BLOG

A realidade aumentada na construção civil

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Você certamente já ouviu falar em inteligência artificial, realidade virtual e demais termos relacionados à tecnologia da informação. Enquanto observamos diversas profissões se beneficiando dessas inovações, nos setores de engenharia e arquitetura não é diferente. Você já ouviu falar em realidade aumentada na construção civil, por exemplo?

Por mais que o conceito de realidade aumentada tenha sido criado somente em 1990 pelo cientista Thomas P. Caudell, o caminho para chegar na tecnologia atual já vem desde o final dos anos 60, através do primeiro monitor usado na cabeça criado pelo informático Ivan Sutherland. Hoje, a realidade aumentada já está popularizada, principalmente por conta dos games, como o Arcade Reality lançado em 2009 e, mais recentemente, o famoso Pokémon GO.

Mas como a realidade aumentada pode auxiliar na construção civil? O que ela pode agregar em cada uma das etapas da obra e quais as vantagens de utilizá-la? Confira a seguir.

Leia também: Smart City: o que são cidades inteligentes e onde elas estão

Pessoa manuseando o seu tablet

O que é realidade aumentada?

Também conhecida como RA, a realidade aumentada é uma tecnologia que mistura elementos reais com virtuais, de forma sobreposta. Seu objetivo é proporcionar uma experiência imersiva aos usuários através de gráficos, imagens, animações, textos ou sons, tudo em tempo real. Nela, o usuário pode interagir com esses elementos através de gestos e toques na tela, por exemplo.

Para utilizar a realidade aumentada é necessário o apoio de dispositivos como aplicativos para smartphones e tablets, sensores de manipulação e óculos especiais. Estes identificam pontos de referência no ambiente e posicionam neles os elementos virtuais para que pareçam integrados ao mundo real.

Muitos confundem a realidade aumentada com a virtual. No entanto, enquanto a primeira combina o mundo real com elementos digitais interativos, a segunda cria um ambiente totalmente virtual e independente.

Amplamente utilizada em diversas áreas como entretenimentos, jogos, medicina e educação, a realidade aumentada hoje também se aplica na construção civil.

Como funciona a realidade aumentada na construção civil?

Já faz um tempo que se usa a captura de realidade em tecnologia na construção civil, principalmente em áreas como a topografia e fotogrametria. As ferramentas utilizadas nos levantamentos de terrenos foram evoluindo através de técnicas de localização via satélite, levantamento em massa, drones e diversas outras. Hoje temos acesso a equipamentos que nos fornecem um nível de detalhamento preciso.

A integração da captura da realidade com a modelagem BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção) fez com que houvesse uma troca de dados e informações em todas as etapas do projeto, já que este recurso realiza o levantamento do local real e reproduz no ambiente virtual.

Agora com a realidade aumentada, além da representação 3D do projeto e todo o gerenciamento que a modelagem BIM proporciona, é possível minimizar ainda mais os erros de projetos, através da visualização das dimensões, posicionamentos, tipos de produtos, entre outros.

Isso tudo faz com que cada vez mais se utilizem recursos tecnológicos na construção civil, aumentando a eficiência, comunicação, qualidade e segurança em todas as operações. Confira a seguir de que maneira cada etapa da obra pode se beneficiar com o uso da realidade aumentada.

Como usar realidade aumentada nas etapas da obra

Cada etapa da obra pode se beneficiar com usos específicos de ferramentas de realidade aumentada:

  • Projeto: com a realidade aumentada é possível transformar plantas baixas em uma demonstração da realidade onde visualiza-se todos os detalhes de como será depois de construído. Também ajuda na definição de layout do canteiro de obras e na disposição dos elementos construtivos;
  • Terreno: da mesma forma que no projeto, pode-se demonstrar a obra pronta sobreposta ao terreno vazio com o uso da tecnologia. Além disso, também existem hoje diversas tecnologias de realidade aumentada para levantamento topográfico dos terrenos;
  • Durante a obra: através de óculos de realidade aumentada é possível visualizar encanamentos, fiação elétrica, paredes e outros detalhes in loco, além de fornecer as etapas de procedimentos e instalações. Também auxilia no gerenciamento de obra, comparando e medindo o que está sendo feito com o que foi projetado, suas irregularidades e correções;
  • Treinamento: ainda durante a obra, a realidade aumentada pode atuar através de treinamentos e instruções de passo a passo na realização de tarefas no canteiro, recebendo orientações em tempo real;
  • Decoração e acabamentos: com o imóvel pronto e vazio, pode-se projetar tanto os acabamentos conforme a necessidade do cliente quanto objetos de decoração, suas cores, texturas, pontos de iluminação e muitos outros;
  • Manutenção: a realidade aumentada pode estabelecer prioridades e programar atividades de manutenção das obras, além de auxiliar na localização dos problemas.

Vantagens do uso da realidade aumentada na construção civil

Além de facilitar a vida dos profissionais que trabalham na construção civil através de todas as funções que citamos, ainda existem outras vantagens do uso da realidade virtual:

  • Aumenta a segurança, confiança e experiência do cliente já que ele pode visualizar todo o processo de construção;
  • Diminui erros em todas as etapas da obra, o que acarreta também na redução de custos e de tempo;
  • Gera mão de obra capacitada através do treinamento do pessoal que trabalha na obra;
  • Guia construções de geometria complexa que precisam de medições e verificações específicas;
  • Agrega valor à obra;
  • Aumenta a produtividade e o giro da empresa, além de melhorar a gestão e organização de documentos;
  • Reduz riscos de operação e detecta falhas e desvios de execução;
  • Diminui a necessidade de visitas in loco;
  • Reduz as alterações de projeto e otimiza a comunicação entre as equipes que participam dele;
  • Permite a customização digital no design de interiores, apresentando um projeto mais completo;
  • Aumenta a precisão dos dados levantados e a compreensão espacial;
  • Pode ser usada como ferramenta de marketing na divulgação de incorporações.

Leia também: Inovação na construção civil: conheça 8 ferramentas modernas

Se você busca soluções tecnológicas para o seu canteiro de obras, o OrçaFascio mudará o futuro da gestão da sua empresa.

Acompanhe o nosso site para saber de todas as novidades que vem por aí e também o Blog do OrçaFascio, para ficar por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil.

Compartilhe essa publicação