Saiba como captar clientes na construção civil

Uma das maiores dificuldades das empresas da construção civil, engenharia, arquitetura e áreas afins está em como captar clientes na construção civil. Isso ocorre pois a grande maioria dos cursos da área da construção têm dificuldade em apresentar assuntos relacionados ao mercado de trabalho e a como captar clientes, criar network, entre outros.

Dessa maneira, é importante saber as principais estratégias que os profissionais e empresas do ramo podem aplicar para captar clientes na construção civil. Fizemos este artigo para detalhar melhor o processo e fazer com que você tenha melhores resultados.

Continue lendo e confira para saber tudo sobre captação de clientes na construção civil! 

A importância de captar clientes na construção civil

A construção civil é uma área que está ligada de forma direta com diversas profissões, como engenharia civil, arquitetura, engenharia de produção, entre outras. Todas essas áreas são muito técnicas e em muitas universidades e faculdades, há uma deficiência na formação curricular quando se trata de estimular os futuros profissionais a atuar no mercado de trabalho.

Uma das maiores dificuldades dos profissionais está em como captar clientes na construção civil, sejam estes profissionais autônomos ou atuando em empresas do ramo. Dessa forma, vale destacar a importância dessa etapa, apesar de ser constantemente ignorada nos cursos profissionalizantes, técnicos ou de graduação deste país.

Uma empresa de construção não sobrevive sem os seus clientes. Afinal, o papel de toda empresa é obter lucro e esse ganho advém dos seus clientes. Além de captar clientes, é necessário saber como mantê-los, a fim de manter uma relação saudável entre a empresa ou profissional com aquele cliente, que ao final das contas, é a maior razão para a empresa existir.

Assim, as principais estratégias que podem ser adotadas para captar clientes na construção civil são:

Investir no Marketing

O marketing é uma área do mercado relativamente moderna. Surgiu no início do século XX com a popularização das empresas, especialmente aquelas do setor de serviços. É um trabalho semântico, que cria uma identidade para a marca (empresa). Dessa forma, é uma ferramenta extremamente necessária para prospectar clientes.

Além disso, o marketing pode ser dividido, a grosso modo, em dois: o marketing tradicional e o marketing digital.

Marketing tradicional

O marketing tradicional é aquele que está envolvido com as ferramentas tradicionais de marketing, como os canais de televisão, outdoor, rádio, entre outros. Essa estratégia é muito utilizada por empresas cujo público-alvo está disseminado em toda a sociedade, como é o caso de materiais de construção, supermercados, entre outros.

Entre as principais vantagens, temos o grande alcance que o marketing tradicional apresenta. Entre as principais desvantagens, percebemos que esta estratégia gasta muito e atinge muitas pessoas com pouco interesse naquele produto.

Marketing digital

O marketing digital é mais recente e está ligado diretamente à ascensão dos computadores pessoais e internet. Dessa forma, o marketing digital utiliza as ferramentas da internet como as redes sociais, sites de pesquisa e busca, entre outros.

Para essa nova modalidade, surgiu uma nova estratégia — o inbound marketing. Ela é muito mais voltada para as necessidades do público-alvo. Dessa maneira, apresenta uma proximidade maior com o consumidor final, uma probabilidade maior de captar clientes e um custo bem mais baixo.

Além disso, outro ponto importante está nas propagandas em meios digitais, como redes sociais e sites de busca. Essas ferramentas são extremamente eficientes, pois direcionam a propaganda para pessoas que pesquisam ou comentam sobre assuntos semelhantes aos que a empresa vende.

Assim, torna-se uma ferramenta ideal para quem está procurando por uma empresa de construção civil.

Entender a dor do cliente

Todo mundo tem problemas a serem resolvidos ou desejos a serem alcançados. Dessa maneira, a melhor forma de alcançar o sucesso no mercado é compreender que dores são essas e como resolvê-las da melhor forma.

Uma dor muito frequente na questão da construção civil costuma ser o orçamento de obras, dado a sua importância e falta de mão de obra qualificada. Portanto, uma empresa de orçamento de obras deve entender isso e focar em produtos para agilizar esse problema, em linguagem clara e objetiva.

Pode parecer clichê, mas você já deve ter ouvido falar que uma das maiores qualidades do profissional moderno é a empatia, certo? Isso, apesar de ser uma tecla batida, é muito verdade. E para as empresas, a empatia não é apenas uma palavra bonita, mas pode garantir a aquisição de novos clientes para a empresa.

Ter agilidade nos feedbacks

Seguindo as dicas de marketing digital, a empresa começará a colher frutos e possivelmente terá um aumento da visibilidade da marca e do negócio, conseguindo mais acessos ao seu blog, site e ao seu produto.

Todavia, nem sempre alguém chegará até o seu negócio por meio de um anúncio na internet. Assim, é necessário criar um documento em que esses dados sejam quantificados e você saiba de onde estão chegando os clientes.

Além disso, esta é uma forma de medir o sucesso do setor de marketing e cortar ou investir mais em determinadas áreas.

Por fim, vale destacar que todo trabalho bem feito é um marketing em potencial, visto que muitos clientes costumam indicar a empresa indiretamente aos seus amigos profissionais.

Tornar-se autoridade no assunto

Em quem você costuma confiar em aspectos profissionais? Sem o conhecer, podemos chutar que são as pessoas que detém autoridade no assunto. Por exemplo, para assuntos médicos, você provavelmente confiará em um médico, pesquisador. Isto é, quão maior for o grau de instrução e envolvimento com o assunto, mais confiança.

Para captar clientes na construção civil, aplique esta mesma lógica.

Conteúdos sobre o assunto

Uma forma de passar ao cliente que você entende do assunto é por meio da apresentação de conteúdos relativos ao tema que você ou a sua empresa atuam. Dessa forma, uma empresa de orçamento de obras deve produzir conteúdos que estejam relacionados à área.

Ademais, entre os principais conteúdos, destacamos os blogposts, vídeos, e-books, cursos, entre outros.

Cursos de especialização

Outra forma de transmitir maior confiança aos clientes é aumentando o grau de especialização sobre o assunto, com títulos e cursos sobre o assunto. Isso pode ser alcançado por meio de especializações, cursos, títulos, entre outras opções.

Estimular o atendimento durante e após a venda

Um ponto muito esquecido pelas empresas, incluindo do setor de construção civil, é o pós-vendas. Isto é, após realizar a venda do serviço ou produto, a empresa simplesmente esquece o cliente e nunca mais procura um contato com ele.

Isso se mostra um grande equívoco, pois a empresa deve sempre estar em contato com o cliente, buscando saber se a dor foi resolvida ou se novas demandas surgiram. Afinal, este é um fator chave para a fidelização do cliente. Ou seja, o que determina se o cliente procurará outras empresas ou seguirá com esta.

Estratégias modernas, como o Inbound Marketing, trabalham sob esse aspecto — em cima do relacionamento com o cliente. Este relacionamento começa muito antes da venda ser feita e continua após o negócio ser fechado.

Não existe receita de bolo: é necessário, investimento e dedicação, mas o resultado costuma ser bastante satisfatório.

Sendo assim, conhecer esses pontos captar clientes na construção civil é fundamental para construir uma empresa sustentável e promissora no médio e longo prazo. Existem diversas estratégias que você, enquanto profissional ou empreendedor do ramo, precisa adotar para prospecção de clientes na construção civil.  Gostou do que leu? Veja quais são as ferramentas mais modernas da construção civil.

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo