BLOG

Como reaproveitar a água no canteiro de obras:  aprenda a colocar em prática

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Reaproveitar água no canteiro de obras se tornou uma exigência para a construção civil nos dias atuais. Além de economizar, essa ação promove maior sustentabilidade ao construir, garantindo assim a responsabilidade social e ecológica que toda construtora deve ter nos dias atuais.

Outro ponto importante sobre essa prática é a de garantir a obtenção de selos de sustentabilidade, como o Leed. Para explanar de forma mais profunda e categórica sobre o tema, fizemos esse artigo para tratar do assunto.

Boa leitura!

Por que devo me preocupar com o canteiro de obras?

Reaproveitar a água no canteiro de obras.

O canteiro de obras é o coração da construção. Afinal, nele são elaborados todos os processos para executar a edificação, incluindo elaboração das estruturas, alvenarias, cobertura, revestimento, concretagem, etc. Desse modo, antes de pensar na redução do desperdício de qualquer material — incluindo a água —, é necessário pensar em um bom canteiro.

Este espaço deve ser pensado com racionalidade, seguindo as boas práticas técnicas e também as normas que tratam sobre as obrigatoriedades e restrição do canteiro de obras. Entre os regulamentos que tratam deste ambiente, destacamos a NR 18.

O espaço destinado ao canteiro reúne diferentes ambientes, como depósito de materiais, refeitórios e dormitórios (quando for preciso), além de zonas de descanso, para descarga de materiais e áreas livres, onde ocorre o fluxo de pessoas e materiais de construção.

A água está presente em todos os ambientes do canteiro, mas o seu gasto é mais elevado na construção em si, especialmente na produção do concreto. Dessa forma, os esforços feitos para economizar água devem se concentrar principalmente durante esses processos.

Antes de reaproveitar a água, é necessário economizar no consumo. Para isso, é importante maior controle na produção do concreto. Adquirir concreto já pronto de usinas é uma alternativa, pois ele é produzido em ambientes controlados, onde o consumo é mais controlado.

Além disso, é importante verificar as instalações, verificar se não existem vazamentos, etc.

A importância sustentabilidade na construção civil

A sustentabilidade já foi tratada, durante muito tempo, como item acessório. Em um ambiente mais técnico, como a construção, esse pensamento perdurou por mais tempo. Hoje, essa percepção sobre o desenvolvimento sustentável não é mais a mesma.

E vários fatores influenciam essa mudança de perspectiva por parte de profissionais e empresas da construção civil. O principal deles é cultural. Houve uma mudança na sociedade. Antes, a preocupação ambiental era praticamente zero. Hoje, essa preocupação existe e é relevante em várias camadas da sociedade.

Outros aspectos são relativos às exigências técnicas. Sustentabilidade deixou de ser um capricho e passou a ser uma necessidade, pois contribui para a economia de insumos, incluindo a água. Assim, a obra se torna mais barata.

Por fim, temos aspectos legais. A cada dia cresce a exigência para que as obras se tornem menos poluentes. Essa cobrança até o momento não ocorre por meio da restrição, mas sim do incentivo de construções verdes.

Um exemplo que podemos citar é o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal, que é exigência para que empreendimentos imobiliários consigam crédito junto à instituição financeira.

Uma das principais exigências para construções sustentáveis é reduzir o consumo de água. E essa redução passa também pelo reaproveitamento.

Dicas para reaproveitar água no canteiro de obras

Agora sem mais delongas, vamos abordar as principais dicas que você deve seguir para reaproveitamento de água na sua construção. São elas:

·        Reaproveitamento de águas pluviais;

·        Utilize água reaproveitada no processo de cura do concreto;

·        Instale um sistema de calhas;

·        Use temporizadores e redutores;

·        Planeje um sistema de distribuição do recurso;

·        Eduque a equipe do canteiro.

Reaproveitamento de águas pluviais

Reaproveitar água da chuva é uma excelente alternativa para contribuir para a redução do consumo de água. Para que esse reaproveitamento seja feito com eficiência, é necessário que seja elaborado um sistema de captação das águas das chuvas, conduzindo a água da cobertura para um reservatório.

É importante que o depósito e o sistema de condução estejam limpos, sobretudo de matéria orgânica, a fim de preservar a água para uso na construção. Para dormitórios e reservatórios, essa água deve ser utilizada para sanitários, limpeza dos espaços internos e não para consumo humano, como para cozinhar.

Os pontos de coleta devem ser coerentes com o layout do canteiro de obras. Isto é, devem ser pensados de forma conjunta.  

Utilize água reaproveitada no processo de cura do concreto

O processo de produção do concreto — incluindo o tempo de cura — é um dos que mais demanda consumo de água na construção civil. Para essa etapa, o uso de água da chuva contribui para diminuir muito o consumo de água da rede pública, reduzindo o desperdício e os gastos com o insumo.

Instale um sistema de calhas

As calhas funcionam como captadores das águas da chuva. Dessa maneira, para ter um reaproveitamento eficiente, é importante que o sistema de calha seja pensado com criatividade, a fim de aumentar a captação deste recurso tão precioso.

Use temporizadores e redutores

Temporizadores são ferramentas que controlam o tempo de uso de um determinado produto, enquanto os redutores são utilizados para regular a pressão. Quanto instalados em torneiras, chuveiros, esses instrumentos contribuem para controlar o consumo de água.  

Planeje um sistema de distribuição do recurso

O sistema de distribuição de água deve ser inteligente, respeitando as particularidades de cada canteiro e a implantação do layout. Além de sanitários, a água pluvial, para alojamentos, pode ser utilizada para limpeza de espaços e materiais da construção.

Eduque a equipe do canteiro

Outro aspecto fundamental para reduzir o consumo de água no canteiro de obras, assim como reaproveitá-la, está a educação da equipe que atua diretamente no canteiro.

A educação consiste em conscientizar e explicar o porquê de as ações estarem sendo realizadas, ensinando os colaboradores sobre os sistemas e ferramentas utilizadas para redução e reaproveitamento do recurso hídrico.

Outras soluções sustentáveis que você pode implementar em sua obra

Para aumentar o nível de sustentabilidade da sua obra, é necessário adotar mais medidas sustentáveis, que podem (e devem) ser integradas aos processos de reaproveitamento de água.

Uma das mais utilizadas é o ecotelhado (ou telhado verde). Este telhado contribui para o aprimoramento estético da construção, além da redução das temperaturas no ambiente, pois é capaz de reduzir a absorção de calor. É também uma importante alternativa para aumentar a cobertura de vegetação em áreas urbanas muito densamente construídas.

O uso de novos materiais, como tijolo ecológico, pode contribuir para tornar a profissão mais sustentável.

Todavia, é importante ressaltar que não existe fórmula mágica. Uma mesma solução pode ser sustentável para uma realidade e não para outra. É necessário que o projetista e empresa pensem cada solução de forma particular, analisando as condicionantes de cada empreendimento.

Reaproveitar água no canteiro de obras não garante a sustentabilidade na sua obra, mas é um passo importante para alcançá-la. Promove a economia e redução dos gastos e traz inúmeros benefícios, como a promoção do marketing verde para a sua construtora.

Este reaproveitamento de água deve ser documentado no Relatório Diário de Obras, instrumento que registra todos os passos feitos durante a execução da construção. Para saber mais sobre esse documento, acesse nosso e-book

Compartilhe essa publicação