Estratégia BIM BR: saiba o que é e o que vem por aí

Com a evolução tecnológica, novas ferramentas começam a ser utilizadas na construção. Assim, iniciativas como a estratégia BIM BR ganham espaço para fomentar a inovação no setor. 

Apesar de não ser recente, a aplicação do BIM está se tornando mais popularizada nos últimos tempos, graças a fatores como aumento do processamento dos computadores e melhora na conexão com a internet.

Dessa maneira, com o intuito de abordar de forma ampla e profunda a estratégia BIM BR e como este plano do governo federal foi idealizado e projetado para o próximos anos , fizemos este artigo para abordar o assunto. Continue lendo e confira!

O que é o BIM?

Antes de falarmos sobre a Estratégia BIM BR é importante entender antes o que é a metodologia BIM – sigla para Building Modeling Information (Modelagem da Informação da Construção). Essa tecnologia utiliza modelos de informação para todo o ciclo de vida de uma edificação. Dessa maneira, a tecnologia BIM oferece informações gráficas fiéis à construção. Além disso, fornece informações e dados precisos sobre uma determinada obra.

Todas as informações e dados sobre a construção são integradas e armazenadas em um modelo integrado e compartilhado de dados. Conforme o projeto avança e se torna mais complexo, as informações obtidas pela tecnologia se tornam mais detalhadas.

A tecnologia BIM é aplicável em todos os aspectos relacionados à construção, desde a arquitetura, engenharia e projetos complementares. Desse modo, muitos especialistas resumem o BIM como uma ferramenta capaz de produzir um modelo digital da construção, cuja facilidade para obter as informações está ao alcance de um clique ou comando.

Alguns desafios são inerentes a implementação da tecnologia BIM nos escritórios, órgãos públicos e demais empresas relacionadas à construção civil. O primeiro deles é a rotina do uso de softwares sem acesso à tecnologia BIM. Profissionais tornam-se resistentes a novas tecnologias com o passar dos anos.

O outro está relacionado a maturidade, que está relacionado à capacidade da cadeia de suprimento em fazer a troca de informações entre diferentes setores de forma digital. Aliando aspectos técnicos e organizacionais, a implementação do BIM se torna mais fácil.

Em diversos cenários, o nível de maturidade da metodologia BIM é confundido com as suas dimensões 2D, 3D, 4D, 5D, 6D e 7D.

As dimensões do BIM

Como falamos anteriormente, existem diversas dimensões na metodologia BIM. Falaremos brevemente sobre cada uma delas:

  • 2D BIM – Gráfico;
  • 3D BIM – Modelo;
  • 4D BIM – Planejamento;
  • 5D BIM – Custos;
  • 6D BIM – Sustentabilidade;
  • 7D BIM – Gestão da manutenção.

A dimensão 2D é a mais simples e está presente em outros softwares mais tradicionais, como o Autocad. É referente a produção de informações técnicas em plantas plotadas, como planta baixa, planta de corte, etc.

A dimensão 3D do BIM é relativa à produção do modelo eletrônico. É a fase que destaca a produção da informação em três dimensões atrelada à produção técnica gráfica das informações em uma planta 2D.

Já a dimensão 4D é relativa ao planejamento da construção. Planejamento, por sua vez, está relacionado ao sequenciamento lógico da construção por meio de etapas coerentes, unindo fatores como prazo e orçamento.

Assim, a dimensão 5D é relativa aos custos (orçamento). Isso é, a produção automatizada e integrada dos custos da edificação a partir das informações sobre os materiais que serão utilizados e processos que serão feitos, aliados à incorporação de uma tabela de composição de preços e outros cálculos.

A dimensão 6D é referente à questão da sustentabilidade, uma exigência cada vez mais presente nas construções contemporâneas. Dessa maneira, essa dimensão do BIM contribui para analisar fatores de conforto térmico, reuso e reaproveitamento de água, nível de insolação na construção, etc.

Por fim, temos a dimensão 7D que é gestão da manutenção da edificação (algo que nossos projetos de construção deixam muito a desejar).

Ou seja, a metodologia BIM acompanha a obra durante todo o seu ciclo de vida. Com sua aplicação, a tendência é que tenhamos edifícios mais eficientes, econômicos e sustentáveis.

O que é a Estratégia BIM BR?

A estratégia BIM BR está organizada de acordo com a sua finalidade, objetivos, ações indicadores e metas. Dessa maneira, a Estratégia BIM BR tem como finalidade promover a criação de um ambiente adequado para a difusão do BIM no país.

Com a difusão dessa metodologia no Brasil, o Governo Federal espera alcançar alguns benefícios, tais como:

  • Estimular a redução de custos existentes no ciclo de vida dos empreendimentos;
  • Elevar o nível de qualificação dos profissionais, assim como o nível de produtividade na atividade da construção;
  • Reduzir a necessidade do uso de aditivos contratuais na alteração do projeto, de prorrogação de prazo de conclusão, de elevação de valor e de entrega de obra;
  • Contribuir com a melhoria da transparência nos processos licitatórios;
  • Reduzir prazos para conclusão de obras;
  • Contribui com ganhos em sustentabilidade por meio de redução de resíduos sólidos na construção civil;
  • Aumentar a efetividade no planejamento de execução de obras, ao mesmo tempo em que a confiabilidade do cronograma e orçamento cresce;
  • Assegurar ganho de produtividade e eficiência para toda a indústria da construção civil.
Profissional trabalhando com BIM

A Estratégia BIM BR apresenta nove objetivos. Eles buscam orientar as ações, iniciativas e projetos fundamentais para o alcance dos resultados que são esperados.

O primeiro resultado esperado é a própria difusão da metodologia BIM no país, que ainda está abaixo de alguns outros, especialmente China, EUA e União Europeia. Outro resultado esperado é coordenar a estruturação do setor público para a implementação do BIM.

Propõe também criar um clima favorável para o investimento público e privado em BIM; estimular a capacitação técnico e profissional em BIM; desenvolver normas técnicas, guias e protocolos específicos para a adoção do BIM; propor atos normais que oferecem parâmetros para compras e contratações públicas com uso do BIM.

Ademais, a Estratégia BIM BR visa desenvolver a Plataforma e Biblioteca Nacional BIM; incentivar a concorrência no mercado por meio de padrões neutros de interoperabilidade BIM e estimular o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM.

Por que o BIM está sendo difundido?

O BIM no Brasil cresce a cada dia, mas ainda está abaixo de outros países, especialmente os países desenvolvidos e a China. A difusão dessa tecnologia ocorre por muitos motivos.

A principal delas é o fato de a nossa construção civil estar atrasada em metodologia. Dessa maneira, a metodologia BIM serve para adequar os padrões de projeto e planejamento ao que há de mais moderno.

Assim, com a promoção do BIM, espera-se uma indústria mais compatibilizada, competitiva e com um nível bem mais baixo de desperdícios (evitando retrabalho). Por fim, a tendência é termos edifícios mais sustentáveis e cidades melhores, pois o potencial é bastante elevado.

Reforço à Estratégia BIM BR

Uma das formas do Governo Federal promover uma metodologia é por meio de suas leis, decretos e normas. Por isso, o uso do BIM vem sendo difundido também por meio desses instrumentos, especialmente o Decreto BIM, NBR 15965 e a Nova Lei de Licitações.

O Decreto BIM 2020 estabelece uma data para que os projetos feitos para o poder público sejam entregues em BIM a partir de 2021. A NBR 15965 regulamenta e normatiza o uso do BIM no Brasil e a Nova Lei de Licitações indica que o BIM começará a ser exigido de forma preferencial para projetos de licitação pública.

Sendo assim, a Estratégia BIM BR é um programa do Governo Federal que envolve diversas esferas da administração pública, cujo objetivo é a profusão do BIM no país a fim de sanar velhos gargalos da nossa indústria da construção civil.

Gostou do que leu? Então, baixe nosso e-book sobre o BIM e conheça tudo sobre essa metodologia revolucionária!  

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo