BLOG

Pequenas construtoras: 9 dicas para o seu negócio crescer

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

As pequenas construtoras enfrentam grandes desafios ao concorrer no mercado da construção civil, especialmente quando concorrem com grandes empresas do setor da construção. Todavia, é possível adotar estratégias para se tornar competitiva nesse mercado.

E que estratégias são essas? Com o intuito de apresentar as principais dicas para as construtoras de pequeno porte aumentarem sua produtividade e começarem a crescer na indústria da construção, fizemos este artigo.

Acompanhe!

Desafios para as pequenas construtoras

para as pequenas construtoras

Como em qualquer mercado, as empresas de menor expressão acabam enfrentando alguns desafios em se inserir no mercado e crescer.

Muitos desses problemas estão associados à estrutura criada por estas grandes construtoras. Por exemplo, estas possuem maior capital de giro e maior poder de investimento. Assim, conseguem comprar materiais a um preço mais baixo, barateando a construção.

Além disso, estas empresas, por experiência e poder de investimento, têm acesso mais fácil ao financiamento, especialmente o imobiliário, que exige determinadas regras.

Contudo, apesar dessas vantagens, o mercado de pequenas construtoras existe e pode ser uma excelente solução para o crescimento da empresa. Para isso, deve adotar medidas para melhorar a sua produtividade e, assim, conseguir competir com as grandes empresas do ramo.

Entre as dicas para as pequenas construtoras, listamos algumas das principais. São elas:

·   Implementação de novas metodologias;

·   Profissionalização dos colaboradores;

·   Utilização de índices da construção civil;

·   Adoção de novas tecnologias;

·   Sustentabilidade e marketing verde;

·   Focar em processos de planejamento e orçamento de obras;

·   Otimização do canteiro de obras;

·   Investir em marketing;

·   Utilização de softwares para pequenas construtoras.  

1. Implementação de novas metodologias

Uma dica muito importante para seguir está na implementação de novas tecnologias da construção, com intuito de otimizar processos e melhorar a produtividade na construção. Além disso, pode contribuir para redução do desperdício, aumento da sustentabilidade, entre outros benefícios.

Existem diversas metodologias para a construção civil, sendo uma das mais eficientes e aplicadas nos últimos anos o Lean Construction.

Essa metodologia deriva do Lean industrial, implementado no Japão pós Segunda Guerra mundial. Desse modo, tinha como objetivo aumentar a competitividade das indústrias japonesas.

Para isso, conferiu foco no resultado e enxugou os processos, reduzindo o desperdício. Posteriormente, o processo foi aplicado também na construção civil e pode se tornar um diferencial para as pequenas empresas no setor.

2. Profissionalização dos colaboradores

Além das máquinas, equipamentos e licenças de software, os grandes ativos da empresa correspondem ao seu capital humano. Isto é, aos seus colaboradores. Desse modo, assim como é feito investimento na modernização de equipamentos, é importante contar com a profissionalização da equipe.

A profissionalização pode ser feita tanto com a contratação de novos profissionais quanto com o treinamento dos colaboradores que já trabalham na empresa.

Os treinamentos podem ser fornecidos pela própria empresa, ou terceirizados. Existem treinamentos variados, como treinar a equipe em determinadas normas regulamentadoras da construção civil, ou mesmo para instruir a equipe quanto aos conceitos e práticas de gestão.

Para este último, a Universidade Orçafascio se mostra uma excelente alternativa.

3. Utilização de índices da construção civil

Índices da construção civil, também conhecidos como indicadores da construção são importantes ferramentas de gestão, que servem para otimizar a tomada de decisão, oferecendo aos gestores dados técnicos sobre etapas da construção.

Existem diversos indicadores da construção, tais como:

·   Retorno sobre o investimento (ROI);

·   Fluxo de caixa;

·   Segurança do trabalho;

·   Desperdício e perdas;

·   Qualidade de obras;

·   Entre outros.

4. Adoção de novas tecnologias

A tecnologia otimiza os diversos processos que compõem a construção. Isto é, desde a execução da obra em si até os processos de gestão. Desse modo, novas tecnologias devem ser utilizadas. Entre as principais opções disponíveis no mercado, destacamos:

·   Drones;

·   Impressoras 3D;

·   BIM;

·   Armazenamento em nuvem;

·   Softwares de gerenciamento de obras.

5. Sustentabilidade e marketing verde

Sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável é um termo que vem sendo desenvolvido ao longo de toda a segunda metade do século XX. E é importante esclarecer que o assunto não se trata de um mero capricho, mas de uma necessidade em preservar os recursos do planeta.

E uma das atividades que precisam adotar medidas sustentáveis com mais rigor é justamente a construção civil, especialmente por conta dos resíduos sólidos gerados por essa atividade.

Além de ajudar o meio ambiente, a ação contribui para diminuir o desperdício e contribui também para o marketing verde e obtenção de selos de sustentabilidade, como Leed e Casa Azul da Caixa.  

6. Focar em processos de planejamento e orçamento de obras

Muitas empresas da construção erram ao não dar a atenção necessária aos processos de gestão, especialmente ao planejamento e orçamento de obras.

A etapa de planejamento é aquela que norteia todo o processo da construção. Planejar significa agir de forma racional, por etapas, seguindo premissas estabelecidas de maneira prévia. Com planejamento, os erros são reduzidos e o foco não é esquecido.

Para acompanhar o planejamento, deve ser feito um acompanhamento adequado da obra e construção.

Outra etapa muito importante é o orçamento de obras, que trata sobre o planejamento dos recursos aplicados na construção e em cada etapa da obra.

Orçamentos enxutos são necessários tanto para garantir o lucro das construtoras quanto para tornar a empresa mais competitiva, especialmente em licitação de obras públicas.

7. Otimização do canteiro de obras

Além dos processos de gestão, é necessário ter atenção especial quanto ao canteiro de obras. Este local é onde a obra de fato acontece e ele precisa ser muito bem planejado. Nele, costumam trabalhar diferentes equipes de forma simultânea. Logo, há uma certa facilidade em que este ambiente se torne caótico.

O caos nesse espaço deve ser evitado ao máximo, pois um canteiro desorganizado gera problemas que vão desde acidentes até prejuízos e atrasos em obra.

Existem várias formas de otimizar o canteiro de obras, como uma organização adequada do layout do canteiro de obras, adequação do depósito de materiais e utilização de tecnologias como o QR Code.

8. Investir em marketing

Por ser uma área extremamente técnica, muitas empresas ainda apresentam grande resistência em investir em marketing. Todavia, essa área pode ser o diferencial para a aquisição de novos clientes para as pequenas construtoras.

O marketing sofreu um grande processo de transformação nas últimas décadas por conta da internet e rede social. Desse modo, é necessário adotar um marketing voltado para essas plataformas, utilizando estratégias de Inbound Marketing e mesclando com as estratégias tradicionais a fim de obter melhores resultados.

Fazendo isso, a empresa consegue criar uma reputação melhor e angariar novos clientes.

9. Utilização de softwares para pequenas construtoras  

Com a digitalização dos processos, o computador tornou- se uma ferramenta fundamental para a construção. Hoje em dia, existem softwares e programas para todas as etapas da construção, que vão desde a elaboração do projeto até o gerenciamento de obra.

Além disso, outra solução a ser utilizada nessa linha é o ERP para pequenas construtoras, que contribui para otimizar os processos de gestão administrativa.

Conclusão

Sendo assim, existem diversas medidas que as pequenas construtoras devem adotar para se tornarem competitivas no mercado. Siga as que elencamos ao longo do artigo e colha os resultados!

Gostou do que leu? Então conheça a Universidade Orçafascio e treine a sua equipe em nossos mais diferentes cursos! 

Compartilhe essa publicação