Entenda por que adotar a linha de balanço em suas obras

A linha de balanço é uma técnica muito importante para ser aplicada para o planejamento da obra e controle de prazo. O princípio dessa técnica consiste em organizar e planejar locais de obras no tempo, favorecendo as obras que apresentam padrões de repetição de serviços no tempo mais claro.

Desse modo, a técnica torna possível ao profissional de engenharia uma visão simplificada e ampla sobre o que está ocorrendo em obra, e o que ainda precisará ser executado.

Tendo como base alguns princípios do Lean Construction, a linha de balanço entrega informações que podem ser utilizadas para otimizar a produtividade no canteiro de obra e aumentar a qualidade das tarefas na construção.

Entender como funciona este recurso e as vantagens que ele insere na construção de empreendimentos permite aos gestores que estes apresentem ganhos significativos.

Acompanhe este artigo para entender muito mais sobre o assunto!

O que é linha de balanço?

A linha de balanço é um processo de controle criado pela empresa Goodyear, ainda na década de 1940. Ela foi elaborada para otimizar as etapas de controle e planejamento.

É utilizada amplamente na construção civil, especialmente para projetos que apresentam padrão de repetição, como conjuntos habitacionais, prédios ou loteamentos.

É anterior ao Lean Construction, mas a técnica engloba alguns dos princípios de construção padronizada e enxuta. O balanceamento em linhas consiste na disposição dos locais de obras, como lotes, casas, pavimentos, trechos, entre outros, são dispostos no eixo Y, enquanto o calendário é disposto no eixo X.

As atividades e serviços executados devem estar na junção dos eixos, formando assim um gráfico com uma grande variedade de retas. Além das linhas, o planejamento pode ser visualizado em conjunto de blocos. A espessura dos blocos indica a duração das atividades.

Desse modo, o planejamento da linha de balanço é elaborado com atividades que respeitam determinado padrão de repetição. Isto é, quando são elaborados em diversas unidades ou andares. A inclinação do conjunto de bloco ou das retas indica a produtividade da equipe em cada atividade executada.

Por essa razão, as obras que apresentam padrão de repetição em seus serviços, como edificações, rodovias, túneis, entre outros, são favorecidas ao entregar melhores resultados com a utilização da linha de balanço.

Isso ocorre porque com a visualização apresentada, torna-se mais fácil compreender a sequência lógica da construção e dos serviços, assim como o ritmo de produção na construção, indicado pela inclinação de reta em cada serviço ou atividade.

projeto com linha de balanço
Exemplo de linha de balanço

Por que adotar essa técnica no planejamento de obras?

A linha de balanço na construção civil consiste em uma técnica utilizada no planejamento e controle de prazos. Dessa forma, sua principal finalidade é planejar os locais de obras no tempo. Isto é, ao invés de organizar o cronograma por serviço, organizar por lugar.

Isso faz com que a linha de balanço seja uma metodologia ideal para projetos com padrões de repetição. Isto é, onde existe um lote de serviço que será feito diversas vezes, de modo repetido, como é o caso de empreendimentos verticais com pavimentos tipo, rodovias em trechos iguais, túneis, pontes, etc.

Para o profissional em engenharia, essa técnica é muito vantajosa, pois permite uma visão ampla do que está em execução e ainda precisa ser realizado. Assim, consente uma visualização ampla e clara do que precisa ser feito em cada lugar de obra, no momento necessário.

Outro benefício que pode ser apontado é que ela pode se aliar a outras metodologias de planejamento, como é o caso do Lean Construction. Isso torna o processo mais veloz e contribui para eliminar os desperdícios e remover restrições que podem surgir ao longo da execução do projeto.

Isto é, com adoção desses métodos e do balanço de linha, as tarefas de cronograma da obra seguem fluxos definidos de produção. Assim, elimina-se o tempo ocioso que existe entre as tarefas e serviços, assegurando a sincronia e redução da variabilidade de recursos, tanto no que diz respeito à mão de obra quanto aos materiais.

Ademais, a linha de balanço na construção civil possibilita uma rápida visualização do impacto das decisões tomadas pelos gestores, o que torna a gestão da obra mais dinâmica e assertiva, permitindo que os planos de ações sejam elaborados e executados de modo otimizado. Dessa maneira, é possível minimizar os impactos nos atrasos do cronograma físico e financeiro de obra.

Portanto, a linha de balanço é instrumento essencial para o plano de construção. E, o que é um plano de construção se não a racionalização das etapas levando em consideração recursos (materiais e mão de obra) com o tempo? Por isso a linha do balanço é tão necessária nesse quesito.

Saiba como fazer linhas de balanço

Para fazer a linhas de balanço para planejamento na construção, é importante adotar as seguintes dicas:

  • Definir a Estrutura Analítica do Planejamento: a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) deve ser a primeira etapa a ser definida. Aqui, é feito um processo de subdivisão das entregas, para que a gestão da construção seja feita de modo mais fácil;
  • Definir as repetições do projeto: o passo seguinte está em definir as repetições do projeto. Isto é, os pacotes de trabalho, assim como a sequência em que as repetições ocorrerão;
  • Facilitar a comunicação entre os setores envolvidos: a comunicação é um dos elementos mais importantes em qualquer empresa da construção civil. Ela deve ser otimizada a fim de que diferentes profissionais e setores compreendam qual será o planejamento;
  • Fazer o replanejamento das atividades: a linha de balanço é importante também para que as atividades e serviços que ainda não foram feitos sejam replanejados, melhorando assim o resultado final;
  • Simular cenários e visualizar os impactos: outro importante passo está em simular cenários e visualizar os impactos de cada um deles. Isso permite que a tomada de decisão seja feita com base em dados e evidências técnicas, otimizando a tomada de gestão dos gestores da construção;
  • Escolher a ferramenta certa: por fim, é importante escolher a ferramenta adequada para fazer o balanço de linhas. O Excel pode ser utilizado, todavia, não oferece um resultado completo. Novos softwares de orçamento de obra podem ser utilizados para fazê-lo de modo mais assertivo.

Uma boa alternativa é o Módulo Planejamento de Obras da OrçaFascio que conta  diversas funcionalidades para análise de desempenho entre o planejado e o orçado. Com suporte da ferramenta você pode fazer de forma mais otimizada e rápida análise de diversos dados como linha de balanço, caminho crítico, diagrama de rede.

Sendo assim, a linha de balanço é um importante instrumento de planejamento para construção civil. Aliado a outras metodologias, como Lean Construction, oferece um diferencial de competitividade para as empresas do setor, otimizando a produtividade na construção de empreendimentos de diversas naturezas.

Aproveite e teste por 7 dias grátis, o Módulo Planejamento de Obras para adotar a linha de balanço em suas obras. 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Downloads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Construtechs ganham cada vez mais destaque no mercado

Trabalho em altura: 8 medidas para profissionais da construção

PBQP-H: o que é e como construtoras podem aderir ao programa

Tenha total controle de prazos e custos da sua obra

O Módulo Planejamento é a ferramenta que otimiza a gestão da sua obra.