Publicado por
Hiago Branco
15
de
September
de
2020
Arquitetura e urbanismo é um dos mais importantes cursos de graduação que está atrelado à construção civil. O arquiteto e urbanista possui uma série de atribuições, que vão desde o acompanhamento da obra, responsabilidade técnica, confecção de plantas técnicas, gerenciamento de obras, elaboração de laudos técnicas e incluir técnicas de segurança do trabalho entre os colaboradores que constroem uma determinada obra.
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, é necessário que o profissional passe por atualizações e se especialize, seja com cursos de pós-graduação, seja com cursos não acadêmicas. Dessa maneira, falaremos aqui os principais cursos que o recém-formado em arquitetura deve fazer para continuar atualizado no mercado de trabalho. Confira!
O orçamento de obras é o coração de qualquer empreendimento, seja público ou privado. Ele que dita se uma obra é viável, ou não. Se uma obra dará lucro para a construtora, ou não. E o orçamento que guia o planejamento da construção, os materiais a serem utilizados ou substituídos, técnicas a serem utilizadas, etc. Conhecer sobre orçamento é o básico para qualquer profissional em construção civil, incluindo arquitetos.
A tecnologia BIM é que mais está revolucionando o mercado de construção civil. Antigamente, os projetos de arquitetura eram feitos de forma empírica, e o projeto se encontrava apenas na cabeça do arquiteto, que também era o engenheiro da edificação. As pirâmides do Egito, por exemplo, não tinham um projeto técnico, mas foram construídas a partir da imaginação de grandes mentes, que conseguiam visualizar a obra já construída antes mesmo de pensar nela por meio do croqui, ou desenho.
Isso começou a mudar no renascimento, quando ideias de antropocentrismo e valorização da razão começaram a criar métodos para diferentes áreas, e na arquitetura e engenharia, o projeto começou a ganhar força. Todavia, apenas na idade contemporânea se tornou comum. Os projetos eram feitos em plantas técnicas, com lápis e caneta, precisavam de muitos colaboradores e tempo para terminar um só projeto.
Com o advento da informática, o processo foi otimizado e plantas digitais em 2D agilizam o processo. Mas elas não era mais nada além do que isso: plantas 2D digitalizadas. Era necessário um passo a mais para uma revolução ainda maior. E isso veio com a tecnologia BIM — Building Information Modeling. Essa ‘modelação da informação da construção nada é mais do que a construção de um modelo digital da futura construção.
Agora, as plantas não mais são geradas de forma independente, mas a partir de um modelo digital da construção. Vistas, Cortes, Planta baixa, projetos complementares, projeto estrutural, orçamento, enfim, tudo, é produzido a partir do modelo digital. Com isso, a compatibilização de projetos melhorou em um grau muito elevado e a qualidade das obras também.
Vale destacar que o BIM não é um software, mas uma tecnologia. Há vários softwares que trabalham com essa tecnologia e o Revit e o mais popular deles e, portanto, é que tem maior quantidade de cursos.
O curso de gestão de projetos serve para que você consiga conduzir projetos de forma mais eficaz. Em geral, os cursos em gestão de projetos abordam sobre questões envolvendo inovação, compatibilização de projetos e liderança. Com a diminuição da necessidade de arquitetos e engenheiros em realizar o trabalho ‘braçal’ — dias e dias fazendo planta técnica ou cálculos, que agora é feito de forma automatizada — a estes profissionais, ficou a responsabilidade por gerenciar e otimizar processos.
Apesar da chegada de novas tecnologias e metodologias para melhorar a construção civil, muitas empresas ainda estão funcionando com a gestão tradicional de projetos. Desse modo, ser um profissional que conhece e compreende sobre técnicas modernas de gestão de projetos contribui muito para se tornar um profissional diferenciado.
Atualmente, profissionais historicamente técnicas, como as relacionadas à construção civil, precisam otimizar a questão de gestão e gerenciamento de obras, tanto no que diz respeito aos materiais e recursos, quanto à mão de obra. Dessa maneira, é necessário estudar e fazer cursos sobre o tema, otimizando assim essa questão no seu currículo profissional e se tornando um profissional adaptado ao atual contexto do mercado de trabalho.
As normas regulamentadoras são essenciais para que você construa uma obra de forma legal, respeitando as exigências legais. As principais Normas Regulamentadoras estão ligadas à segurança do trabalho. Por exemplo, a Norma Regulamentadora 35 trata sobre o trabalho em altura. Para que você coordene, no canteiro de obra, um trabalho em altura, é importante que você tenha amplo conhecimento sobre essa norma, e um curso se faz necessário — além do conhecimento da letra da Norma Regulamentadora.
Surgem novos softwares voltados para a construção civil quase que diariamente. Alguns deles acabam ganhando mercado e se mostrando eficiente, substituindo e otimizando diversas atividades. Dessa maneira, é importante que você acompanhe o mercado de softwares em arquitetura para continuar atualizado quanto ao mercado e oferecendo um produto que esteja de acordo com as exigências do mercado.
Entre os principais softwares de arquitetura, destacamos o Autocad e o Sketchup. Mas esses você já deve sair da faculdade com total domínio. Além destes, destacamos o excel, que apesar de não ser um software de arquitetura propriamente dito, é muito importante para você organizar uma boa construção.
Softwares mais recentes, como Revit, Rino 6, Chief Architect, CATIA, e 3DS Max também são importantes. Vale destacar que cada um deles se destaca melhor para um determinado tipo de trabalho dentro da arquitetura. Utilize aqueles que são mais adequados para a sua área de atuação e que você se identifique mais.
Sendo assim, após formar, é importante que o profissional de arquitetura busque formas para continuar atualizando e se especializando na área que escolheu seguir. Você pode fazer isso por meio de livros, experiência prática — atuando como estagiário ou trainee em empresas grandes, ou mesmo buscando cursos específicos para determinada especialidade da construção, conforme apontamos ao longo do texto. E você, recém-formado em arquitetura, o que está esperando para fazer os cursos indicados e começar a se destacar na carreira?
O OrçaFascio é considerado por arquitetos, engenheiros e construtores como o maior e melhor software de orçamento de obras para construção civil. A plataforma congrega ferramentas imprescindíveis para seu orçamento independente de seu tamanho ou complexidade arquitetônica.
Incluindo as principais bases de composições nacionais e do seu estado como, SINAPI da Caixa Econômica Federal, SBC e SICRO.
As principais instituições pública e privadas utilizam o OrçaFascio devido à sua praticidade, com interface otimizada para a execução do orçamento 8x mais rápido. Assim, você conquista tempo e evita desperdício financeiro pela eficácia na gestão orçamentária. Experimente grátis o módulo Premium por 7 dias e comprove.
Gostou do que leu? Então aproveite e conheça as vantagens das estruturas de concreto armado!
Fique atualizado de nossos conteúdos e materiais que irão ajudar você á ter sucesso!