BLOG

Shaft: saiba o que é e quais os tipos mais comuns

Compartilhe essa publicação
Aqui você vai encontrar:

Shaft é uma excelente solução de construção, especialmente para edificações verticais. Ela é muito aplicada em ambientes comerciais e residenciais. Esse elemento construtivo tem muitas variações e pode ser aplicado de diferentes maneiras.

Apesar de ser um termo que quem trabalha com construção já deve ter ouvido, não são todos que sabem o real significado do elemento, assim como outros termos da área. Além disso, para pessoas de outros setores, o termo pode parecer confuso.

Afinal, você saberia responder o que é shaft na construção civil? Onde eles podem ser utilizados? Quais são os tipos de shaft existentes? O que é shaft de gesso?

Fizemos este artigo para responder a todas estas perguntas. Acompanhe!

O que é shaft na construção civil?

Esta solução é muito aplicada em muitas construções, especialmente naquelas que são verticalizadas, como os edifícios, sejam eles residenciais, institucionais ou de escritório. E em que consiste esse recurso construtivo?

Trata-se de uma abertura vertical na alvenaria por onde passam as estruturas cruciais para uma construção contemporânea, como instalações elétricas, hidráulicas ou mesmo de ar condicionado.

O Shaft tem uma função estética de ‘esconder’ essas estruturas do ponto de vista do observador, além de facilitar o trabalho de manutenção a ser realizado futuramente.

A grande maioria das construtoras já inclui o shaft nos projetos arquitetônicos, tamanho os benefícios que ele gera ao espaço.

Em geral, o shaft é instalado em cozinhas e banheiros, que são os ambientes mais estratégicos para reunir as tubulações — são os espaços que apresentam elementos como chuveiros e torneiras, por exemplo.

Para facilitar o acesso ao interior do shaft em futuras manutenções, esses ambientes podem ter uma porta dobrável para facilitar o acesso à tubulação.

Ademais, o shaft cria uma saliência no ambiente, o que pode gerar desconforto visual ou mesmo prejudicar a funcionalidade do espaço. Dessa forma, ele pode ser coberto com um painel de gesso a fim de ocultar esse espaço criado.

Para que serve?

Em linhas gerais, você já sabe para que serve um shaft. Todavia, é importante se aprofundar mais no assunto para saber com mais detalhes sobre esse importante elemento.

O shaft serve principalmente para abrigar o sistema hidráulico e hidrossanitário de uma edificação.

Dessa maneira, devem ser feitas manutenções periódicas, evitando que ele tenha problemas. Quando ocorre um problema, a ausência do shaft dificulta o seu conserto. O mesmo vale para o sistema elétrico e ar condicionado.

Ter um shaft impede que seja feito um grande quebra-quebra, que além de custar bastante, gera um trauma grande, que pode interromper a atividade comercial ou diminuir a qualidade de habitação até que a reforma seja feita.

Dessa forma, o shaft serve exatamente para facilitar esse reparo. Com isso, o profissional consegue observar de maneira mais fácil o encanamento ou sistema elétrico. Além disso, sabe exatamente onde estão as instalações, agilizando o reparo.

Ademais, o processo de acabamento após o reparo se torna bem mais simples.

Quando se aborda o tema, é muito comum ouvirmos o termo “shaft hidráulico”. Esse nome é apenas uma nomenclatura para o shaft que comporta as instalações hidráulicas.

Tipos de shaft

Existem diversos tipos de Shaft, são eles:

·       Shaft em EPS;

·       Shaft Drywall;

·       Shaft modular;

·       Shaft alvenaria convencional.

Shaft em EPS

EPS é a sigla internacional para poliestireno expandido, conhecido popularmente como isopor.  O material foi descoberto pela primeira vez no ano de 1949, na Alemanha, pelos cientistas Fritz Stastny e Karl Bucholz.

Este material é um plástico rígido, e é obtido por meio da polimerização do estireno em água. Ao final, temos um resultado de pérolas com até 3mm de diâmetro, que se expandem de forma natural.

E o shaft pode ser feito com uso desse material. Pela sua característica de ser facilmente cortado, se adequa muito bem aos ambientes. Esse tipo de Shaft não precisa de chapisco. Dessa maneira, o acabamento pode ser aplicado diretamente sobre a superfície do shaft.

Esse tipo de shaft também oferece uma grande vantagem contra os fungos, pois o EPS não serve como base para proliferação desses seres vivos. Assim, o shaft pode ser aplicado em ambientes úmidos sem maiores problemas, como cozinhas e banheiros.

Shaft Drywall

O drywall é um método construtivo, composto de elementos de gesso com uma estrutura de aço. Após a instalação dessa estrutura, o elemento é coberto com papel cartonado, o que possibilita uma grande variedade de espessuras.

O drywall é utilizado em muitos elementos, como as paredes, substituindo a alvenaria tradicional. As paredes feitas com esse tipo de material costumam ser feitas com duas placas de gesso, o que garante um excelente isolamento térmico e acústico.

O material também é uma alternativa para os shafts, pois agilizam a construção e a tornam mais leve.

Shaft modular

O Shaft modular é produzido com uso de concreto e pode ser aplicado para diversos fins. Esse tipo de shaft surgiu para modernizar este elemento construtivo, especialmente o sistema de fechamento.

A instalação é feita de forma simples, com uso de argamassa colante e dispensa diversas etapas que seriam necessárias na alvenaria convencional, como reboco e chapisco.

Entre os diversos benefícios desse tipo de shaft, temos:

·   Alta resistência;

·   Dispensa a aplicação de reboco ou chapisco;

·   Evita desperdícios;

·   Evita improvisos durante a obra;

·   Entre outros.

Shaft alvenaria convencional

E por fim, temos o método mais tradicional de fazer shaft: com uso da alvenaria convencional. Ou seja, a própria alvenaria da obra é utilizada para a fabricação do elemento.

A vantagem de construir com esse tipo de material está na facilidade em encontrar mão de obra para a execução com esse tipo de material. 

Porém, o shaft de alvenaria convencional não é muito indicado para grandes edificações, especialmente por não conseguir responder de forma objetiva contra o problema do quebra-quebra durante as manutenções.

Ambientes em que o Shaft é utilizado

Ambientes em que o Shaft é utilizado

Não existe uma regra ou norma que impeça a utilização do shaft em um ambiente. Contudo, é mais comum que ele seja aplicado em cozinhas e banheiros, pois estes ambientes apresentam elementos hidráulicos, como torneiras e chuveiros.

Assim, o shaft para banheiro e cozinha são os mais comuns, mas existem outros. Prédios de comunicação, por exemplo, podem ter um shaft apenas para passar os cabos de internet, telefone, etc.

Sendo assim, o shaft é um elemento muito importante para edifícios. Quanto mais gabaritados a edificação tiver, maior será a sua necessidade para a construção.

Gostou do que leu sobre shaft? Então nos siga no Instagram para receber mais conteúdos sobre construção civil!

Compartilhe essa publicação