BLOG

O que avaliar para garantir a eficiência e qualidade da obra

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Eficiência e qualidade da obra são aspectos muito importantes para a execução de qualquer empreendimento, assim como para elaboração do projeto e processos de planejamento e gestão. 

Preparamos este artigo para esclarecer mais sobre os processos que a construtora deve avaliar para garantir a eficiência e qualidade na construção. Quer se aprofundar no tema? Acompanhe! 

O que é eficiência e qualidade da obra na construção civil  

Eficiência está ligada diretamente à capacidade produtiva da construtora e de sua mão de obra.

Isto é, a capacidade de produzir mais com menos recursos e equipamentos. Uma construtora ineficiente, portanto, é aquela que precisa de maior esforço, materiais e equipamentos para fazer uma mesma atividade.

Vale destacar que a redução no esforço não deve atrapalhar a qualidade do projeto. Pelo contrário, ambos caminham lado a lado. Outro ponto a se destacar é que a eficiência e qualidade da obra não são referentes somente ao aspecto construtivo — execução da obra.

Contudo, outros pontos devem ser levados em consideração, como processos de planejamento e gerenciamento, como orçamento e acompanhamento de obras. Apenas englobando todas as fases e procedimentos é possível obter um resultado no que tange às etapas da construção.

Como ter controle sobre a execução da obra

controle sobre a execução da obra

Algumas construtoras cometem equívocos em suas obras por darem muita importância ao projeto e planejamento, mas se omitirem na etapa do acompanhamento de obras. Essa fase da gestão da construção é muito importante, pois norteia a execução do empreendimento e não o desvia do planejamento inicial.

E por planejamento, estamos falando de vários fatores que estão ligados tanto ao projeto arquitetônico, estrutural, orçamento e cronograma de obras. Ou seja, o controle da obra é o responsável por evitar atrasos, incongruências ao orçamento realizado e, principalmente, manutenção da qualidade arquitetônica e estrutural da edificação.

Para obter controle sobre uma edificação que está sendo construída, não há outra alternativa senão o acompanhamento da obra por meio de vários elementos, como um engenheiro responsável por fiscalizar os processos construtivos.

Esse profissional deve conhecer tanto sobre aspectos relacionados à execução da obra, como ter um conhecimento relevante sobre aspectos de planejamento e gestão. Assim, ele consegue interpretar o que foi planejado e indicar aos seus subordinados se a construção está caminhando de forma adequada.

Além disso, softwares que integram a equipe que atua no canteiro com a equipe do escritório são importantes para que as informações de projeto cheguem de forma clara e transparente ao canteiro.

O uso de softwares em nuvem, acessados via internet e sem necessidade de instalação no dispositivo, facilita esse processo. A produção de documentos, como relatório diário de obras, também é fundamental.

Como fazer um planejamento estratégico com qualidade

A principal qualidade que uma empresa pode ter é a de conhecer o direcionamento que o seu negócio obedece. O planejamento estratégico, portanto, serve para dar um norte à empresa. Criar etapas de forma racional e estratégica para se alcançar determinado objetivo.

Desse modo, para uma empresa da construção civil, é importante traçar os objetivos. Qual nicho do mercado a empresa deseja ocupar? Classe A? Classe média? Construções populares? Pretende focar em obras privadas ou obras públicas? Essas perguntas devem ser respondidas inicialmente.

Outro passo importante é avaliar a situação atual do negócio, sobretudo os aspectos contábeis da empresa. Analisar o fluxo de caixa, capital de giro, capacidade de investimento e outros conceitos relativos.

Alguns processos comuns à administração, como a Análise SWOT podem ser aplicados para saber as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças ao negócio.

Forças e Fraquezas são relativas aos aspectos internos da empresa. Por exemplo, a construtora tem uma equipe muito boa em orçamento, então o ponto forte da empresa é a orçamentação. Por outro lado, está pecando no cronograma — entrega as obras com atraso. Então seu ponto fraco é a falta de planejamento e gestão dos prazos. 

Oportunidades e Ameaças são fatores externos, ligados geralmente a aspectos legais e econômicos. Liberação de crédito para construtoras por bancos públicos configura uma oportunidade; restrição ao crédito, uma ameaça.

Métodos de avaliação da qualidade na construção civil

Existem várias formas de avaliar a qualidade na construção civil. Uma delas é por meio de selos, como os que estão relacionados à sustentabilidade. Os mais conhecidos e renomados no Brasil são: Selo Leed e Selo Azul da Caixa.

Além destes, há outros selos, como ISOs, Seis Sigma e Kaizen. Todos são processos de avaliação e também métodos que garantem maior qualidade da obra.

O segredo para que eles sejam efetivos é dar continuidade à implementação dos processos, corrigindo possíveis erros de implementação do planejamento.

Como fazer um acompanhamento e relatório diário de obras

Um documento fundamental para melhorar o acompanhamento da obra e, consequentemente, a avaliação da qualidade na construção, é o Relatório de Obras (RDO). É um relatório obrigatório para obras da construção civil, segundo o Relatório nº 1.024 de 21 de agosto de 2009.

Este documento pode ser preenchido pelo profissional responsável ou por um estagiário (desde que conte com a supervisão do profissional com atribuição de executor da obra). Os dados devem ser preenchidos diariamente a fim de que nenhuma informação seja esquecida ou perdida.

O uso do Relatório de Obras pode ser aplicado tanto para servir como prova que processos foram produzidos nas etapas corretas para agentes fiscalizados. Como ainda para que a própria empresa veja o que foi cumprido e o que não foi cumprido do planejamento inicial, além das razões que levaram ao desenrolar dos acontecimentos.

Para produção eficiente do RDO, é necessário contar com softwares de gestão que disponibilizam padrões de RDO, assim como a possibilidade de personalizá-los de acordo com a necessidade.

Eficiência e qualidade da obra com uso de softwares 

Uma maneira muito efetiva de melhorar e garantir a eficiência da qualidade da obra é utilizar softwares de gestão de obras. A elaboração do RDO se prova fundamental no processo e você pode fazê-lo de forma ágil e dinâmica por meio de ferramentas como o OrçaFascio!

O OrçaFascio, plataforma especializada em orçamento de obras, trabalha de forma integrada com os demais processos de gerenciamento da construção. Isto é, desde a etapa de planejamento até o acompanhamento da obra. Não à toa, o OrçaFascio possui modelos automatizados e personalizáveis de Relatórios Diários de Obra. 

Sem falar em outros documentos igualmente importantes para eficiência e qualidade da obra, como cronograma físico-financeiro, gestão de fornecedores, gestão de compras, memória do cálculo do orçamento, entre outros. 

Dessa forma, com o uso da ferramenta, é possível alinhar as etapas de planejamento, gestão e acompanhamento de obras, otimizando todo o ciclo da gestão da construção. 

Sendo assim, eficiência e qualidade da obra são aspectos muito importantes para você não levar em consideração durante os processos de gestão e planejamento da sua empresa. Por isso, você deve priorizar os meios de garanti-los, seja por meio da implementação de processos ou inserção de novas tecnologias.  

Vamos aprimorar os seus projetos? Então faça um teste gratuito da nossa ferramenta!

Compartilhe essa publicação