Conciliando o trabalho Home Office com o fluxo BIM.

home office
Powered by Rock Convert

Estamos vivendo um momento peculiar em nossa história. Atravessamos a maior pandemia da história recente, e, pelo menos, 1/3 do mundo entrou em quarentena. Dessa maneira, muitos trabalhos passaram a ser feitos de forma remota e o home office foi adotado para muitas profissões. Dessa forma, como o home office é impactado pela tecnologia BIM? Quais são as vantagens? E quais os cuidados que você deve tomar?

Com o intuito de responder a estas questões, preparamos esse breve artigo para você. Continue lendo e confira!

Entenda porque Home office e tecnologia BIM casam tão bem

O home office é uma categoria de trabalho recente, muito atrelada aos novos tempos em que a cultura digital transformou boa parte das nossas vidas. Atualmente, quase tudo que fazemos está conectado com a internet, quase todos nós temos redes sociais, smartphones. Isso alterou a forma como nos relacionamos, como interagimos e como trabalhamos.

A hiperconectividade que a internet nos trouxe, aliada aos programas cada vez mais integrados, tornou possível a execução de trabalhos remotos. E isso ocorreu também na construção civil. Anteriormente, as plantas técnicas eram feitas em grandes — e de forma manual. Posteriormente, o Autocad passou a ser utilizado. Contudo, apesar da inovação de criar uma planta digitalmente, os produtos gerados pelo Autocad não passavam disso — uma planta técnica digital.

No entanto, o processo começou a se transformar quanto a tecnologia BIM passou a ser desenvolvida. Não seriam geradas mais plantas, mas sim modelos digitais, que correspondem a construção propriamente dita, editada e configurada de forma digital. A partir desse modelo, portanto, se tornou possível extrair todas as informações técnicas relativas a construção: planta baixa, cortes, 3D, projetos complementares, etc.

E isso se tornou imprescindível para a compatibilização de projetos, um problema muito recorrente em obras de construção civil. Com o Autocad, era necessário criar diversas plantas distintas. E muitas dessas plantas eram elaboradas por profissionais diferentes. Devido ao erro humano, excesso de trabalho ou outros fatores, alguns erros acabam passando batidos e muitos deles só eram observados durante a execução da obra.

Com isso, as obras atrasavam e os custos aumentavam. Com a tecnologia BIM, e que o modelo digital pode ser compartilhado entre os profissionais envolvidos na elaboração da obra, esses erros se tornaram mais incomuns. E de forma proporcional. Ou seja, quanto maior o conhecimento da equipe, menor as chances de isso ocorrer.

Veja quais são as vantagens de usar tecnologia BIM para o home office

Listamos agora algumas das vantagens de usar a tecnologia BIM para o home office em construção civil.

Compatibilidade: como falamos anteriormente, a compatibilidade entre diferentes projetos (arquitetônico, estrutural, etc.) é o maior ponto positivo da tecnologia BIM. Com profissionais trabalhando de forma remota, e compartilhando o modelo entre si, reduz o risco quase a zero desse tipo de problema ocorrer.

Produtividade: um dos grandes pontos negativos do home office é a queda de produtividade. Muitos especialistas do mundo corporativo destacam a importância da proximidade física entre profissionais para que a comunicação seja otimizada. Com a tecnologia BIM, a produtividade aumenta naturalmente.

Powered by Rock Convert

Integração com orçamento da obra: a tecnologia BIM tem, naturalmente, a dimensão do orçamento. Além disso, é possível integrar essa dimensão com plugins, como o nosso, da orçafascio, e tornar o processo ainda mais eficiente.

Unificação de informações: todas o modelo é unificado em um arquivo informático. Isso diminui espaço e torna o projeto mais fácil de ser encontrado sem seus arquivos pessoais.

Melhora na qualidade do modelo: com o uso da tecnologia BIM, os modelos melhoram de qualidade quanto aos seus aspectos no 3D, pois o futuro objeto é modelo de acordo com as suas propriedades físicas, imitando a construção de uma obra real.

Base de dados: conforme você utiliza o BIM, é possível montar uma biblioteca suficientemente grande para tornar a criação de modelos bastante rápida, aumentando assim a produtividade do trabalho — e também a qualidade.

Saiba quais são as medidas que você deve tomar para otimizar o home office com uso da tecnologia BIM

Por ser uma tecnologia relativamente nova no mercado de construção civil, é importante tomar alguns cuidados para que o uso a tecnologia BIM no home office seja otimizado. Em primeiro lugar, é importante que os colaboradores saibam do que se trata a tecnologia e, principalmente, saibam como utilizá-la de forma eficiente. De nada adianta utilizar a tecnologia se os colaboradores da empresa têm pouco familiaridade ao tema.

Outro ponto importante é que os colaboradores devem ter equipamentos capazes de suportar o uso da tecnologia BIM. Os modelos digitais que se utilizam dessa tecnologia acabam ficando um pouco pesados. Não são todos os computadores que conseguem manusear os modelos de forma eficiente. Então é importante saber se há condição de oferecer equipamento para que a tecnologia possa ser utilizada de forma eficiente.

Por fim, mas não menos importante, o fato da tecnologia BIM aumentar a compatibilidade no projeto não elimina a necessidade de buscar aperfeiçoar a comunicação interna da empresa, especialmente nas áreas responsáveis direta pelo projeto (arquitetônico, estrutural, orçamento, etc.). Apenas assim será possível executar uma obra segura, com bom acabamento e em um orçamento condizente com a realidade e expectativa do projeto.

Como o BIM e a Orçafascio podem ajudá-lo com orçamento de obras

A tecnologia BIM já inclui, naturalmente, o orçamento de obra como uma das etapas do modelo digital. Todavia, é sempre bom buscar otimizar essa questão, pois o orçamento é um dos elementos mais importantes para qualquer construção. Dessa maneira, você pode incorporar um dos softwares de orçamento mais utilizados do mercado, o OrçaFascio, com a tecnologia BIM — usando, para tal, o OrçaBIM.

Sendo assim, o home office tende a crescer de forma gradativa ao longo dos anos, de modo a dar maior comodidade tanto aos empregados quanto aos empregadores. A atual pandemia do novo coronavírus fez com que essa situação se antecipasse e muitas empresas já pensam em estender o home office. Na construção, a tecnologia BIM é grande responsável por otimizar esse processo e a OrçaFascio tem tudo para complementar o processo de forma inteligente.

Gostou do que leu? Então saiba como funciona o processo 5D no processo BIM!

Compartilhar

Posts relacionados

Posts em destaque

Menu