas baixas, cortes, etc.; informações de planejamento, orçamento, sustentabilidade, entre outros).

Existem diversas esferas do BIM: 2D – Gráfico; 3D – Modelo; 4D – Planejamento; 5D – Orçamento; 6D – Sustentabilidade e 7D – Gestão da manutenção.

Aqui daremos maior atenção à esfera 4D do BIM. Afinal, para que serve a quarta dimensão do BIM? Como adiantamos, essa esfera está relacionada ao planejamento.

Essa esfera do BIM vem sendo utilizada na construção civil com a finalidade de tornar o planejamento e controle de obra mais eficaz, atendendo as premissas que foram determinadas na fase do projeto e também levando um resultado mais fiel para as obras.

Isso ocorre, pois, conduzir um planejamento de obras modernas e inteligentes é um desafio para quem trabalha na atual indústria da construção civil. Do momento em que o projeto é elaborado até a entrega da obra, diversos fatores influenciam para o resultado final. Especialmente em relação aos custos.

Além disso, o gestor deve se preocupar com o ciclo de vida da obra também, o que confere uma importância ainda maior para a etapa de planejamento.

Vale destacar que a esfera de planejamento não está dissociada das outras esferas. Muito pelo contrário, para que a etapa de planejamento seja eficiente, é importante que todas as outras sejam elaboradas de maneira adequada.

Entre as dimensões que se associam, destacamos a BIM 4D e BIM 5D. Entre as principais aplicações da dimensão 4D do BIM, podemos falar da:

  • Construção: facilitando o acompanhamento de obra;
  •  Estudo de viabilidade: fornecendo informações que melhoram a elaboração desse documento;
  • Integração com o cronograma físico-financeiro;
  • Monitoramento: fiscalização das normas, planejamento e orçamento de obra.

Vantagens do BIM 4D

Entre as vantagens que a dimensão 4D do BIM proporciona, falaremos aqui sobre as 4 principais: redução de custos; apoio à decisão melhores resultados em menos tempo e otimização do planejamento.

Redução de custos

A primeira vantagem do BIM 4D está relacionada à redução de custos, algo que é de interesse a todas as empresas do ramo da construção civil. O mais importante é que a redução de custos não vem acompanhada da perda de qualidade na entrega de produtos e serviços.

Segundo pesquisa realizada nos EUA, o uso da esfera 4D do BIM proporciona:

  • Redução de até 40% das mudanças orçamentárias que não estavam previstas;
  • Redução em até 80% do tempo gasto para elaboração de estimativas de custos;
  • Redução de até 3% nos custos com imprecisões;
  • Redução de até 7% no tempo de execução do projeto.

Apoio à decisão

A tomada de decisão dos gestores da construção se torna muito mais eficiente, uma vez que a dimensão 4D permite que a empresa analise inúmeros cenários previstos e faça a previsão dos efeitos de muitos cenários que podem ser analisados por conta dessa nova metodologia.

Melhores resultados em menos tempo

Um procedimento muito importante para o setor da construção está na padronização. Com padronização dos processos de planejamento, há uma sensível melhora nos resultados obtidos pelas construtoras. E tudo isso com menos tempo.

Otimização do planejamento

Por fim, não poderíamos deixar de abordar sobre a otimização da etapa a qual essa dimensão do BIM se propõe: o planejamento. Por si só, essa etapa é fundamental para qualquer obra, projeto ou empresa. Por isso, o uso de metodologias disruptivas, que levam em consideração o projeto do início até o fim do seu ciclo de vida, se torna mais importante.

Isso ocorre, pois, o processo de planejamento se torna mais compatibilizado com outros processos (como o orçamento) e se torna mais eficiente com o BIM 4D.

Desafios para sua implementação

Os desafios para a implementação da dimensão de planejamento do BIM são semelhantes aos desafios da implementação do BIM em geral. Isto é, em geral a dificuldade está na própria resistência dos profissionais em aprender e utilizar uma metodologia nova.

Em geral, há o pensamento de que o que sempre deu certo não precisa ser mexido. Contudo, é importante deixar claro o potencial do uso da metodologia, apontando principalmente as vantagens da redução de custos e redução de tempo para produção de etapas como o próprio planejamento e orçamento.

Recomenda-se uma implementação gradual dos processos para que ela se torne mais efetiva e enfrente menos resistência dos profissionais. Aliado a isso, é aconselhável o investimento na capacitação técnica dos profissionais.

O uso do 4D em projetos de arquitetura e engenharia

Como falamos ao longo do artigo, a dimensão 4D do BIM é relativa à etapa de planejamento da construção. Dessa maneira, ela potencializa uma etapa que já existe na maioria das construtoras e empreiteiras.

Além disso, empresas de engenharia e arquitetura que já utilizam a metodologia BIM também são privilegiadas, pois os seus produtos e serviços são privilegiados, pois fornecem maior integração com as etapas subsequentes da obra.

Cases de sucesso no uso do BIM 4D

O primeiro caso de sucesso de BIM 4D está em uma filial da Disney na cidade de Shanghai, China  — Shanghai Disney Resort. Esse empreendimento utilizou o BIM em todas as suas dimensões e foi inaugurado no ano de 2016. O uso de tecnologia de ponto (softwares, equipamentos e metodologias foi o ponto alto do projeto).

Outro case de sucesso no mundo é a WHIZDOM 101, localizado no sudeste asiático (Tailândia), o que mostra a força do continente na utilização da tecnologia BIM. Assim como exemplo anterior, essa edificação a metodologia BIM por completo, incluindo a etapa de planejamento.

Sendo assim, o BIM 4D é uma dimensão muito promissora do BIM, pois alia a redução de custos à redução de tempo para produção de um determinado empreendimento. Aliado às outras dimensões do BIM, ela tem tudo para modernizar a construção civil na sua construtora.

Gostou do que leu? Então, conheça mais sobre a dimensão 5D do BIM!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo