Como escolher o software de gestão de obras da sua empresa?

Tão importante quanto as fundações e materiais que estão presentes fisicamente em uma obra, temos as etapas gerenciais que a empresa e obras adotam. Desse modo, o gerenciamento da construção e um software de gestão de obras são fundamentais para construtoras, incorporadoras e outras empresas do segmento. 

Para aumentar sua compreensão sobre o tema, fizemos este texto para tratar sobre o assunto. Iniciaremos abordando sobre o que é o um sistema de gestão de obras e as vantagens de ter um na empresa. Em seguida, falaremos sobre o que considerar para escolher um software de gestão de obras.

O que é um software de gestão de obra?

Inicialmente, devemos ter em mente, de forma clara, o que é a gestão ou gerenciamento de obras. Desse modo, podemos resumir essa prática no ato de planejar, programar, acompanhar e controlar uma obra ou etapas dela.

O gerenciamento de obra deve ser o primeiro ponto a ser levantado pelos técnicos responsáveis pela construção. Além disso, deve estar ligado ao processo executivo de atividades da obra.

Essa etapa impacta diretamente na situação financeira e econômica da empresa ou empreendimento. O planejamento é referente ao desejo que se apresenta, pelo profissional responsável pela obra, em ter um futuro desejado, aplicando para tal, meios eficazes para alcançá-lo.

Portanto, documentar o que foi decidido previamente permite que seja otimizada a tomada de gestão em cada etapa.

Para implementar o software de gestão de obras, é necessário que sejam utilizados diferentes equipamentos e ferramentas, assim como metodologias.  Dessa forma, os sistemas são indicados de acordo com particularidades de cada obra e cada empresa, como tamanho, tipo de mercado que atua, entre outros.

Os softwares atuam de modo a automatizar processos e fornecer uma visão global e específica sobre a obra — de modo simultâneo. Além disso, a integração é outro ponto de destaque, unindo de forma eficiente o escritório ao canteiro de obras.

Vantagens de ter um software de gestão de obras

Agora apresentaremos as principais vantagens de ter um software para controle de obra em construtoras, incorporadoras e outros negócios do ramo. São elas:

Automatização dos processos

A automatização dos processos é importante, pois reduz a carga de trabalho dos profissionais responsáveis pela gestão de obras. Além disso, otimiza todo o procedimento, pois a mudança em um aspecto altera, de forma automática, todos os itens relacionados.

Dessa maneira, um importante ponto da automatização dos processos está na produção ágil de documentos e relatórios sobre a obra, que contribui para otimizar os métodos construtivos e apresentar uma documentação sobre os processos adotados em orçamento, segurança do trabalho, etc.

Integração entre diferentes áreas e profissionais

Integração entre diferentes áreas e profissionais, pois o software de gestão de obras permite que o mesmo documento seja disponibilizado e compartilhado entre diferentes setores e áreas. Assim, diversas áreas relacionadas se associam e se tornam mais eficientes, como planejamento e orçamento de obras.

Além disso, é possível disponibilizar um arquivo e este ser editável por diferentes partes, atribuindo a cada profissional sua responsabilidade sobre um aspecto específico da obra.

Visão global e específica

Ao trabalhar com construção, é importante que os profissionais consigam ter uma visão global sobre o projeto, isto é, uma perspectiva sobre todos os aspectos que envolvem a obra. Além disso, é importante ter um olhar específico sobre diferentes elementos, como orçamento, planejamento, gestão de fornecedores, etc.

Assim, é possível otimizar o gerenciamento e permitir que diferentes profissionais contribuam de forma positiva para a gestão e execução da obra.

Redução do erro humano

Um dos principais problemas relacionados às construções está no erro humano. Este problema é de ordem natural, porque qualquer profissional, por melhor que seja, comete erros, uma vez ou outra.

Esses erros ocorrem, principalmente, pela execução de tarefas repetitivas, que geram cansaço mental ou físico. Dessa maneira, utilizar ferramentas para realizar essas tarefas é fundamental para otimizar o processo e reduzir os erros em obra.

Agilidade na gestão

Outro benefício que o software de gestão de obras gera é a agilidade. Em parte, essa celeridade é causada pela automatização dos processos. Dessa forma, a inserção de dados e obtenção de informações se torna mais rápida. Além disso, a execução automática de documentos e relatórios acelera o processo de gestão.

Otimização da tomada de decisão

A tomada de decisão é otimizada quando o responsável detém um grande número de dados e informações sobre o processo. Dessa forma, a gestão de obra e o uso de software melhora a obtenção dos dados e produção das informações que direcionam uma tomada de decisão acertada.

Acesso em diferentes pontos

O último benefício que citaremos neste tópico é a possibilidade de acesso do software em diferentes pontos (escritório ou canteiro de obra), por meio de equipamentos como notebooks, tablets e smartphones.

Dessa maneira, é possível que profissionais em obra consultem o planejamento e saibam como executá-los de forma fidedigna.

O que levar em consideração na escolha de software para gestão de obras

A escolha do software de gestão de obras deve ser feita de modo que os benefícios apresentados pelo sistema sejam maiores que os custos que a sua implementação terá na empresa.

Existem duas alternativas: aplicação do princípio da execução, em que o gestor é informado quando a execução caminha diferente do planejado; princípio de previsão, quando o gerenciador é informado dos resultados obtidos em cada etapa, independentemente da execução do projeto.

Além disso, podemos diferenciar os softwares de gerenciamento em específicos ou sistêmicos. Os primeiros são programas para orçamento, planejamento, projetos, gerenciamento e controle, estudo de viabilidade, contas a pagar, entre outros. Estes funcionam de forma independente, mas com a possibilidade de compartilhar dados entre eles.

Por outro lado, os sistêmicos são integrados. Isto é, trabalham de forma simultânea com todas as atividades de um empreendimento voltado para a construção civil, desde a concepção até a comercialização da obra. Entre os itens controlados, destacam-se: custos, quantidades, tempo (prazo) e produtividade.

Nos softwares sistêmicos, os profissionais entram com dados de datas que vão do início ao fim da gestão, baseado em dias de trabalho disponíveis, além de contar com o fator da interdependência entre atividade de níveis diferentes.

Ambas as alternativas são válidas e variam de acordo com a natureza da obra e da empresa.

O OrçaFascio como solução para gestão

O sistema OrçaFascio é um programa específico para orçamento, mas além disso oferece soluções para outras etapas de controle e gestão da obra. Isto é, integrado com diferentes processos da construção, disponibiliza módulos de planejamento, gestão de fornecedores, medição de obras, entre outros. Ou seja, uma ferramenta completa para o gerenciamento.

As principais vantagens do OrçaFascio estão na integração entre diferentes etapas da gestão, além de agilidade e otimização da produtividade. Além do reconhecimento no mercado nacional da construção civil, com, atualmente, mais de 3 mil clientes.

Outro ponto importante, especialmente para empresas que concorrem à licitações públicas, é que o software de orçamento OrçaFascio segue todas as regras do Tribunal de Contas da União (TCU). Ademais, ainda conta com integração a metodologia BIM, por meio do plugin de automação de extração de quantitativos OrçaBIM que atua integrado ao Revit para orçamentos 5D.

Sendo assim, ter um software de gestão de obras é imprescindível para a execução de um gerenciamento eficiente na construção civil. Seu uso é indicado para toda empresa moderna que visa se profissionalizar em um mercado tão concorrido como este.

Agora que você já sabe a importância e como escolher um software de gestão de obras, que tal conhecer OrçaFascio na prática? Faça um teste grátis por 7 dias e conheça todos os recursos que irão transformar sua rotina de trabalho.

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras

Saiba o que é a NBR 5410 e quando ela deve ser aplicada

Cálculo de materiais de construção: 9 dicas para economizar