Construção enxuta: 7 passos para adotar esse método

A construção enxuta é uma excelente alternativa para as construtoras reduzirem o desperdício na obra, um dos maiores problemas de nosso mercado.

Por conta disso, é um dos aspectos que mais tem atraído a atenção das empresas da construção civil. Com a finalidade de apresentar e aprofundar sobre o tema, fizemos este artigo. Continue lendo e confira!

O que é construção enxuta?

Construção enxuta consiste na análise do sistema de produção com foco no fluxo de produção em vez de otimização parcial de apenas alguns aspectos. A raiz dessa metodologia de organização da construção vem do Japão, especialmente de suas indústrias automobilísticas como a Toyota.

A empresa adotou o sistema lean após a segunda guerra mundial, quando o país estava arrasado, sem recursos e precisava de algo para aumentar a competitividade de seus produtos em relação aos produtos de outros países, especialmente Estados Unidos. Logo essa metodologia avançou sobre outros ramos da economia, como a construção civil — Lean Construction.

A metodologia lean busca eliminar as perdas no processo produtivo. Tudo que não agrega valor ao produto, mas que simultaneamente consome recursos (matéria-prima e dinheiro) e tempo dos gestores e colaboradores.

Exemplos disso são as esperas, movimentos desnecessários de materiais e de trabalhadores no canteiro de obra e defeitos do produto — no caso da construção civil, de sistemas construtivos.

A atenção está voltada para o sistema de produção em sua totalidade, deixando de lado o foco estrito da produção por sua especialidade que enfatiza a produção em massa ou produtividade do trabalhador.

Dessa forma, a construção enxuta na construção civil oferece diversas vantagens, como redução do desperdício, já citado, e adequação das empresas às exigências para uma construção sustentável para obtenção de selos como Leed e Selo Azul da Caixa.

Existem diversas aplicações, desde a construção civil convencional até a produção das Smart Cities.

A aplicação da metodologia da construção enxuta no Brasil é recente, mas já é um dos diferenciais competitivos apresentados e uma das prioridades para os negócios no setor.

Princípios da construção enxuta

Existem diversos princípios que regem a construção enxuta. Iremos abordar sobre elas neste momento.

Reduzir a parcela de atividades que não agregam valor

Grande parte das atividades de um negócio não agregam valor ao produto final. Um exemplo disso são as atividades do setor fiscal, responsável por gerir e pagar os impostos gerados pela atividade.

Algumas dessas atividades, como a citada, são fundamentais. Afinal, a empresa e obra precisam estar legalizadas para não ter problemas futuros com processos judiciais. Outros aspectos podem ser cortados, especialmente quando se adquire novas ferramentas e softwares que diminuem a necessidade de mão de obra.

Essas atividades devem ser identificadas e reduzidas.

Aumentar o valor do produto através da consideração das necessidades dos clientes

O preço de um mesmo produto varia de acordo com a necessidade do cliente. Quanto maior for a sensação de necessidade, maior tende a ser o valor que o cliente está disposto a desembolsar. Portanto, é necessário considerar as necessidades do cliente para focar a produção na construção civil.

Reduzir a variabilidade

Esse princípio é muito importante pois ele costuma ser mal interpretado. Muitos acreditam que a redução da variabilidade significa ausência de inovação dos produtos. Não é isso. Reduzir a variabilidade significa padronizar os processos, os tornando mais ágeis e mais efetivos.

Reduzir o tempo de ciclo

Tempo de ciclo é a soma de tempo de todas as atividades necessárias para realizar uma determinada tarefa. Reduzir essa etapa está ligado essencialmente com o aumento da produtividade.

Simplificar através da redução do número de passos ou partes

Enxugar o processo significa torná-los mais simples. Dessa maneira, é necessário simplificar as etapas de produção. Quanto mais processos um produto precisa para ser feito, maior é a necessidade de mão de obra e de tempo até ele ficar pronto. Portanto, simplificar significa aumentar a produtividade (reduzir tempo e aumentar a qualidade para produção).

Aumentar a flexibilidade de saída

Esse princípio está ligado diretamente com a geração de valor. Graças a esse método é possível alterar as características dos produtos a serem destinados ao cliente, sem que para isso aumente de forma significativa os custos de produção.

Aumentar a transparência dos processos

Aumentar a transparência dos processos é importante por vários motivos. Um deles é otimizar a assimilação dos processos por diferentes colaboradores. Outro, talvez mais importante, é identificar os possíveis erros que ocorrem durante a gestão e execução de um empreendimento, tornando possível que se conserte o erro posteriormente.

7 Passos para implementar a construção enxuta na sua construtora e obra

Agora falaremos sobre como implementar a construção enxuta com os seguintes passos:

  • Entender sobre o assunto;
  • Treinar a equipe;
  • Busca pela estabilidade do sistema de produção;
  • Monitorar processos importantes;
  • Mapeamento do estado futuro;
  • Identificação das medidas de desempenho lean;
  • Criação e implementação dos planos Kaizen.

1. Entender sobre o assunto

O primeiro passo é compreender sobre o assunto e a sua importância. Afinal, ninguém consegue implementar aquilo que não conhece. A leitura de materiais como este é fundamental

2. Treinar a equipe

É necessário que tanto os gestores quanto a equipe compreendam o assunto. Desse modo, é importante treinar a equipe, abordando sobre os princípios da construção enxuta, sua importância e outros aspectos que dizem respeito ao Lean Construction.

3. Busca pela estabilidade do sistema de produção

No mercado da construção civil, é muito comum que se faça encomendas de tijolos, cimentos, porcelanatos e outros materiais. Essa compra, muitas vezes, é realizada sem o planejamento adequado.

Para a construção enxuta, que está relacionada a um sistema de produção no canteiro de obras, exige-se um processo de planejamento e controle de produção. Por isso é necessário um detalhamento das etapas com quantidade exata de materiais que serão necessários para cada etapa da obra, evitando assim o desperdício.

4. Monitorar processos importantes

Além de implementar, é necessário monitorar processos importantes relacionados à construção enxuta, como o processo de planejamento e controle da produção, anotando os erros e oferecendo solução para eles.

5. Mapeamento do estado futuro

É necessário que todos os envolvidos tenham a liberdade de colaborar com o empreendimento, sugerindo ideias produtivas para planejamento do negócio no futuro. Para isso, deve-se levar em consideração as exigências dos clientes, fluxo de trabalho e outros aspectos.

6. Identificação das medidas de desempenho lean

Para que a equipe se mantenha comprometida, é importante mostrar o impacto das ações nos resultados da empresa, assim como apresentar os objetivos alcançados. Além disso, é interessante mostrar o processo evolutivo desde a implementação da construção enxuta.

7. Criação e implementação dos planos Kaizen

Kaizen é outra filosofia japonesa muito utilizada no mundo corporativo. Em tradução livre significa “melhoria continua”. Ou seja, buscar sempre melhorar os planos existentes. Criar e implementar essa filosofia permite um crescimento sustentável do negócio, além do amadurecimento do Lean Construction.

Sendo assim, a construção enxuta é uma excelente alternativa para as construtoras. Reduz o desperdício e otimiza os processos, melhorando a qualidade final do produto e o tornando mais rentável para a empresa. E você, o que está esperando para implementar essa metodologia no seu negócio?

Gostou do que leu? Então, siga a OrçaFascio no Instagram para acompanhar nossas publicações sobre o universo da construção civil. 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Veja 7 dicas sobre licitação de obras e serviços de engenharia

Ecotelhado: entenda o que é essa alternativa sustentável

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras