BIM Manager: o que faz e quais habilidades precisa ter

A gestão de projetos é um elemento cada vez mais importante para a construção civil. É nesse contexto que o BIM Manager se faz necessário e mostra a sua relevância no contexto de obras. Apesar da sua crescente importância para grandes e pequenas empresas, ainda existem aqueles que desconhecem a relevância desse profissional.

Pensando nisso, fizemos este artigo para tratar sobre o assunto, voltado especialmente para os gerentes de projetos que visam otimizar o seu papel como coordenador de projetistas especialistas, sendo estes terceirizados ou não, permitindo que a equipe trabalhe de forma integrada, respeitando fatores como:

  • Estrutura analítica de projeto (EAP);
  • Cronograma físico e financeiro;
  • Entre outros.

Por conta das mudanças proporcionadas pela metodologia BIM (Building Information Moldeling) uma série de processos estão passando por atualizações. Várias empresas, sejam construtoras, incorporadoras ou demais empresas da construção civil como escritórios de arquitetura e engenharia ou mesmo fornecedores de materiais já sentem essa necessidade.  

Para otimizar esse processo, falaremos sobre o BIM Manager, o que é, as atribuições do profissional, quem pode se tornar um, qualificações necessárias, média salarial, cursos necessários e ferramentas. Confira!

O que é um BIM Manager

De maneira resumida, o BIM Manager é o gerente de projetos que utiliza o processo BIM e suas ferramentas para otimizar a gestão de projetos. Dessa forma, está envolvido em todas as etapas da construção.

Todavia, sua participação é muito mais ativa durante a fase inicial do projeto, quando há maior participação das etapas de projeto e planejamento do empreendimento.

Para que seja necessário seguir um fluxo BIM de projetos, é necessário que sejam antecipadas decisões de projeto que antes eram tomadas durante a execução da obra. Entre as decisões, destacamos a definição de qual tipo de material será utilizado para a água (PPR ou CPVC), tipo de esquadra a ser utilizada, altura do forro de gesso, entre outras decisões relativas ao projeto e construção.

Qual é a função do BIM Manager?

O BIM Manager contribui para organizar o cronograma do projeto e o orçamento durante a fase anterior à construção. Dessa forma, quanto mais informações forem inseridas de forma ordenada no modelo digital da construção, mais fácil será a execução das segmentações correspondentes.

Ademais, a coordenação das diferentes equipes de projetistas, fornecedores e construtores que o BIM Manager promove garante maior comunicação colaborativa entre profissionais e diferentes setores envolvidos, o que faz desse profissional uma peça chave em todo o processo de gestão da construção.

Todavia, como estamos falando de uma nova metodologia e de novos softwares e tecnologias para otimizar a assertividade dos processos de gestão e produtividade global, ter domínio sobre a metodologia e ferramentas BIM é fundamental para que este profissional possa desempenhar sua atividade com excelência.

E entre as atividades, destacamos compatibilizar projetos, extração de quantitativos diretamente do modelo digital levando em consideração diferentes cenários possíveis para a construção, obtendo assim o melhor desempenho físico-financeiro para o contexto de obra apresentado.

Além dos softwares BIM, como o Revit, o profissional deve ter pleno entendimento sobre ferramentas essenciais como a Estrutura Analítica de Projeto – EAP e BIM Mandate.

Estrutura Analítica de Projeto – EAP

O principal objetivo dessa ferramenta está em organizar o que precisa ser feito para que sejam definidas as etapas de entrega que contribuem para otimizar o andamento do projeto.

Trata-se de uma segmentação global do projeto em partes menores respeitando sempre uma hierarquia projetual existente. Cada uma dessas partes apresenta seus processos e tarefas, dando ao gerente de projetos maior visibilidade das principais entregas.

De maneira geral, a estrutura analítica de projeto contribui para definir o processo de trabalho necessário para um determinado projeto; atualização de documentos conforme acontece revisões e correções; promoção de uma visão comum do trabalho do projeto; controle do andamento do projeto.

Ademais, e talvez mais importante, o EAP permite o apoio a outros processos de gerenciamento de projetos, como planejar recursos, identificar riscos e estimar os custos, além de entregar uma linha de base de escopo.

BIM Mandate

Uma incorporadora ou construtora que busca seguir os padrões de qualidade deve, antes de se preocupar com a metodologia BIM, buscar desenvolver um bom Plano de Execução de Projetos.

O plano de execução é um documento que apresenta as diretrizes que norteiam o desenvolvimento do projeto, com padrões construtivos definidos pela construtora, específicos para cada disciplina do projeto.

Dessa maneira, o documento serve como base para que as equipes envolvidas compreendam quais são os padrões de entrega, qual os métodos construtivos aplicados, qual é a representação gráfica, memoriais descritivos e quantitativos de materiais apresentados e tudo mais que for julgado essencial para formalizar o padrão de qualidade adequado.

O BIM Mandate, também conhecido como Plano de Execução BIM, também segue essa linha. Ele é o documento que apresenta de forma minuciosa os aspectos de modelagem das informações de um projeto que devem ser realizados, além do nível de detalhamento necessário em cada etapa do projeto.

Como se tornar um BIM Manager

Para se tornar um BIM Manager, é necessário estar ligado de forma plena ao universo da construção civil. Apesar de não existir exigências formais, recomenda-se que o profissional seja um engenheiro ou arquiteto (especialmente engenheiro).

Também costuma-se exigir que o profissional, antes de se tornar um BIM Manager, tenha conhecimento sobre gestão de projetos e, evidentemente, profundo conhecimento sobre metodologia BIM e nas ferramentas que trabalham a partir dessa metodologia, como o Revit.

Especializações em gestão de projetos com ênfase em metodologia BIM podem costumam ser exigidas pela empresa que atuam no mercado da construção civil.

Carreira e média salarial da profissão

A carreira do BIM Manager é uma das mais promissoras no atual contexto da construção civil, que exige cada vez mais dos engenheiros conhecimentos de gestão e de metodologia BIM. Afinal, o BIM é cada vez mais exigido para construções públicas e em 2021 passou a ser obrigatório para órgãos pilotos, de acordo com o Decreto BIM.

Quando falamos em remuneração, segundo o Glassdoor, o salário BIM Manager tem uma média de R$ 6.775,00. Ou seja, é muito elevado, sobretudo por conta da alta exigência de suas qualificações.

Entre os requisitos exigidos para um profissional dessa natureza, destacamos os conhecimentos em gestão de projetos e metodologia. Dessa forma, não é raro que se exija que o profissional seja um especialista em BIM.

Ademais, é importante que o BIM Manager tenha conhecimento geral sobre todos os aspectos da obra. Afinal, ele é o gestor que atua e toma decisões em etapas referentes a todos os processos.

Qual software de gestão em BIM usar?

Os softwares de gestão em BIM que o BIM Manager pode utilizar são variados. O mais comum é o Revit, especialmente para projetos de arquitetura e complementares de engenharia.

Todavia, outros softwares podem ser utilizados para outras esferas do BIM também, como a esfera 5D do BIM, que trata sobre o orçamento de obras.

Nesse contexto, o software OrçaFascio, voltado para o orçamento de obras, é uma excelente solução. O plugin Orça BIM, integrado ao sistema de orçamento OrçaFascio e ao Revit, garante o desenvolvimento de projetos com a redução de tempo de trabalho e evasão de custos do empreendimento, reduzindo o tempo de levantamento e extração de quantitativos.

Sendo assim, o BIM Manager é um profissional necessário no atual contexto da construção, em que a metodologia BIM se torna cada vez mais exigida e o gerenciamento de projetos mais importante para a qualidade e competitividade das empresas da construção civil.

Aproveite e saiba mais sobre a metodologia BIM, baixando o e-book gratuito que preparamos sobre o tema.

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Downloads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Construtechs ganham cada vez mais destaque no mercado

Trabalho em altura: 8 medidas para profissionais da construção

PBQP-H: o que é e como construtoras podem aderir ao programa

Conheça o plugin mais completo para orçamento em modelo BIM

Reduza seu tempo de trabalho durante o levantamento do quantitativo de obras com o OrçaBIM integrado ao Revit.