Conheça 13 cursos para engenheiros civis: online e gratuitos

A engenharia é um campo de atuação profissional bastante técnica. Dessa maneira, é importante que os profissionais que lidam com ela se mantenham atualizados durante todo o tempo, tendo acesso a novas metodologias de trabalho e tecnologias, podendo assim, entregar melhores resultados. Para isso, é importante conhecer os melhores cursos para engenheiros civis!

Os cursos gratuitos voltados para engenharia civil oferecem grande importância para os formados em engenharia, tanto os recentes quanto os que estão em busca de uma reciclagem.

Existem cursos nas mais variadas áreas, como em gestão, processos (orçamento, planejamento, acompanhamento) e em documentos legais para viabilizar a construção da obra — licenciamento ambiental.

Para a primeira opção, a Universidade OrçaFascio é a mais indicada, pois além de abordar sobre os processos, ensina, de modo didático, a manusear o software que automatiza e otimiza a execução dos processos. Para ele, daremos uma atenção especial ao final do artigo, quando terminamos de falar sobre os demais cursos.

Dessa forma, separamos ao longo deste artigo 13 cursos gratuitos para engenheiros civis que você pode fazer para melhorar o seu currículo! 

Gama variada de cursos para engenheiros civis

Os cursos gratuitos para engenheiro civil são diversos e tem como finalidade ensinar ao profissional alguns aspectos que passam despercebidos ou mesmo não são ensinados durante a graduação.

Além disso, os cursos para engenharia civil podem abordar sobre novos assuntos, que não eram foco durante o ensino da engenharia há algum tempo, o que é excelente para profissionais que desejam se reciclar.

Conheça agora os 13 principais cursos gratuitos de cursos gratuitos para engenheiro civil que você pode fazer!

  • Gestão e Gerenciamento de Obras;
  • Licenciamento Ambiental;
  • Mapeamento de Riscos Profissionais;
  • Qualidade em Atendimento ao cliente;
  • Curso em desenvolvimento sustentável;
  • Fundamentos da Gestão de Custos;
  • Motivação nas Organizações;
  • Contratos e sua Aplicação ao Direito Imobiliário;
  • Fundamentos da Administração;
  • Gestão de pessoas e lideranças em tempos de incertezas;
  • Liderança em gestão de projetos;
  • Gestão de Projetos;
  • Orçamento de obras, planejamento e diversos outros na Universidade OrçaFascio.

1. Gestão e Gerenciamento de Obras

Os cursos para engenheiros civis mais procurados ultimamente são aqueles relacionados à gestão e gerenciamento de obras. Isso ocorre, pois, a engenharia enfrentou uma grande mudança nas últimas décadas.

Antes, era mais técnica e, atualmente, com a evolução tecnológica, os profissionais precisaram se especializar mais na gestão, pois as ferramentas e equipamentos proporcionaram maior precisão na execução de obras.  

Entre as opções para fazer esse curso, destacamos o Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD), que apresenta um curso de gestão e gerenciamento de obras com carga horária de 35 horas.

2. Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é um dos documentos mais importantes da atualidade para a construção civil. Desse modo, é necessário a existência desses cursos para engenheiros civis. O curso de introdução ao licenciamento ambiental pode ser feito por meio do Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (InBS), com carga horária de 8 horas. 

3. Mapeamento de Riscos Profissionais

A construção civil é uma das áreas que mais estão sujeitas a acidente de trabalho. Dessa maneira, é importante cursos para engenheiros civis que mapeiam os riscos e apresentem soluções para lidar com eles. O curso pode ser feito por meio da plataforma Iestudar!, com carga horária de 165 horas. 

4. Qualidade em Atendimento ao Cliente

O objetivo desse curso é mostrar ao cliente que a empresa apresenta grande destreza em executar serviços na área da construção civil ao seus clientes. Entre as opções disponíveis, destacamos o curso Sebrae, com carga horária de 3 horas. 

5. Curso em Desenvolvimento Sustentável

A sustentabilidade é a busca por processos que protejam recursos ambientais por meio da redução, reuso ou reciclagem de materiais. Dessa maneira, as empresas de construção civil, que estão entre as que mais geram resíduos, são as que mais devem aplicar os conceitos de sustentabilidade.

Uma maneira de alcançar esse objetivo é por meio do entendimento dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o curso da Unieducar sobre o assunto, com carga horária de 4 horas, é uma excelente solução. 

6. Fundamentos da Gestão de Custos

Um dos grandes desafios para gestores da construção civil está em diferenciar a contabilidade gerencial da contabilidade financeira. Dessa maneira, curso para engenheiros civis que tratam sobre o tema é fundamental. Uma boa opção é o curso da FGV, com carga horária de 5 horas que trata de forma objetiva o assunto.

7. Motivação nas Organizações

A motivação também é tema de curso, pois esse comportamento no canteiro de obras é elemento essencial para a produtividade. Desse modo, analisar os processos da motivação no trabalho da construção civil é importante e, para isso, é possível optar pelo curso em Motivação nas Organizações, da FGV, com carga horária de 5 horas.

8. Contratos e sua Aplicação ao Direito Imobiliário

Os contratos são uma importante ferramenta para venda e negócios na engenharia civil. Dessa forma, um contrato mal feito pode levar a constrangimentos e prejuízos financeiros.

Para evitar esses problemas, é importante fazer um curso na área, como o curso da Unieducar, com carga horária de 4 horas.

9. Fundamentos da Administração

Atualmente, o engenheiro deve conhecer noções e conceitos também de administração, tendo em vista que a profissão mudou e compreende competências também dessa área.

Desse modo, conhecer os fundamentos da administração é essencial. Por isso, o curso em Fundamentos da Administração da USP, com carga horária de 60 horas, é muito importante.

10. Gestão de Pessoas e Lideranças 

Engenheiros também precisam ser comunicativos e líderes. Dessa forma, é importante fazer cursos que promovem essa faceta cada vez mais exigida dos profissionais da construção civil. 

Portanto, o curso de Gestão de Pessoas e Lideranças em Tempos de Incertezas, da FGV, pode auxiliá-lo a se tornar um bom gestor.

11. Liderança em Gestão de Projetos 

O gerenciamento em escopo de projetos serve para analisar se todos os trabalhos necessários para conclusão do projeto estão delegados. Dessa forma, este curso do IETC com carga horária de 2 horas pode contribuir para que você apresente maior entendimento sobre o assunto.  

12. Gestão de Projetos

A gestão de projetos tem como objetivo oferecer uma alternativa para gerenciamento de projetos e diferenciar o modelo tradicional do mais moderno. Dessa forma, uma opção é o curso de Gestão de Projetos da USP, com carga horária de 45 horas.

13. Universidade OrçaFascio

A Universidade OrçaFascio apresenta cursos essenciais para profissionais da construção civil nas áreas de orçamento, planejamento e acompanhamento de obra. Além de ensinar as metodologias necessárias para compreender e aplicar os processos, os cursos oferecidos pela OrçaFascio apresentam, também, dicas para utilizar o software com maior precisão. Veja os treinamentos disponíveis: 

  • Orçamento de Obras
  • Planejamento de Obras
  • Medição
  • Compras 
  • Diário de Obras

Sendo assim, os melhores cursos para engenheiros civis servem para dar ao profissional conhecimento teórico sobre diferentes assuntos que afetam a construção civil e os serviços de engenharia. Separamos aqui os principais cursos que você pode fazer. Aproveite e faça sua matrícula para turbinar seu currículo. 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras

Saiba o que é a NBR 5410 e quando ela deve ser aplicada

Cálculo de materiais de construção: 9 dicas para economizar