Inovação na construção civil: conheça 8 ferramentas modernas

Ideias inovadoras na construção civil são produzidas de forma quase diária. Elas nascem para solucionar gargalos que o mercado tradicional apresenta. Dessa maneira, a inovação na construção civil pode ser alcançada por meio de materiais, ferramentas ou mesmo novas metodologias.

Que tal conhecer algumas das principais inovações na construção civil? Descubra quais são elas neste artigo!

Quais as inovações na construção civil?

Com o intuito de apresentar o tema, separamos 8 das principais inovações tecnológicas na construção civil. São elas:

  • BIM;
  • Drones;
  • Bioconcreto;
  • Telhas solares;
  • Impressora 3D;
  • Usos avançados para GPS;
  • Realidade aumentada;
  • OrçaFascio.

1. BIM

BIM é a sigla para Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre). Com o uso dessa tecnologia, é possível criar modelos digitais precisos de uma edificação ou construção. Ou seja, desde o projeto estrutural ao elétrico, hidráulico, hidrossanitário e arquitetônico.

Quando os modelos são concluídos, eles apresentam dados precisos para fazer a execução e gestão da obra. O BIM é uma tecnologia que permite que as informações relativas ao projeto sejam compartilhadas por diferentes profissionais de forma eficiente.

Isso ocorre devido às mudanças no arquivo que alteram todas as outras partes do projeto. Desse modo, uma alteração estrutural reflete, automaticamente, no orçamento, planta baixa, corte, etc.

Ademais, outro ponto importante sobre o BIM é que a metodologia permite compartilhar informações do escritório para o canteiro de obra, evitando assim o retrabalho, erros e atrasos na obra. As partes envolvidas podem revisar o projeto a qualquer momento, quantas vezes for necessário.

Além disso, a metodologia BIM é compatível com outros softwares, como é o caso do OrçaBIM que otimiza o orçamento 5D e que falaremos de forma mais profunda posteriormente.

2. Drones

Os drones surgiram, inicialmente, como uma tecnologia militar. Seu objetivo principal era o de espionagem, mas logo evoluiu para missões distintas. Desse modo, sua utilidade foi aproveitada também para fins civis, em diferentes áreas, como a construção civil. Assim, se tornou uma das principais inovações tecnológicas na construção civil.

O drone apresenta diversas utilidades na construção, como na fase de execução, para inspecionar a obra. Vale destacar que seu uso nessa etapa é muito válido pois algumas áreas são de difícil acesso e a inspeção por outros meios se torna muito trabalhosa e cara. 

Ademais, a inspeção pode ocorrer tanto na tomada de imagem que contribuam para ações de marketing, como na fase de análise do terreno, entorno, entre outros. Outra função do drone que podemos apresentar está no monitoramento de canteiro de obras, o que contribui para maior segurança contra furtos e roubos. 

Desse modo, os dronos são equipamentos cada vez mais utilizados por construtoras que desejam contar com as vantagens da inovação na construção civil. 

3. Bioconcreto

O crescimento da população aliado à expansão das áreas urbanizadas tem reduzido a proporção de áreas verdes na cidade. Isso causa inúmeros danos, pois cria ilhas de calor e diminui a salubridade nas cidades.

A chave para amenizar esse problema está em buscar meios sustentáveis de expansão, que alie as necessidades da vida moderna à sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Por isso, uma grande inovação na construção civil nesse sentido está no Bioconcreto. 

Esse material, que foi desenvolvido por cientistas holandeses da Universidade de Delft, apresenta uma incrível capacidade de se autorregenerar. Ele nada mais é que uma mistura de concreto comum com colônias de bactérias. Dessa maneira, esses microrganismos produzem calcário para a sua alimentação, o que contribui para que ocorra um reparo orgânico das rachaduras no concreto.

4. Telhas solares

As telhas solares se destacam como uma das principais inovações sustentáveis na construção civil.

Um dos desafios enfrentados na atualidade está no esgotamento dos recursos energéticos do planeta. Um dos pontos mais preocupantes está na energia elétrica, um dos pilares da vida moderna.

Desse modo, é fundamental que se pense em alternativas às fontes de energia que utilizamos atualmente (majoritariamente derivadas de fontes fósseis, como carvão e petróleo).

Assim, uma das principais opções encontradas foi a energia solar, pois trata-se de uma fonte inesgotável e muito abundante, especialmente em países em desenvolvimento — como o Brasil.

As telhas fotovoltaicas, também conhecidas como telas solares, são uma das tecnologias mais modernas com essa finalidade. Elas captam a energia solar para que um conversor a transforme em energia elétrica possível de ser utilizada na residência, comércio, empresa ou indústria.

5. Impressora 3D

A impressora 3D é, sem dúvida, uma das ferramentas inovadoras na construção civil. Ela produz, com perfeição, diversos elementos que são desenhados previamente em programas de computador. Dessa maneira, o limite é a criatividade de quem desenha as peças e quem pensa na edificação final.

Diversas edificações já foram construídas usando como ferramenta a impressora 3D. A tecnologia tem sido muito aproveitada em países desenvolvidos, mas ela está se popularizando cada vez mais também no Brasil.

6. Usos avançados para GPS

Essa é outra tecnologia que foi produzida, inicialmente, para fins militares, mas que logo depois passou a ser utilizada para fins civis em diversas situações. Dessa maneira, na construção civil, o GPS é utilizado, principalmente, para serviços de terraplanagem.

Estudos apontam que escavadeiras e motoniveladoras que usam GPS executam a tarefa de preparação do solo com 70% a mais de eficácia. Além disso, o sistema contribui para reduzir 30% da mão de obra envolvida na obra e economizar até 25% de combustível. Ou seja, O GPS é uma ótima ferramenta de inovação na construção civil que traz resultados imediatos.

Ademais, a vida útil das máquinas também aumenta em 60%. Nos dias atuais, existem mais de 120 satélites no espaço com uso exclusivo para gerenciar GPS. A tecnologia é dominada por Estados Unidos, China, Rússia, Índia e diversos países europeus, especialmente França, Alemanha e Reino Unido.

7. Realidade aumentada

Outra tecnologia inovadora para a construção civil é a realidade aumentada. Dessa maneira, esta tecnologia sobrepõe vídeos gerados em computador com vídeos capturados por câmeras.

Como isso, são criadas imagens 3D no local exato do mundo real em que a obra será construída. Conforme são transmitidas cenas reais pelas câmeras, o computador exige o algoritmo gráfico que permite observar como ficará a obra depois de pronta.

Essa tecnologia é indicada para muitos serviços na construção civil. Serve para planejar e dar precisão aos projetos, especialmente quando combinados ao uso da tecnologia BIM.

Além disso, serve para adequar o canteiro de obra e fornecer treinamento. Outro uso interessante está em detectar problemas e corrigi-los antes que uma determinada fase da obra comece, evitando retrabalho, atrasos e aumentos do orçamento.

Isso é possível pois a realidade aumentada permite a obtenção de medições precisas de profundidade, altura e largura. Ademais, é viável também utilizar a tecnologia na fase de vendas, apresentando a edificação ao cliente de forma bastante realística. Nesse sentido, a realidade aumentada cumpre um grande papel de inovação na construção civil.

8. OrçaFascio

O orçamento de obras é um dos pilares da construção civil. Afinal, só se pode construir aquilo que é viável economicamente. Dessa maneira, o software OrçaFascio se destaca pela agilidade e precisão dos dados, a partir da integração do orçamento com composição de custos da tabela SINAPI.

Assim, é possível executar um orçamento de modo até oito vezes mais ágil. A interface intuitiva do software permite um uso rápido por profissionais. Além disso, a empresa disponibiliza cursos gratuitos para manuseio do software, por meio da Universidade OrçaFascio.

Além do orçamento, é possível executar outras ferramentas por meio do software, como planejamento de obras, gestão de fornecedores, medição de obras, entre outros. Os diversos módulos transformam o OrçaFascio em um sistema completo para gestão de obras.

Por fim, vale destacar também o plugin OrçaBIM que, integrado ao sistema de orçamento de obras da OrçaFascio e ao Revit, automatiza a extração de quantitativos em orçamentos em modelos BIM. Ou seja, gera uma incrível economia de tempo e diminuição dos custos da construção.

Sendo assim, a inovação na construção civil é fundamental e é uma realidade nos dias atuais. Ela ocorre por meio da atualização tecnológica em materiais, ferramentas, programas, entre outros. Apresentamos ao longo do texto as principais. E você, o que está esperando para aplicá-las em sua empresa?

Aproveite e fique por dentro de outra tendência, a construção a seco. Saiba quais são as vantagens e desvantagens desse sistema construtivo. 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

4 comentários em “Inovação na construção civil: conheça 8 ferramentas modernas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras

Saiba o que é a NBR 5410 e quando ela deve ser aplicada

Cálculo de materiais de construção: 9 dicas para economizar