BLOG

Depósito de material de construção: 8 dicas para aplicar já!

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Não existe obra da construção civil sem material de construção. Dessa maneira, é importante ter um local adequado para armazenar os insumos e equipamentos, de modo que eles estejam prontos para serem executados e não estraguem com o tempo. Portanto, se faz necessário que se tenha um bom depósito de material de construção.

Mas, afinal, como fazer isso? Pensando em auxiliar você, fizemos este artigo com 8 dicas para você aplicar no seu depósito de material de construção. E ao final, deixaremos as principais exigências legais da NR 11 quanto ao tema. Acompanhe!

1. Pense no depósito de material de construção no contexto do canteiro de obras

O depósito de materiais é um ambiente que se insere dentro do contexto do canteiro de obras. Desse modo, organização e segurança são elementos fundamentais para a qualidade do canteiro e, consequentemente, do depósito de materiais.

Ademais, a organização do depósito de materiais no espaço deve levar em consideração, principalmente, a movimentação de pessoas e insumos dentro do espaço.

Organizar a logística de como os materiais e colaboradores farão o transporte do depósito ao local de execução afeta, diretamente, o tempo necessário para a construção. Dessa forma, pensar no depósito é pensar diretamente no cronograma, orçamento e planejamento.

Um depósito muito longe da área de execução consome mais tempo de transporte, além de desgastar mais os profissionais responsáveis por essa atividade. Além disso, aumenta o risco no trabalho. Dessa forma, quanto mais curto e simples for o caminho, melhor para economia e segurança.

2. Conheça as demandas por cada material de construção

Outra ação que os profissionais responsáveis por pensar no depósito de material de construção devem se ater é a de tomar conhecimento das demandas por cada insumo de construção. Isto é, tanto em quantidade quanto em sua natureza, pois cada material exige um cuidado diferente na armazenagem.

Alguns podem ser armazenados de forma segura sem muitos cuidados específicos. Todavia, outros precisam de atenção maior — madeira, vidro, porcelanato, etc. Fazendo isso, as perdas de material são reduzidas e se economiza na obra.

3. Organize o material de acordo com o uso

A maneira como os materiais são colocados no depósito é fundamental para a produtividade e controle de estoque. Existem insumos e maquinários que apresentam maior rotatividade e são exigidos com mais frequência. Portanto, eles devem ser alocados de modo que fiquem em fácil acesso aos profissionais.

Ademais, produtos que precisam ser lixados, polidos ou cortados devem ser colocados próximos das bancadas onde isso será realizado. Assim, se reduz o tempo de transporte, além de agilizar o serviço e o tornar mais simples para quem realizará os ajustes.

O prazo de validade também precisa ser analisado. Dessa forma, o depósito de materiais de construção deve ser pensado como uma despensa de produtos alimentícios. Os produtos mais próximos de ter a validade vencida devem sair antes daquele que vai durar mais para vencer, evitando assim o desperdício.

4. Cuide da segurança

Análise de riscos contribui para proteger a integridade física dos trabalhadores da construção. Dessa forma, ela deve ser feita também para os materiais de construção, pois cronograma e orçamento são afetados por falhas de segurança. Além de, evidentemente, afetar diretamente a saúde e integridade dos colaboradores.

Muitos materiais, quando não são manuseados de modo adequado, oferecem diversos riscos para a saúde dos trabalhadores. Além disso, outros materiais, especialmente equipamentos, podem ser furtados caso não sejam protegidos de modo adequado.

Assim, criar um sistema de controle e autorização de acesso ao depósito é um processo fundamental e estratégico para a construção.

5. Mantenha o depósito de material de construção limpo e organizado

Um ponto muito importante, mas que costuma ser ignorado, é a limpeza e organização do depósito de material de construção. Afinal, o canteiro de obras é um local naturalmente ‘sujo’, com poeira e resto de matéria orgânica. Todavia, isso deve ser evitado.

Matéria orgânica, especialmente, em contato com materiais como cimento e areia interfere na qualidade final do concreto a ser produzido para uma obra. Desse modo, o espaço deve ser limpo de modo a garantir que o material armazenado se encontre o mais puro possível antes da sua aplicação.

Além de fazer a limpeza, a organização do material é importante para evitar que ele suje. Colocar os sacos de cimento acima do solo, em prateleiras, por exemplo, contribui para evitar que a umidade entre em contato com o material e prejudique a sua qualidade.

6. Tenha uma boa reposição de estoque

Outro ponto fundamental para um depósito de material de construção está em manter uma boa reposição de estoque. Dessa forma, ao realizar compras estratégicas, de acordo com a demanda, é possível manter um depósito menor, com menos itens — e mais organizado.

Ademais, com menos produtos disponíveis, é possível evitar bagunças e confusões, típicos em locais muito grandes e com grande diversidade de materiais.

A partir disso, é possível melhorar o giro de estoque, evitando perda de materiais. Devido à maior necessidade do controle dos itens disponíveis, evita-se que produtos fiquem encalhados ou mesmo que produtos sejam perdidos.

7. Cuidados específicos de acordo com o material

Os insumos e equipamentos necessitam ser armazenados de forma segura no depósito de material de construções, mas o modo seguro de armazenar cada um deles varia de acordo com a natureza do insumo ou equipamento. Em geral, é necessário conversar com os representantes para saber o modo mais adequado de armazenar, especialmente para materiais menos comuns.

Contudo, para os mais conhececidos da construção civil, podemos deixar uma lista de cuidados, como:

Cimento

Os sacos de cimento, por exemplo, devem ficar separados das superfícies como piso e parede. Assim, evita-se que estes entrem em contato com a umidade. Os pallets costumam ser soluções baratas e eficientes.

Areia

A areia, outro material muito utilizado na construção, deve ser armazenada em superfície plana, pois se for armazenada em local inclinado, a tendência é que o material se espalhe pelo canteiro de obras.

Tijolos

Os tijolos devem ser armazenados em pilhas e cobertos, a fim de evitar que as intempéries prejudiquem o material. As pilhas devem ser feitas de forma uniforme. Se tiver alguma disparidade em altura, a quebra ou queda de um único tijolo pode gerar um efeito dominó e gerar grandes acidentes e perda de material.

Outro material que merece destaque quanto a armazenagem são as telhas cerâmicas, que devem ser guardadas inclinadas. Assim, se garante um apoio mais firme, evitando que elas quebrem durante o processo de armazenamento.

8. Utilize um software que ajude com a gestão do estoque

Por fim, uma solução muito eficiente para manter o depósito organizado é utilizar um software de gestão de estoque. Isso evita tempo de conferência de produtos de forma manual, otimizando o serviço a ser realizado pelo profissional responsável por essa atividade.

Ademais, também são reduzidas as chances de erro humano, uma vez que o sistema automatizado aponta o momento correto de realizar determinados pedidos, assim como a proporção adequada para cada um deles. 

Ademais, também são reduzidas as chances de erro humano, uma vez que o sistema automatizado aponta o momento correto de realizar determinados pedidos. Nesse sentido, o Módulo Compras do sistema OrçaFascio, facilita esta questão.

Com a ferramenta é possível administrar as cotações e pedidos por obras, comparando preço entre diferentes fornecedores, sem sequer sair do sistema. Assim, a rotina de compras ganha velocidade e praticidade, o que melhora o processo de tomada de decisão e gestão das obras como um todo.

O Módulo Compras pode ser utilizado em tablet e computador e com o uso desta ferramenta, é possível integrar todos os setores envolvidos no processo de compras de materiais para obra:

  • Responsável técnico;
  • Canteiro;
  • Setor de compras e financeiro
  • Fornecedores parceiros (sem limites de lojas e sem custo para integração).

Além disso, com a versão App Compras, as solicitações de pedidos podem ser feitas diretamente do canteiro de obras, evitando o desabastecimento da obra e reduzindo o custo com papéis e burocracias. Ganha-se tempo para organizar os pedidos de material para a construção.

NR 11 e a importância na armazenagem de materiais

Ao criar um depósito seguro baseado nas normas de segurança, é necessário seguir orientações legais. E a principal delas é a Norma Regulamentadora 11, que entre outras coisas, determina:

  • Assegurar que todos os operadores estejam utilizando EPIs corretos;
  • Garantir que os materiais perigosos sejam transportados por profissionais habilitados e equipamentos adequados;
  • Possuir procedimentos claros de evacuação e combate à incêndios;
  • Isolar devidamente as áreas de tráfego e movimentação de materiais;
  • Assegurar que equipamentos e materiais utilizados para o transporte e armazenamento de materiais estejam em situação regular.

Sendo assim, o depósito de material de construção é um elemento fundamental para a execução de uma obra na construção civil. Siga as dicas e as normas legais para ter uma obra mais segura, ágil e produtiva.

Aproveite e saiba como ter um canteiro de obras mais produtivo com nosso e-book gratuito. Baixe agora!

Compartilhe essa publicação