Entenda a importância do layout de canteiro de obras

O canteiro de obras é um elemento fundamental para garantir a celeridade na construção de uma edificação. Além disso, é importante para a segurança dos colaboradores e garantia da qualidade construtiva, especialmente ao armazenar de forma correta os materiais com um bom layout de canteiro de obras.

Assim, faz-se necessário saber quais sãos os fatores que devem ser levados em consideração durante essa importante etapa da construção. Fizemos este artigo buscando esclarecer os principais detalhes. Continue lendo e confira!

O que é o layout de canteiro de obras?

Layout é a organização dos espaços e equipamentos em uma determinada edificação. Dessa forma, o layout de canteiro de obras é a organização dos ambientes de um canteiro de obra por todo o espaço.

As configurações podem ser diversas, mas elas devem, em comum, buscar a eficiência do fluxo de profissionais, materiais e respeitar as determinações contidas nas normas vigentes, especialmente a NR 18 atualizada sob supervisão da ABNT.

Um canteiro de obra organizado aumenta a produtividade da construção, além de permitir maior segurança, reduzindo acidentes de trabalho. Desse modo, a empresa corre menos riscos de sofrer com ações trabalhistas.

O que é a NR 18 e como ela lida com essa questão?

Como a própria descrição da NR 18 indica, nesta norma ficam estabelecidas as condições e o meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. Dessa forma, a NR 18 direciona as exigências de planejamento e organização para implementação de métodos seguros no canteiro de obra.

Assim, a NR 18, na prática, indica quais são os dispositivos, procedimentos e atitudes a serem observados em cada uma das atividades que são realizadas em um contexto de canteiro de obras — incluindo o layout mais indicado.

A norma contém 27 capítulos dedicados à segurança do trabalho no canteiro de obras. Entre os principais itens listados, temos:

  • Treinamento;
  • Sinalização e segurança;
  • Proteção contra incêndio;
  • Transporte de trabalhadores em veículos automotores;
  • Equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Máquinas, equipamentos e ferramentas diversas;
  • Instalações elétricas;
  • Alvenaria, revestimentos e acabamentos;
  • Andaimes e plataformas de trabalho;
  • Movimentação e transporte de materiais e pessoas;
  • Medidas de proteção contra quedas de altura;
  • Operações de soldagem e corte a quente;
  • Estruturas metálicas;
  • Estruturas de concreto;
  • Armações de aço;
  • Escavações, fundações e desmonte de rochas;
  • Demolição.

PCMAT

Para contribuir para o cumprimento das exigências da NR 18, a própria norma exige também a implementação de um instrumento de controle. O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) para canteiros que tenham 20 trabalhadores ou mais.

Dessa forma, o PCMAT deve ficar no canteiro à disposição tanto dos funcionários da obra, mas também da fiscalização por parte dos órgãos competentes. Ademais, o documento deve ser elaborado por um profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho e respeitar outras normas, como a NR 9.

Entre os documentos que integram o PCMAT, temos:

  • Programa educativo, que deve abordar sobre a temática da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, além das doenças. Deve apresentar carga horária especificada e conteúdo dado;
  • Layout inicial do canteiro de obras, que deve contemplar todos os espaços, incluindo o dimensionamento das áreas de vivência, fluxo, corredores, etc.;
  • Layout inicial e atualizado do canteiro de obras — também conhecido como frente de trabalho.
  • Cronograma de implementação das medidas presentes no PCMAT;
  • Especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;
  • Projeto de execução das proteções coletivas de acordo com a execução da obra;
  • Memorial descritivo sobre as condições e meio ambiente de trabalho nas atividades, levando em consideração os riscos de acidentes e doenças presentes na atividade.

CIPA

A Norma Regulamentadora 18 também determina a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Caso a empresa já apresente um ou mais canteiros de obra ou frentes de trabalho com mais de 70 funcionários em cada espaço, a criação de uma CIPA por obra se torna obrigatória.

Empresas que apresentarem, na mesma cidade, pelo menos um canteiro de obra com menos de 70 funcionários, podem organizar uma CIPA centralizada.

Esta CIPA deve ser composta por representantes tanto dos empregadores quanto dos empregados. Deve conter pelo menos um titular e suplente por grupo de até 50 empregados em cada frente de trabalho ou canteiro de obras.

A NR 18 indica que para dimensionar a CIPA, é fundamental que sejam respeitadas as indicações e determinações da NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

A CIPA também é válida para os canteiros de obras, embora ela não seja obrigatória para aqueles que sua construção não exceda 180 dias. Todavia, é necessário prever a criação de uma comissão provisória para prevenção de acidentes.

Exemplo de layout de canteiro de obras

Um exemplo clássico de alocação dos espaços em um canteiro de obra é deixar os materiais ao redor da área de construção, com os refeitórios e vestiários ao fundo. Assim, se otimiza a coleta dos materiais para a construção civil, além de não permitir que o fluxo de materiais atrapalhe o andamento da obra.

Além disso, é importante que o escritório esteja em uma região que permita a ampla visibilidade da construção, pois assim os gestores conseguem acompanhar a obra, garantindo a produtividade e, sobretudo, a segurança dos colaboradores.

Por fim, o portão deve estar em um local que permita o descarte e abastecimento de materiais na obra de modo a não paralisar a construção. Seguindo noções simples de fluxo e relação dos espaços, o canteiro pode funcionar de forma eficiente e tornar a obra produtiva. Veja abaixo um exemplo de layout de canteiro de obras.

ilustração apresentando um todas as divisões de um layout de canteiro de obras
Exemplo de layout canteiro de obras simples.

Memorial descritivo de layout de canteiro de obras

Assim como qualquer outra construção, o canteiro de obras também pode apresentar um memorial descritivo. Neste memorial devem estar descritos os diversos materiais que serão utilizados para construção do canteiro de obras, que é de caráter provisório.

Além disso, indica-se quais serão os métodos construtivos a serem utilizados, cronograma. A execução do memorial deve ser respeitada assim como em qualquer outra obra.

Como fazer um layout de canteiro de obras

Apesar de já termos deixado um exemplo de canteiro de obras, vale destacar que nem sempre ele deverá ser feito daquela maneira. Afinal, nem todo terreno é retangular e nem todas as condicionantes serão iguais em diferentes contextos. Dessa forma, é importante entender a lógica.

Assim, ao fazer um layout de canteiro de obras, é necessário levar em consideração a área em que ficará a construção, onde serão recebidos os materiais dos fornecedores, qual é o formato do terreno, onde os materiais ficarão armazenados, entre outras variantes.

O projeto de layout de canteiro de obras

Levando os fatores apresentados anteriormente, o projeto de layout do canteiro de obras pode ser feito sem grandes complicações. Além de aspectos técnicos, é importante levar em consideração os locais de vivência dos funcionários, especialmente o refeitório.

Além disso, é necessário considerar a locação do escritório e almoxarifado, local onde ficarão os gestores da obra e onde ficarão localizados os documentos mais importantes.

Ferramentas modernas e tecnologias, como o QR Code na obra, podem contribuir para otimizar o processo e aumentar o acervo de informações construtivas sobre a obra.

A adoção dessas medidas também contribui para otimizar a segurança do trabalho, visto que diferentes normas e documentos podem ser acessados de forma fácil. Fiscais também podem ter acesso de forma rápida a diferentes exigências burocráticas no layout de canteiro de obras.

Gostou do que leu? Então, veja como minimizar os riscos ocupacionais, jurídicos e financeiros com o e-book gratuito Segurança no Canteiro de Obras. Baixe agora!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras

Saiba o que é a NBR 5410 e quando ela deve ser aplicada

Cálculo de materiais de construção: 9 dicas para economizar