Saiba como escolher um software para gerenciamento de obras

Para ter uma obra eficiente na atualidade, é fundamental que se tenha um bom software para gerenciamento de obras. Desse modo, é importante conhecer as vantagens e quais são as funcionalidades que o software deve oferecer, destacando a necessidade de ele ser modulado como característica.

Veja o que levar em consideração na hora de escolher um software para gestão de obras e tudo que ele deve oferecer para você. 

Vantagens de ter um bom software para gerenciamento de obras na construção civil

A construção civil e engenharia já foi uma área da economia voltada quase exclusivamente para os conhecimentos técnicos referentes aos aspectos construtivos. Isto é, cálculo estrutural e entre os demais sistemas, como os complementares. Contudo, com o passar do tempo, cresceu a necessidade de as empresas investirem em gestão de obras.

Essa necessidade de ampliar os conhecimentos sobre o gerenciamento de obras tem como principal objetivo aumentar a competitividade das empresas no mercado, aumentando a produtividade e reduzindo o desperdício.

Entre as ações necessárias para tornar isso possível, o uso de software para gestão de obras está entre as atitudes mais importantes em relação ao negócio. Dessa maneira, vamos abordar sobre as principais vantagens de implementar essa ação no negócio da construção:

  • Aumento da produtividade;
  • Aumento do retorno financeiro;
  • Integração entre as equipes;
  • Redução do erro na gestão.

Aumento da produtividade

A primeira vantagem que devemos apontar é o aumento da produtividade, que está ligado tanto ao crescimento da qualidade do trabalho quanto ao aumento da agilidade. Ou seja, produzir mais com menos tempo.

Esse ganho de produtividade é proporcionado pela implementação de uma metodologia que otimiza os processos de construção entre as equipes, acelerando a construção e diminuindo os erros de execução, especialmente no canteiro de obras.

Além de saber fazer o trabalho, as equipes precisam saber quando fazer e respeitando um planejamento feito de forma antecipada.

Aumento do retorno financeiro

O lucro é o objetivo de toda empresa da construção civil. Afinal, ela motiva a sua existência e proporciona uma possibilidade de crescimento. Desse modo, ter uma gestão de obras organizada permite um grande retorno financeiro na empresa, tanto por aumentar a produtividade, quanto por reduzir custos.

Afinal, uma empresa de engenharia e construção que adota um software para gerenciamento de obras precisa de muito menos profissionais para executar e analisar os dados referentes a orçamento, planejamento, acompanhamento, entre outros, o que torna o processo automatizado e inteligente.

Integração entre as equipes

Um dos maiores problemas de uma empresa de engenharia e construção está na falta de conexão entre as equipes que compõem a empresa, como os setores responsáveis por projeto, planejamento e execução da obra, por exemplo. Dessa maneira, é necessário buscar formas de aumentar essa integração.

Uma das mais efetivas delas está em adotar um software com design inteligente, que aproxima e conecta essas equipes por meio da troca segura de informações. Além disso, a utilização de novas metodologias de trabalho, como a tecnologia BIM, que falaremos posteriormente, podem ajudar.

Redução do erro na gestão

Errar é normal e todo ser humano é suscetível a erros. Por isso, é necessário que as empresas busquem alternativas para reduzir a ocorrência desses erros, tirando a pressão sobre os profissionais e permitindo, assim, maior produtividade ao seu trabalho e, simultaneamente, um resultado mais efetivo para a gestão.

A automatização dos processos e padronização de documentos é vital para evitar e reduzir os erros no gerenciamento de obras.

Por que um software modular é o mais indicado

Software modular é um termo técnico que discorre sobre uma técnica de design de softwares que enfatiza a segregação das funções de um programa por meio de módulos independentes e intercambiáveis.

O design deve proporcionar que cada módulo tenha tudo que é necessário para que execute apenas um aspecto necessário para a funcionalidade do sistema. E o que seria um software modular de gestão de obras?

Basicamente, um software para gerenciamento de obras trata sobre o processo completo da gestão de obra, e também dos seus módulos de forma separada e integrada.

Por exemplo, ao querer tratar sobre orçamento de obras, conseguir, dentro do próprio programa, limitar as ações para essa área, mas sem deixar de lado as suas conexões com outras áreas importantes, como o planejamento e acompanhamento de obras.

Ou seja, ao mesmo tempo em que se trabalha focado em um setor, tratar, influenciar e analisar informações referentes às outras áreas.

Principais opções que um software para gerenciamento de obras precisa oferecer

Falaremos agora sobre os principais módulos que um software para gestão de obras deve oferecer para os profissionais de engenharia.

Planejamento de obras

Em primeiro lugar, temos o planejamento de obras. Essa etapa é uma das mais importantes no que diz respeito à gestão de obras e inclui uma série de instrumentos. De maneira resumida, planejamento de obras significa criar uma lógica nos passos que devem ser feitos para que uma obra seja construída.

Medição de obras

A medição de obras é um elemento muito importante para a construção. Ela é importante tanto para a execução da obra quanto para o orçamento. É necessário que os softwares de gestão ofereçam opções para tratar sobre essa questão de maneira otimizada.

Acompanhamento de obras

De pouco vale um bom projeto e planejamento de obras se ele não estiver aliado a um bom acompanhamento de obras. Dessa maneira, um bom software de gestão deve oferecer mecanismos eficientes para um bom acompanhamento de obras, como acesso aos documentos via armazenamento em nuvem.

Diário de Obras

O diário de obras é um documento igualmente importante para construtoras, profissionais e instituições de fiscalização. Ele analisa o dia a dia de obra e os passos que foram dados em cada momento.

Desse modo, é possível avaliar os erros, acertos e identificar o que do planejamento não foi seguido, além de averiguar os motivos das falhas que podem ocorrer em uma construção.

Gestão de compras e gestão de fornecedores

A gestão de compras e de fornecedores é muito importante para que os materiais utilizados em obra sejam de qualidade. Além disso, serve para evitar atraso na entrega dos materiais e, consequentemente, evitar atrasos na obra e desperdícios.

Orçamento de obras

Outro importante módulo que um software para gerenciamento de obras deve oferecer está relacionado ao orçamento de obras, um dos itens mais importantes em qualquer construção.

Para construções públicas, para aumentar a competitividade em licitações e garantir que a construção saíra dentro do que foi orçado. Nas construções privadas, para garantir que o lucro não será afetado pelos gastos.

Integração a outros sistemas e metodologias

Outra característica muito importante que o software de gestão de obras deve oferecer é a integração a outros sistemas e metodologias. Entre as principais integrações possíveis e necessárias, destacamos a metodologia BIM (Building Information Modeling), que além de revolucionar a construção civil, passa a ser obrigatório neste ano de 2021 para algumas construções públicas.

Por isso, o OrçaFascio se mostra uma excelente alternativa como software para gerenciamento de obras. Pensado para o orçamento de obras, oferece módulos que tratam sobre outros aspectos da construção e integração total ao BIM. Garante maior eficiência na gestão de obras e uma elaboração até 8x mais rápida do orçamento de obras.

Aproveite e teste um software gerenciamento de obras de construção civil grátis por 7 dias para você experimentar todos os recursos que destacamos ao longo do texto e transformar sua gestão. 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Ecotelhado: entenda o que é essa alternativa sustentável

NR 21: cuidados para trabalhadores em canteiro de obras

Saiba o que é a NBR 5410 e quando ela deve ser aplicada