Ecotelhado: entenda o que é essa alternativa sustentável

O ecotelhado é uma opção sustentável para as coberturas de edificações de diferentes tipologias, como residências, comércios, instituições e até mesmo indústrias. Seu uso pode amenizar a temperatura nas edificações e aliviarr os gastos com ar condicionado.

Você saberia responder o que é um ecotelhado, como ele funciona e quais as suas vantagens? Com o intuito de falar sobre esse importante elemento, preparamos esse artigo. Ao final traremos também alguns projetos renomados que utilizam essa estrutura e outras alternativas sustentáveis para construção civil.

Acompanhe!

O que é ecotelhado?

O ecotelhado é um telhado ecológico. Ele pode ser feito a partir de diferentes materiais, mas a lógica da estrutura é a mesma. Ou seja, tem a finalidade de ser sustentável para a construção. É, portanto, um telhado sustentável.

Também chamado de teto verde, consiste em jardim suspenso que fica localizado sobre a laje da construção. Contribui para o isolamento térmico e acústico da construção, além de melhorar o ambiente, dando vida à cobertura e cor ao empreendimento.

Dependendo da forma que for instalado, pode se tornar um elemento de destaque na obra. Ademais, pode também servir como ambiente de lazer e recreação.

O ecotelhado é construído com a aplicação de diversas camadas que garantem a impermeabilização da laje, impermeabilidade das raízes e permeabilidade da água, que é captada e conduzida até um reservatório. Essa água que é armazenada pode ser utilizada para outros fins, como reuso ou mesmo para regar a vegetação presente no ecotelhado.

Vale destacar que o ecotelhado é um telhado sustentável, mas nem todo telhado sustentável é um ecotelhado. Afinal existem maneiras diferentes de se alcançar a sustentabilidade e a adoção de um ecotelhado é apenas uma delas.

Além disso, é importante ressaltar que o ecotelhado é diferente do telhado verde, pois este além de utilizar a cobertura para aplicação de camada vegetal, também implementa um sistema de captação de água da chuva. Além disso, pode implementar um sistema de produção de energia por meio de painéis solares.

Ou seja, o ecotelhado é mais completo que o telhado verde, que tem função quase que exclusivamente estética, pois oferece soluções mais eficientes e ainda mais sustentáveis.

Como funciona o ecotelhado?

O ecotelhado funciona por meio da aplicação de uma série de camadas sobre a laje de concreto. De cima para baixo, esta é a ordem das camadas:

  • Laje;
  • Membrana à prova d’água;
  • Barreiras contra raízes;
  • Sistema de drenagem;
  • Tecido permeável;
  • Terra;
  • Vegetação.

É importante deixar claro que a laje deve estar preparada para receber essa estrutura. Ou seja, ela não deve ser instalada de maneira improvisada. Caso a ideia do ecotelhado surja depois, é importante que se analise a estrutura da laje para averiguar a disponibilidade para essa utilização.

O ecotelhado precisa receber manutenção periodicamente. Em geral, recomenda-se uma ou duas visitas anuais para analisar aspectos relativos às vegetações, fertilização da terra e vitalidade das plantas no local.

Como instalar o ecotelhado

Inicialmente, é necessário criar um projeto detalhado da cobertura e do ecotelhado, uma vez que diversos elementos devem ser levados em consideração. Um desses aspectos é a vegetação escolhida, que deve levar em consideração plantas adaptadas a adaptáveis ao clima local.

Além disso, é importante levar em consideração plantas que exigem baixa manutenção, pois a cobertura de uma edificação não é um local de constante uso.

Também é fundamental considerar as cargas que o ecotelhado aplicará sobre a estrutura da edificação. Dependendo da obra e das fundações, é necessário fazer um reforço na estrutura, o que encarece a obra. Entre os principais elementos a se considerar durante a instalação do ecotelhado, destacamos:

  • Inclinação do telhado;
  • Disposição dos sistemas de drenagem e captação de energia solar;
  • Impermeabilização.

A etapa da impermeabilização deve ser bem executada, uma vez que uma laje mal impermeabilizada compromete a estrutura por meio da infiltração da água. O principal impermeabilizante utilizado são as mantas, mas outras alternativas também podem ser estudadas.

Vantagens de uso do ecotelhado em projetos sustentáveis

Entre as vantagens do ecotelhado, destacamos a criação de um espaço de convivência; mais leveza estética ao espaço; diminuição das ilhas de calor; eficiência térmica a acústica; reaproveitamento da água e obtenção de selos de sustentabilidade.

Criação de um espaço de convivência

Por falta de espaço físico, muitas edificações não têm espaço de convivência. Desse modo, essa pode ser uma solução interessante, especialmente para reformas de edificações já existentes — desde que considerados os aspectos estruturais.

Mais leveza estética ao espaço

As grandes metrópoles apresentam a tendência de ter espaços cinzas, repletos de edificações cinzentas em seus espaços. Dessa maneira, uma maneira de dar destaque e leveza estética às edificações está na implantação do ecotelhado.

Diminuição das ilhas de calor

Outro problema muito recorrente das cidades são as ilhas de calor, causadas pelo alto adensamento e uso de materiais como concreto e asfalto. O ecotelhado, portanto, mitiga esse problema, reduzindo a temperatura nesses micros locais.

Eficiência térmico a acústica

Além de ter um efeito positivo na escala urbana, o ecotelhado apresenta também efeitos positivos na escala do edifício, melhorando aspectos relativos à eficiência térmica e acústica da edificação.

Reaproveitamento da água

A água é elemento indispensável para a vida na terra. Dessa forma, toda e qualquer ação que potencialize o seu uso racional é bem-vinda. O ecotelhado permite um aproveitamento mais eficiente da água, o que é positivo para a ecologia e também para economia nas contas de consumo de água.

Obtenção de selos de sustentabilidade

Com aumento do conforto térmico (que diminui a necessidade de consumo de energia) e otimização do aproveitamento de água, o ecotelhado alcança objetivos importantes para que a edificação obtenha selos de construção sustentável (como a certificação Leed).

Projetos de ecotelhado

Existem diversas edificações no Brasil que possuem ecotelhado em sua cobertura. Os principais são o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura da cidade de São Paulo; Centro Cultural São Paulo, também na cidade de São Paulo; Espaço UNISINOS, na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

A importância de alternativas sustentáveis para a construção civil

As alternativas sustentáveis para a construção civil oferecem soluções criativas para substituir antigas estruturas que não tinham uma preocupação ambiental, econômica e social sobre o modo de produção adotado.

Isso ocorria pela falta de sensibilidade e conhecimento dos efeitos da ação humana na natureza, e de como esses efeitos podem impactar diretamente a própria existência humana na terra.

Além do ecotelhado, outras alternativas sustentáveis podem ser adotadas, como o uso de energia renovável (eólica e solar), além da escolha de produtos regionais.

Abordando elementos de alto apreço estético, podemos indicar também o jardim vertical, que é instalado sobre as fachadas da edificação e contribuem para aumentar o conforto térmico no ambiente.

Para compreender mais sobre o assunto, é importante conhecer mais sobre a bioarquitetura e os seus conceitos.

Sendo assim, o ecotelhado é uma solução muito interessante para empresas da construção civil que buscam implementar conceitos sustentáveis em suas edificações, assim como economizar no consumo de água, energia e melhorar o conforto térmico e acústico.

Gostou do que leu? Então, entenda como funcionam os empreendimentos sustentáveis Net Zero.

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo