Lean Construction: saiba o que é e como colocar em prática

Lean Construction é uma adaptação da metodologia Lean para a construção civil. O método foi pensado para otimizar processos de produção em empresas e indústrias. Começou a ser muito utilizado em países desenvolvidos e industrializados na Ásia e Europa, mas logo chegou a outros países, como o Brasil.

Assim, essa metodologia de produção é muito eficiente e é muito empregada para aumentar a produtividade na construção civil, um dos grandes gargalos deste mercado.

Portanto, é importante saber o que é Lean Construction, como colocá-lo em prática e as vantagens da sua aplicação. Faremos sobre tudo isso e, ao final, abordaremos as principais ferramentas que o auxiliarão a implementar a metodologia na sua obra e empresa.

O que é Lean Construction?

Antes de falar sobre Lean Construction, é importante falar sobre a metodologia Lean, que originou tudo. Desse modo, em primeiro lugar, é importante compreender que o Lean é uma filosofia de gestão.

O processo se originou no Japão, no cenário pós-guerra, e teve a Toyota como principal referência no uso da metodologia. O Japão estava arrasado e precisava reerguer sua economia. Portanto, o diferencial de gestão foi encontrado como mecanismo para alavancar o crescimento industrial.

Além disso, outra questão marcante era que as empresas estavam apostando na produção em massa para promover ganhos de escala. Em contrapartida, a tendência era uma oferta escassa na variedade dos produtos.

Todavia, como sabemos, o Japão é um país pequeno em extensão territorial e com baixa oferta de matéria-prima. Assim, em muitos casos, torna-se impossível a produção em massa nos moldes do Fordismo, metodologia mais utilizada até então.

Essa antiga metodologia necessita de grandes pátios de estoque e altos investimentos, como é o caso da indústria automobilística. Em um país, como já falamos, com escassa oferta de terra, esse antigo modo de produção era muito caro, o que diminuía a competitividade das empresas japonesas.

Desse modo, como diferencial competitivo, o Lean promove um sistema mais eficiente, com redução do desperdício. Além disso, é colocada a filosofia de se trabalhar com produtos variados.

Aliás, a palavra Lean, em tradução livre, significa “enxuto”. Dessa forma, podemos sintetizar a metodologia como uma busca incessante pela redução do uso de recursos, diminuindo ou até mesmo eliminando atividades que não agregam valor ao produto final (serviço ou objeto).

Com a redução ou eliminação dos processos, além da diminuição do uso de recursos, temos o aumento no foco das atividades que agregam valor à produção. Assim temos uma melhora na qualidade, entrega dos produtos produzidos, custos, além da execução otimizada dos serviços.

Princípios da metodologia Lean

Entre os pontos basilares da metodologia lean, podemos destacar:

Processamento impróprio

Consiste na eliminação de desperdícios para aumento da produção. Estes desperdícios estão presentes nos transportes, estoque, movimentação desnecessária, espera, produção excessiva, defeitos e conhecimento mal aproveitados, entre outros.

Fortalecimento da equipe

Os funcionários são parte importante dentro do contexto da produção de uma empresa. Dessa maneira, é preciso que eles sejam reconhecidos, tanto a nível individual quanto a nível de equipe.

Amplificar o conhecimento

O conhecimento precisa ser compartilhado entre todos para que possa ser alinhado e, assim, se tornar útil em um contexto geral de produção. Dessa forma, os gestores devem fomentar o conhecimento e se manter atualizados quanto as práticas técnicas e metodologias modernas na construção civil.

Construir qualidade

Quando se produz algo para fins comerciais, você também está vendendo qualidade relacionada à marca. Dessa maneira, é importante adotar processos que aumentem a qualidade dos produtos e serviços — um dos focos da metodologia Lean.

Entregas rápidas

O prazo é muito importante para as sociedades modernas. Na construção civil, isso se mantém como verdade. Dessa maneira, acelerar a entrega dos produtos (obras) é importante pois reduz os custos com mão de obra e aumenta o número de objetos criados em relação ao tempo.

Adiar decisões

Adiar decisões na construção civil se torna uma bola de neve. Desse modo, quanto antes as decisões são tomadas, melhor para a empresa e obra. Na metodologia Lean, as decisões devem ser tomadas assim que seja possível, otimizando esse ponto.

Otimizar o todo

Assim como temos o foco em pontos específicos, a metodologia Lean também enxerga o todo. Portanto, é necessário acompanhar os resultados de forma global para identificar os efeitos positivos da metodologia para a empresa e obras.

Colocando o Lean Construction em prática

Para implantar o Lean Construction, é necessário levar em consideração uma série de ações. Inicialmente, é importante fazer a seleção de fornecedores que estejam dispostos a adotar a entrega lean. Ou seja, os fornecedores também devem estar alinhados quanto a este tipo de metodologia.

Após isso, a empresa e profissionais devem definir e alinhar de forma objetiva aspectos como orçamento, planejamento, cronograma, etc. É importante, também, ter humildade em compreender e aceitar a necessidade de adaptação e desenvolvimento de métodos de trabalho.

Os princípios basilares da metodologia lean — que foram apresentados anteriormente —devem ser seguidos e analisados de forma periódica. Isto é, verificar se eles continuam sendo seguidos.

Além disso, identificar o que é necessário para o projeto e o que pode ser descartado é essencial. Por fim, deve-se aplicar no dia a dia profissional a rotina e mapear o fluxo de material, trabalho, montagem e informação.

Vantagens da aplicação Lean Construction

Entre as principais vantagens, podemos destacar as seguintes:

vantagens do lean construction
  • Redução nos desperdícios de materiais e mão de obra;
  • Otimização dos índices de sustentabilidade na construção civil;
  • Melhoria na gestão do projeto;
  • Mais lucratividade;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Melhoria na relação com fornecedores, colaboradores e clientes;
  • Diminuição no prazo de entrega da obra;
  • Redução das etapas do trabalho a serem realizadas.

Como você pode notar, as vantagens da aplicação da metodologia Lean são muitas. E com ela as vantagens se tornam mais notáveis conforme a implantação é feita de forma mais assertiva, integrada e com participação de todos os colaboradores da empresa.

Principais passos para a aplicação da metodologia

Agora falaremos sobre os principais passos que a sua empresa deve adotar para implantar a Lean Construction.

Aprendizado sobre o Lean Construction

Só se pode implementar uma metodologia que seja conhecida pelos gestores e demais colaboradores da empresa. Assim, o primeiro passo é o conhecimento sobre o método, assim como seus objetivos, princípios e vantagens.

Treinamento e reconhecimento da equipe

Um erro muito comum que as empresas de construção civil cometem é de inserir uma nova ferramenta e metodologia, mas não treinar as equipes e funcionários para utilizá-las. Desse modo, tão importante quando implementar a Lean construction está em treinar a equipe e reconhecê-la, gerando assim um incentivo positivo.

Estabilidade do sistema de produção

O lean construction trabalha com um canteiro de obras integrado a um controle de produção e processo de planejamento. Assim, é necessário um gerenciamento minucioso e detalhado sobre as etapas, com quantidade exata de materiais a serem requeridos.

Mapeamento e monitoramento dos processos mais importantes

Essa etapa consiste em definir métricas para acompanhamento e controle de tarefas a serem executadas, as tornando visíveis para todos os envolvidos.

Mapeamento do estado futuro

O mapeamento do estado futuro consiste na liberdade dada aos colaboradores para que estes consigam apresentar soluções inovadoras para questões relacionadas à gestão e construção.

Identificação de medidas de desempenho

O que não se mede não é passível de gestão. Dessa maneira, é necessário que a empresa encontre formas de encontrar medidas de desempenho para avaliar a introdução do Lean Construction.

Cases de sucesso da aplicação do Lean Construction no Brasil 

Segundo a FIEP, apenas 12% das empresas de construção adotam a metodologia. Contudo, aquelas que aplicam notam grandes vantagens. Como por exemplo, a Construtora Ápia que conseguiu melhorar a gestão diária da construção e a Construtora Habiarte, que com a aplicação de ferramentas lean, obteve inúmeras vantagens, como aumento da produtividade entre 15% e 30%. 

O LIB — Lean Institute Brasil, inclusive apresenta outros cases deLean Construction que demonstra resultados muito satisfatórios para o segmento.

Sendo assim, a metodologia do Lean Construction é inovadora e pode se tornar o diferencial de construtoras e incorporadoras por reduzir o desperdício e otimizar os processos, inserindo na empresa uma mentalidade moderna de gestão.

Gostou do que leu? Então, saiba por que integrar o seu ERP a outros sistemas pode ser extremamente vantajoso para otimizar seu processo de gestão

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

2 comentários em “Lean Construction: saiba o que é e como colocar em prática”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras

Saiba o que é a NBR 5410 e quando ela deve ser aplicada

Cálculo de materiais de construção: 9 dicas para economizar