CBIC lança guia prático sobre normas técnicas de saneamento básico.

Construção CivilNotíciasOrçafascio
cbic
Powered by Rock Convert

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou, recentemente, um guia prático sobre normas técnicas de saneamento básico. Ele está disponível em formato online. Consiste em um checklist eletrônico das normas técnicas da ABNT relacionado ao abastecimento de água potável, limpeza urbana, escoamento de águas pluviais, manejo de resíduos sólidos e esgotamento sanitário.

Com um guia prático e intuitivo, há o objetivo de facilitar a identificação das normas técnicas, induzindo que os responsáveis por estas obras respeitem as determinações legais e cumpram exigências mínimas de qualidade. Para acessar o guia, é importante se cadastrar no Portal do CBIC.

O guia foi desenvolvido por meio de pesquisa e identificação das principais normas que são relativas ao tema. O trabalho foi produzido pelo Comitê Brasileiro de Saneamento Básico (CB-177) e em suas comissões de estudo. Parte dessas discussões se deram graças A associação Brasileira de Normas Técnicas, em seu site oficial.  

A identificação das normas técnicas ocorreu por meio de pesquisas usando a CIN — Classificação Internacional de Normas, tabela internacional de recuperação de normas técnicas ICS/ISSO, normativos técnicos – Copasa, e, evidentemente, as normas presentes na ABNT.

O portal oferece diversos sublinks, oferecendo informações sobre as normas citadas, se elas estão sob revisão. E é possível clicar sobre qualquer norma apresentada, direcionando ao site da ABNT e para a página da referida norma técnica. Assim, é possível tirar a dúvida de forma imediata.

Powered by Rock Convert

A importância desse guia se deve ao fato do saneamento ser uma das áreas mais importantes e complexas da construção civil. Compreender e saber utilizar esse material é fundamental para acelerar processos de construção, diminuir retrabalhos e assegura a execução de obras seguras e eficientes. E você, o que está esperando para acessar o guia?


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Gostou do que leu? Então conheça o OrçaFascio e faça orçamentos mais eficientes para as suas obras!  

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu