NBR 6122: Tudo que você precisa saber

As fundações correspondem a um elemento fundamental para qualquer construção. Afinal, elas recebem as cargas da estrutura e dão a estabilidade necessária para a edificação. Sem fundação, toda obra está fadada a ruir e a se tornar um ambiente inseguro. Dessa maneira, a NBR 6122 se faz importante, pois disciplina o tema.

Com o intuito de esclarecer e aprofundar sobre o tema, fizemos este artigo especialmente para você. Aqui, falaremos sobre esta norma técnica, a NBR 6122, como ler o projeto de fundação, o que é o projeto de fundação e a sua importância, o que é a sapata e a ligação do projeto de fundação para o orçamento de obras.

Continue lendo e confira!

O que é a NBR 6122? 

A NBR 6122 faz parte de um grande conjunto de normas reguladoras pertencentes a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim como as outras normas desta associação, a NBR 6122 apresenta como finalidade padronizar um determinado aspecto da construção civil.

Para essa normal, o objeto são as fundações, tanto a nível de projeto, quanto a nível de execução das fundações. De maneira resumida, a norma cria diretrizes, disciplina e dá instruções para que profissionais atuem sobre o tema que envolve o processo de levantar um edifício.

É fundamental seguir as recomendações e determinações presentes na norma, pois um leve desvio do padrão pode gerar um grande impacto negativo na obra, afetando, inclusive, a segurança. Dessa maneira, caso as determinações não sejam seguidas, o investimento financeiro pode ser arruinado e, pior, colocar a vida de muita gente em risco (colaboradores e usuários).

Assim, a NBR 6122 regula o projeto e execução da fundação de obra, que é entendida como a base de qualquer construção — o seu esqueleto e a sua estrutura. Isso representa que obras pequenas, médias ou grandes; residenciais, comerciais ou industriais precisam aplicar as determinações contidas na norma.

Todavia, algumas exceções existem. Para os seguintes casos, a NBR 6122 não se aplica. São eles:

  •  Fundações que estão em  desuso, como caixões pneumáticos, entre outros;
  • Tipos de fundações com aplicação restrita, como radier estaqueados, sapatas estaqueadas, melhoramento do solo e estacas de compactação.

Atualização NBR 6122/2019

Um dos aspectos mais relevantes para o qual você deve se atentar sobre a NBR 6122 é que esta sofreu uma atualização no ano de 2019. A versão original da lei é do ano de 1996, mas já havia sofrido uma alteração no ano de 2010. Se você buscar o acesso à NBR de uma fonte confiável e atual, pode seguir as recomendações de uma norma em versão ultrapassada.

Um dos pontos mais importantes da atualização mais recente está na coerência que a NBR 6122 trouxe em relação à NBR 6118 (estruturas de concreto armado e a introdução de regulamentação para tecnologias mais modernas, como o concreto auto adensável).  

Além disso, o novo texto também considera o tipo de fundação segundo a agressividade ambiental que este gera ao ambiente, aumentando assim os fatores de influência para resistência mínima esperada para o concreto. Essa recomendação segue as proposições da NBR 6118.

Levando em consideração que a atualização da norma foi realizada a fim de incluir novidades do mercado de construção e garantir a economia e segurança, estar atualizado é essencial.

Outras normas a levar em consideração

Não existe norma regulamentadora isolada no contexto da construção civil. Dessa maneira, é importante considerar outras normas, além da NBR 6122, ao projetar e executar a estrutura de uma edificação. Entre elas, destacamos:

  • ABNT NBR NM 67, Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone;
  • ABNT NBR 16258, Estacas pré-fabricadas de concreto – Requisitos;
  • ABNT NBR 13208, Estacas – Ensaios de carregamento dinâmico;
  • ABNT NBR 12131, Estacas – Prova de carga estática – Método de ensaio;
  • ABNT NBR 11768, Aditivos químicos para concreto de cimento Portland – Especificação;
  • ABNT NBR 10908, Aditivos para argamassa e concreto – Ensaios de caracterização
  • ABNT NBR 10905,Solo – Ensaios de palheta in situ – Método de ensaio;
  • ABNT NBR 9820, Coleta de amostras indeformadas de solos de baixa consistência em furos de sondagem;
  • ABNT NBR 9604, Abertura de poço e trincheira de inspeção em solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas;
  • ABNT NBR 9603, Sondagem a trado – Procedimento;
  • ABNT NBR 9062, Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado – Procedimento;
  • ABNT NBR 8800, Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios;
  • ABNT NBR 8681, Ações e segurança nas estruturas – Procedimento;
  • ABNT NBR 8036, Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios – Procedimento;
  • ABNT NBR 7212, Execução de concreto dosado em central – Procedimento;
  • ABNT NBR 7190, Projeto de estruturas de madeira;
  • ABNT NBR 7181, Solo – Análise granulométrica;
  • ABNT NBR 7180, Solo – Determinação do limite de plasticidade;
  • ABNT NBR 6502, Rochas e solos – Terminologia;
  • ABNT NBR 6489, Prova de carga direta sobre terreno de fundação – Procedimento;
  • ABNT NBR 6484, Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio;
  • ABNT NBR 6459, Solo – Determinação do limite de liquidez;
  • ABNT NBR 6458, Grãos de pedregulho retidos na peneira de abertura 4,8 mm – Determinação da massa específica, da massa específica aparente e da absorção de água;
  • ABNT NBR 6457, Amostras de solo – Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização;
  • ABNT NBR 6118, Projeto de estruturas de concreto – Procedimento;
  • ABNT NBR 5739, Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos;
  • ABNT NBR 5738, Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova.

Como você percebeu além da NBR 6122, a lista de normas é extensa. Uma dica para manter-se atualizado é conhecer os cursos que a ABNT oferece sobre os documentos normativos voltados à construção civil para incentivar cada vez mais o uso das normas.

Como ler o projeto de fundação?

Três são os principais aspectos que devem ser levados em consideração ao ler um projeto de fundação: planta de locação; planta de forma e detalhamento das armaduras.

A planta de locação é aquela que define onde ficarão os pilares e fundações. Ela deve ser feita de forma integrada ao projeto arquitetônico, de modo que um não entre em atrito com o outro.

Por outro lado, a planta de forma é aquela que detalha os elementos estruturais presentes em cada pavimento da edificação. Por fim, temos o detalhamento da armadura, que detalha as composições de cada armadura presente nas vigas, pilares e sapatas.

Entenda o projeto de fundação e a sua importância

O projeto de fundação — que envolve a concepção estrutural e indicação da estrutura a ser utilizada —serve para indicar onde e como as cargas (peso) da edificação serão direcionadas ao solo, garantindo a estabilidade e segurança da edificação.

Toda edificação deve apresentar seu projeto estrutural. Na grande maioria das vezes, ele é feito de concreto armado, mas existem inúmeras possibilidades de estruturas, utilizando madeira, metal e outros materiais do tipo.

O que é projeto de fundação de sapata?

A sapata consiste no elemento de fundamentação mais utilizado na construção civil brasileira. É feita de concreto e pode ser sapata isolada, corrida, associada ou sapata de divisa. O número de sapatas de uma edificação varia de acordo com a particularidade da edificação.

Importância do projeto de fundação para o orçamento de obras

O projeto de fundação é fundamental para o orçamento de obras, visto que a estrutura da edificação costuma representar boa parte do orçamento da edificação. Dessa maneira, é importante contar com instrumentos precisos de orçamento de obra, para que sejam levados em consideração todos os detalhes.

A confecção integrada do orçamento de obras com outros projetos, incluindo o de fundação, é essencial para garantir um projeto estrutural mais eficiente. Isso é possível ser feito por meio do uso da tecnologia BIM. Assim, seguir as determinações técnicas e legais presentes na NBR 6122 é importante para ter uma obra segura e de boa qualidade.

Gostou do que leu? Então, conheça os diferentes tipos de cimento e suas aplicações!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras

Saiba o que é a NBR 5410 e quando ela deve ser aplicada

Cálculo de materiais de construção: 9 dicas para economizar