Orçamento de obras online: conheça todas as vantagens

Que o orçamento de obras é uma etapa muito importante para a construção civil você já sabe. Contudo, você também sabia que é possível fazer e acompanhar orçamento de obras de forma online? Dessa maneira, é importante que você conheça o OrçaFascio e tudo aquilo que ele pode lhe oferecer em questão de otimização do orçamento de obras.

Dessa maneira, falaremos sobre como fazer orçamento de obras online e como isso pode ser de fundamental importância para a construção civil e o próprio processo de orçamentação. 

Leia este artigo e faça parte também do grupo da planilha eletrônica!

O que é orçamento de obras online

Toda obra apresenta, necessariamente, custos. Dessa maneira, para construção de qualquer edificação, é necessário o uso de mão de obra (pessoas) e materiais, para que ela seja erguida com segurança, qualidade e estética agradável.

Assim, o orçamento consiste num documento que levanta os preços e custos antes de se realizar algo. Portanto, o orçamento de obra levanta estimativas para os gastos na execução de uma obra da construção civil. Além disso, esse documento registra os custos da aquisição do terreno até o momento que a obra se encontra finalizada.

Ademais, é importante ter um orçamento em que os valores são planejados, além de um documento contendo o registro real dos gastos. Isto é, aquilo que está acontecendo durante a obra — que geralmente destoa um pouco do planejamento. Contudo, essa variação deve ser próxima a zero, a fim de não gerar prejuízos.

O acompanhamento é realizado a fim de verificar o andamento da obra. Afinal, caso os recursos destinados à obra sejam gastos antes da metade da obra, pode ser que ela seja interrompida por falta de recursos. Em casos de licitação pública, isso pode gerar problemas de ordem legal.

Em situações menos alarmantes, caso a obra seja concluída com menos recursos do que o esperado, sobrarão mais recursos para as etapas de finalização da obra. Entre as fases, podemos citar: acabamento interno e externo, compra de equipamentos e mobiliários, etc.

Problemas com a falta de orçamentação

Dessa forma, alguns contratempos graves podem ocorrer caso o orçamento não seja feito da forma adequada. Entre os problemas mais comuns de não efetuar um orçamento coerente, destacamos:

  • Aumento dos custos;
  • Problemas jurídicos — especialmente para obras públicas ou de clientes privados;
  • Falta de recursos para conclusão de etapas da obra;
  • Prolongamento da execução da obra e adiamento da entrega da edificação ou obra;
  • Atraso no pagamento dos prestadores de serviços e funcionários da obra;
  • Uso de materiais de menor qualidade;
  • Interrupção da obra;
  • Cancelamento da obra.

Portanto, não é difícil encontrar por aí obras mal-acabadas devido a não previsão de alguns gastos significativos no orçamento.

Orçamento de obras online

Dessa maneira, como uma evolução natural do orçamento de obras, temos o orçamento de obras online. Desde a popularização dos computadores pessoais (década de 1980) e avanço da internet, os negócios se tornaram cada vez mais digitais.

E com o orçamento de obras não poderia ser diferente, pois é uma área como qualquer outra dentro da construção civil. Dessa forma, o uso da internet deu uma nova dinâmica ao orçamento e aumentou a sua eficiência.

Além de ser mais versátil, o orçamento  de obras online permite uma maior integridade entre diferentes profissionais, que não precisam estar, necessariamente, no mesmo local de trabalho. Isso agiliza a comunicação e melhora a tomada de decisão.

Dessa maneira, é possível que detalhes sejam corrigidos pelo orçamentista no escritório da empresa e sejam aplicados na obra diretamente pelo gestor de obras. Assim, o processo se torna muito mais efetivo.

Vantagens do orçamento online

Entre as principais vantagens do orçamento de obras online, destacamos:

  • Versatilidade;
  • Agilidade;
  • Integração;
  • Comodidade;
  • Design intuitivo.

Vale destacar que as características apresentadas não são, necessariamente, regras do orçamento online, mas configuram em uma realidade. Isto é, a plataforma na qual estão inseridas — a web — costuma ser bem mais dinâmica e se torna um ambiente propício para potencializar estas características.

Versatilidade

A versatilidade de um aplicativo ou software é relativa à capacidade deste em se adaptar a diferentes equipamentos, navegadores, entre outros. Por envolver, em geral, uma equipe grande, é necessário contar com softwares e plataformas versáteis, a fim de atender a todos da melhor maneira possível.

Agilidade

Tempo é dinheiro. E em uma obra, isso é ainda mais verdade. Quanto mais uma obra demora a ser entregue, maiores serão os gastos com a obra. Mão de obra, material que pode perder qualidade, quebrar ou estragar são os gastos mais comuns. Todavia, talvez o pior deles seja a perda de confiança e credibilidade junto aos clientes.

Integração

Conforme falamos anteriormente, as equipes de engenharia e construção civil nos dias atuais costumam ser bastante grandes. Dessa forma, é importante contar com ferramentas que sejam capazes de integrar toda a equipe, e não as segregar. O orçamento online cumpre de forma primorosa esse papel.

Comodidade

O orçamento online pode ser acessado de qualquer local e, de maneira geral, por qualquer dispositivo, até mesmo pelo celular. Desse modo, se torna bem mais cômodo acessar o orçamento de qualquer local. Ou seja, não é necessário abrir o orçamento apenas em um determinado notebook ou computador da empresa.

Design intuitivo

O orçamento de obras é simples, mas pode se tornar complexo se os profissionais envolvidos não compreenderam, de forma rápida, a dinâmica da ferramenta. Assim, orçamentos online apresentam grande vantagem, pois dispositivos desenvolvidos para a plataforma costumam ser bem mais intuitivos.

Além disso, o design intuitivo também reduz a necessidade de treinamento de mão de obra, visto que se torna mais fácil para o profissional aprender a manusear o orçamento.

Como implementar o orçamento online na sua empresa

A implementação do orçamento online passa pela digitalização da empresa. Isto é, em tornar os processos mais digitais, por meio do uso do computador e internet. Isso traz inúmeras vantagens, como maior integração e redução do erro humano.

Em primeiro lugar, é necessário escolher um software de orçamento de obras que tenha uma plataforma online. Ao escolher um, é importante levar em consideração usabilidade, nível de automação, confiabilidade do mercado e se existe a opção de utilizar suas funções de forma online. 

Assim, após a escolha do software, basta fazer um rápido treinamento com a sua equipe sobre o assunto para ambientá-los quanto ao tema. Softwares, como o OrçaFascio, disponibilizam cursos para que profissionais entendam melhor a ferramenta.

OrçaFascio e o orçamento em nuvem

Como falamos anteriormente, o OrçaFascio é uma das opções existentes do mercado. Com alcance nacional e utilizado por diversos tipos de empresa – atualmente mais de 3 mil clientes utilizam o software. Por todas as vantagens que apresenta com a orçamentação online e nuvem é um dos mais indicados. para quem busca este tipo de solução.

Apresenta ferramentas de fácil utilização, pois oferece design intuitivo. Estima-se uma média de apenas 2 horas para que um profissional consiga aprender manuseá-lo. Além disso, representa aumento da produtividade, com economia de 80% do tempo destinado à execução do orçamento de obra.

Além disso, conta com instrumentos de inteligência artificial. Isto é, o programa vai aprendendo com a experiência os atalhos para tornar o orçamento mais fácil. A plataforma em nuvem permite que o acesso seja efetuado em qualquer lugar que tenha internet, o que possibilita a orçamentação online.

Sendo assim, o orçamento online é uma ferramenta muito importante para agilizar e tornar o orçamento mais efetivo dentro do contexto da construção civil. Com plataforma modernas, como o OrçaFascio, ficou bem mais simples trabalhar com orçamento de forma online. E você, o que está esperando para implementar essa ferramenta na sua empresa?

Gostou do que leu? Então, aproveite e faça o seu primeiro orçamento de obras online grátis com o OrçaFascio. Teste por 7 dias, sem qualquer custo todas as funcionalidades do sistema.

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo