Orçamento de obras ágil com OrçaFascio

Já conhece o software da OrçaFascio, mas ainda não sabe como utilizar essa ferramenta? Então vamos dar um breve passo a passo de como você pode manusear esta importante ferramenta, explicando as etapas  de um orçamento de obras ágil. Assim, você estará preparado para fazer orçamentos rápidos por meio da plataforma.

Continue lendo e confira!

Cadastros de clientes

O primeiro passo é o cadastro dos clientes, que deve ser feito de acordo com os clientes que a sua construtora vai adquirindo, sejam estes clientes públicos ou privados. Vale destacar que não é necessário criar um cliente diferente para projetos diferentes, pois cada cliente comporta inúmeros orçamentos distintos.

Criando o orçamento de obras ágil

O próximo passo é criar o orçamento de obras ágil. Ao lado esquerdo da tela, é necessário clicar em “orçamento”, que abrirá uma aba de “Novo orçamento”. Para cada orçamento, é gerado um código. Não há restrição ao código, contudo, ele não pode ser repetido.

Outro elemento presente no novo orçamento é a descrição, que serve exatamente para isso: descrever o novo orçamento. Por exemplo: “Orçamento feito para um edifício residencial multifamiliar”.

Em seguida, é possível adicionar o estado e a cidade que se localiza a obra para o qual foi feito o orçamento. Exemplo: Minas Gerais, São Thomé das Letras.

O próximo elemento a ser destacado é a Data SINAPI, que será utilizada como base para a elaboração do orçamento.  Outro item, que você pode marcar ou não, é o “Encargos Sociais Desonerado”.

Mais um item a ser marcado ou não, é a de permitir insumos com preço zerado no orçamento.

Em seguida, é possível marcar 5 opções de arredondamento:

  • Opção 1 – Arredondar em 2 casas decimais;
  • Opção 2 – Arredondar em 2 casas decimais incluindo as composições auxiliares;
  • Opção 3 – Arredondar em 2 casas decimais e truncar os preços unitários;
  • Opção 4* – Truncar tudo em 2 casas decimais (Padrão TCU);
  • Opção 5 – Não arredondar.

Posteriormente, ao clicar em criar orçamento, abre-se uma aba de base de preços. Nesse ponto, é possível optar por bases nacionais (SINAPI, SBC, SICRO 3, SICRO 2) e bases regionais, que mudam de acordo com cada região. Para cada escolha, é necessário optar uma data base.

Importância da base de dados

A base de dados apresenta informações sobre os custos de uma grande variedade de elementos que compõem a construção civil. A base de dados mais importante do país é a Tabela SINAPI — Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil.

Ela consegue automatizar muitas decisões que são feitas no orçamento de obras. Caso não existisse, os orçamentistas deveriam buscar os cursos desses itens de forma manual, o que consumiria muito tempo de trabalho.

Vale destacar também que é importante atualizar a data da base de dados, pois valores incongruentes podem afetar o orçamento de obras de forma bastante significativa.

Etapas

Nesse segmento, é necessário destacar o tipo de serviço que será utilizado naquele orçamento. Por exemplo, você pode fazer um orçamento só para o serviço de terraplanagem. Então, destaque as etapas do processo e obtenha assim um orçamento detalhado para cada etapa.

Composições

As composições (CPU), consistem no conjunto de materiais, equipamentos e mão de obra e formam um determinado serviço. Para adicionar uma composição na plataforma, é necessário clicar composição (2), que abrirá uma nova aba

Nessa nova aba, é possível adicionar a composição SINAPI ou uma composição própria.

Insumos

Entes elementos entram no processo de produção dos serviços de planilhas orçamentárias. Entre os exemplos, destacamos mão de obra, material, ferramentas, entre ouros.

Para inserir um insumo, basta clicar no botão insumo. Ao abrir uma janela, adicionar insumo SINAPI, adicionar insumo próprio ou criar um insumo que ainda não exista na empresa.

Consulta de orçamentos

A consulta de orçamentos pode ser feita por meio da lista de orçamentos. Conforme você vai adicionando orçamentos na sua base, eles vão ficando em lista, divididos por página. Para abrir essa lista de orçamentos, basta apertar o comando CTRL + F.

Memória de cálculo

A memória de cálculo é um instrumento indispensável para o orçamento de obra. Com ele, você consegue justificar de forma técnica (e legal!) o orçamento apresentado para cada obra. Esse documento pode ser muito importante para a execução de orçamentos para obras públicos.

Pensando nisso, a OrçaFascio disponibiliza um comando especialmente para a confecção deste documento.

Relatórios

É possível criar relatórios personalizados por meio da OrçaFascio. Para isso, basta clicar, na parte superior, em relatórios e personalizar relatórios. Essa opção abre uma planilha, é possível escolher a logo, cabeçalho, rodapé e assinatura.

Dessa forma, a qualquer momento, é possível alterar esses itens. O relatório é feito em uma tabela do Excel e é possível detalhar a cor de acordo com a naturalidade e cada item: etapa, composição, insumo, etc.

Após essa personalização, todos os novos relatórios virão padronizados com as informações colocadas nesse arquivo base.

Tipos de relatórios

Outro ponto importante sobre os relatórios na OrçaFascio são os relatórios sintéticos e de resumo. Para abrir estas opções, é necessário abrir a aba relatórios, no canto superior, e, em seguida, resumo.

Ao clicar, é necessário escolher a qual nível se encontrará o seu relatório. Nível 1: apenas as etapas; Nível 2: Etapas e subetapas; e assim sucessivamente. Ao abrir o relatório, você verificará a existência das colunas item e descrição e o valor total de cada um desses itens e o peso destes sobre o orçamento.

Para o relatório sintético, é necessário seguir o mesmo caminho: clicar, na parte superior da plataforma, em relatório e, em seguida, sintético. Será aberta então uma planilha com as colunas itens, código, descrição, bancos de dados, B.D.I, Encargos Sociais, etc.

O relatório sintético pode ser também com valor de mão de obra; com valor de obra e material e sintético com valor de mão de obra, equipamento material, com adição desses itens aos relatórios sintéticos.

Também é possível gerar os relatórios analíticos, seguindo o mesmo caminho indicado anteriormente. Só que se deve clicar em relatório analítico; relatório analítico com preço unitário ou relatório analítico com preço unitário – somente insumos.

Ao abrir, você pode perceber uma coluna especificando todos os itens, uma coluna de código, outra de banco, descrição, tipo, unidade, quantidade, valor unitário e total.

Por fim, é possível gerar um relatório de Curva ABC. Há duas opções: curvas ABC de insumos e Curva ABC de serviços. É possível especificar a Curva ABC em apenas um único insumo, mas para isso, é necessário deixar apenas item marcado na tabela.

Repetição do processo

Dessa maneira, a plataforma OrçaFascio oferece uma série de facilidades para quem deseja montar um orçamento ágil. Conforme você for utilizando a plataforma, ela se tornará mais completa e rápida, pois seus orçamentos ficarão salvos e o processo poderá ser realizado de forma mais automatizada.

É muito importante destacar dois fatores: a padronização, oferecendo uma rápida base de dados nacionais e regionais e a personalização, que o orçamentista pode aplicar, dando assim um caráter generalista e, ao mesmo tempo, particular para os orçamentos aplicados. Assim, o orçamento de obras ágil se torna mais efetivo.

Com a ferramenta, é possível contribuir com outros elementos e análises, como o estudo de viabilidade de obra.

Por fim, os relatórios disponibilizados de forma automatizada pelo software OrçaFascio, como os relatórios indicados anteriormente, ou a memória de cálculo, são fundamentais para organizar o orçamento e oferecer vantagem competitiva para a construtora em relação aos concorrentes, o que pode ser fundamental em licitações públicas.

Conheça agora o software OrçaFascio e teste grátis por 7 dias!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo