Conheça 10 tecnologias para construção civil em 2020.

A construção civil é um setor com bastante inovação. A tecnologia é uma grande aliada para aprimorar os processos construtivos, criando técnicas e metodologias mais sustentáveis, eficazes e lucrativas para o mercado. Por isso, é importante estar sempre atualizado quanto às inovações. Portanto, é importante que você conheça 10 tecnologias da construção civil.

Continue lendo e confira!

1. BIM

BIM é a sigla para Building Information Modeling. Consiste na modelação de informações do modelo da construção. Com essa tecnologia, são produzidas e armazenadas informações que abrangem toda o ciclo de vida de um edifício. Desde que foi criado, o BIM representou uma verdadeira revolução na construção civil, pois atravessou a fase do desenho técnico, realizado de forma manual ou digitalizada.

Com a tecnologia, foi possível criar um modelo virtual — simulando com grande semelhança todas as etapas construtivas que são adotadas na realidade. Assim, muitos problemas de compatibilidade foram solucionados ou minimizados, além de dar maior velocidade e previsibilidade às etapas construtivas. Outro ponto importante é a sua compatibilidade com diversas outras tecnologias.

Outro ponto muito positivo sobre a tecnologia BIM é a questão do orçamento de obras, pois torna o processo mais complexo, no que diz respeito ao detalhamento, e mais simples, no que diz respeito ao manuseio deste elemento. Atualmente, a OrçaFascio conta com um plugin para utilizar no Revit: o OrçaBim.

2. Drones

O drone pode ser utilizado em diversas etapas da construção civil: mapeamento, lançamento de cabos, inspeções e venda de imóveis.

O mapeamento é realizado pelo fato do drone conseguir atingir uma grande altura, e com ajudas de outros instrumentos, como câmeras específicas para esse tipo de atividade, softwares de mapeamento para transformar as imagens captadas em informações relevantes para a construção, etc.

O lançamento de cabos com drone é outra atividade muito importante com este elemento. Quando falamos de transmissão de energia, o lançamento dos cabos é um grande desafio, especialmente em grandes distâncias, quando obstáculos se tornam bastante variado. Florestas, Mares, Vales, entre outros, atrapalham essa atividade. Com o Drone, esse desafio se torna mais fácil de ser vencido.

Alguns telhados e superfícies de construções são de difícil acesso, seja por conta da sua altura, seja por conta da sua estrutura. Dessa maneira, uma forma inteligente de fazer a inspeção nesses espaços é por meio do Drone, pois mesmo no solo, é possível ter um panorama completo sobre essas superfícies superiores.

Por fim, destacamos a venda de imóveis, a última etapa da construção civil. Os drones geram imagens bastantes interessantes, que atraem o público para comprar o imóvel.  

 3. Realidade Aumentada

Realidade aumentada é a uma tecnologia digital, que serve para recriar cenários e realidades. É muito utilizada no mundo dos videogames, levando aos jogadores uma experiência mais próxima do real do que o modo tradicional de jogar videogame. Todavia, a realidade aumentada pode ser usada em muitas outras áreas, como a construção civil, especialmente no que diz respeito a fase de vendas.

Muitos clientes têm dificuldade em compreender a dinâmica das plantas e das perspectivas apresentadas. A realidade aumentada, portanto, é uma grande aliada para maior compreensão do cliente na edificação.

4. Tecnologia utilizável

Tecnologia utilizável, ou construction wearables são vestuários que os colaboradores utilizam que permitem a monitoração da sua atividade no campo de trabalho. Desse modo, é uma evolução dos tradicionais EPIs, que apresentam como objetivo aumentar a segurança do colaborador no ambiente de trabalho. Além da proteção tradicional, essa tecnologia permite o monitoramento de outros fatores, como a fadiga e se o funcionário está no local adequado para realizar a atividade para o qual foi designado.

5. Internet das coisas

Internet das coisas também pode ser conhecida por sua sigla (IoT). Consiste em um tipo de internet, não voltado para pessoas, mas para objetos, de modo que eles se comuniquem entre si em uma rede própria. Em uma construção civil, a IoT pode ser utilizada para compatibilizar e racionalizar a construção, integrando diferentes equipamentos e etapas construtivas.

6. Robôs

Com o avanço da tecnologia, os robôs deixaram de estar presentes apenas em filmes de ficção científica e passaram também a fazer parte de diversas cadeias produtivas, como a construção civil. Eles podem ser utilizados em diversas áreas da construção, como no posicionamento de blocos de tijolo. Os robôs podem ser operados por controle humano; por programação prévia ou mesmo de forma autônoma.  

7. Concreto autocicatrizante

O concreto autocicatrizante é muito utilizado no reparo de fissuras em obras de concreto. Para isso, conta com uma adição de mineral suplementar. Para potencializar a autocicatrização, costuma-se adicionar cristalizantes a esse material. Por isso, esse material é muito recomendado para estações de metrô, estruturas de saneamento e na construção de reservatórios, estruturas que, naturalmente, sofrem bastante com as fissuras.

8. Construção modular

A construção modular não é uma tecnologia recente, mas deve ser destacada como uma tecnologia para ser utilizada neste ano de 2020 e nos próximos. Com a implementação do BIM e de outros elementos que aumentam a compatibilização de estruturas, a construção modular ganha cada vez mais destaque e merece atenção de todas as empresas que trabalham com construção civil.

9. Ecossistemas de tecnologia da construção

Esta tecnologia é referente aos softwares capazes de compartilhar informações sobre o processo de construção em tempo real. A cada dia, novos softwares são produzidos com o intuito de automatizar e acelerar esse processo. Cabe à empresa escolher os melhores e criar uma cultura para compatibilizar as melhores alternativas.

10. Energias renováveis

Por fim, não podemos deixar de citar a utilização de energias renováveis. A sustentabilidade, sempre um pilar para as novas técnicas construtivas, é o principal fator positivo para a utilização deste tipo de energia na construção civil. Mas não se resume a isso. Com energia solar, é possível economizar na conta de energia, o que compensa no médio e longo prazo o investimento realizado.

Novas tecnologias e orçamento de obras

As tecnologias são importantes para alcançar uma melhor qualidade construtiva. Mas elas estão longe de serem os únicos elementos. É necessário utilizar metodologias e ferramentas modernas, como as que estão relacionadas ao orçamento de obras — que é um dos pilares de qualquer empresa da construção civil.

Sendo assim, as 10 tecnologias da construção civil para 2020 são instrumentos para melhorar os processos construtivos, dando maior qualidade às edificações e tornando-as diferentes. A OrçaFascio pode auxiliá-lo, pois nosso software de orçamento é um aliado, compatível com diversas outras tecnologias e de alcance nacional.

Gostou do que leu? Então leia nosso artigo sobre a inovação dos drones na construção civil!


Melhore sua gestão orçamentária

O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.

incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.

As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.

Experimente o modulo PREMIUM grátis por 7 dias

Agora que você já sabe o que fazer para economizar em reformas, entenda a importância da responsabilidade técnica em construções e reformas!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo