Saiba como escolher software para pequenas construtoras

Com o avanço da tecnologia e dos computadores, os programas se tornaram ferramentas fundamentais para aprimoramento dos processos em diversas áreas do mercado, como a construção civil. Dessa forma, saber como escolher um software para pequenas construtoras com função para gestão de obras é fundamental.

Com o intuito ajudar profissionais da construção civil durante a escolha de ferramentas deste tipo, fizemos este artigo. Aqui, abordaremos o que levar em consideração ao escolher um software para pequenas construtoras, por que é imprescindível contar com um recurso desta natureza e o que ele pode oferecer. Confira!

A importância da gestão de obras

A gestão de obras é um fator que ganha cada vez mais relevância dentro do cenário da construção civil e serviços de engenharia. Por sua vez, a gestão de obras se resume a uma série de fatores, etapas, serviços e processos ligados à administração que apresentam como finalidade otimizar os processos construtivos e de gerenciamento das construtoras.

Antigamente e, em menor grau, até os dias atuais, os cursos de engenharia apresentavam um alto rigor técnico, mas, em contrapartida, ofereciam pouco na questão da gestão. Dessa maneira, os engenheiros saiam da faculdade com muito conhecimento técnico, mas pouco tato de gerenciamento.

Isso acabava por prejudicar de forma substancial as empresas e o mercado. Com a evolução do mercado, esse gargalo vem sendo, ano a ano, corrigido. Dessa maneira, as empresas e profissionais têm se empenhado cada vez mais em otimizar a gestão de obras.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio do aprimoramento das metodologias de gestão, como aplicação do Lean para a construção civil. Outra maneira está na implementação de softwares modernos para gestão de obras, que englobam diferentes áreas, automatizam processos e otimizam a gestão.

Vantagens do uso de software para gestão de obras

Entre as principais vantagens no uso de software para pequenas construtoras para melhorar o processo de gestão de obras, destacamos:

Otimização dos processos

Dentro da gestão de obras, existem diferentes processos. Os principais são os que estão relacionados ao planejamento, cronograma e orçamento de obras. Dessa maneira, otimizar esses processos é, de forma resumida, garantir uma boa execução de obra.

Assim, a otimização ocorre por diversos fatores, como os outros que elencamos a seguir.

Integração entre diferentes áreas

Um dos grandes problemas dos projetos de engenharia está na falta de integração entre diferentes áreas, que leva a falta de compatibilidade com os projetos e erros na execução da obra.

Desse modo, todas as ferramentas que permitam maior integração entre diferentes áreas são bem-vindas. O planejamento e o orçamento, por exemplo, são áreas distintas, mas que apresentam grande integração entre si. Se um vai mal, provavelmente o outro também irá. Assim, ao final, o resultado ficará comprometido.

Portanto, os softwares de gestão apresentam grande vantagem nesse sentido, pois permitem o uso compartilhado entre profissionais de diferentes setores, com as correções sendo realizadas a fim de corrigir o processo e gerar um melhor resultado.

Precisão nos resultados

Não existe gestão se os números gerados não forem medidos. Além da necessidade dos dados, é importante contar com a precisão desses resultados. Afinal, resultados com informações equivocadas levam, invariavelmente, a análises equivocadas. Desse modo, a precisão dos resultados é uma excelente vantagem.

Uma dica a parte para gestores que procuram software para pequenas construtoras é também conhecer os principais indicadores de desempenho da construção, baixando o e-book gratuito que trata sobre este tópico. Assim, poderão medir com mais assertividade os resultados gerados.

Geração de dados, informações e relatórios de gestão

A gestão está atrelada tanto ao fato de obter lidar com processos como de analisá-los. Portanto, se faz necessário que dados, informações e relatórios sejam produzidos. Com os softwares, esses elementos são produzidos de forma otimizada e automatizada.

O que levar em consideração ao escolher um software para pequenas construtoras

Agora falaremos o que você deve levar em consideração ao escolher um software para pequenas construtoras. Entre os principais critérios, destacamos:

Redução de custos

Os processos na construção civil podem elevar de forma substancial os gastos com a empresa. Dessa maneira, é importante optar por uma alternativa que leva à redução de gastos, com automatização de processos e redução da necessidade na contratação de mão de obra.

Além de aumentar a produtividade por profissional, essa escolha é importante para otimizar o trabalho dos colaboradores, os tirando de tarefas manuais e repetitivas e os colocando em situações mais proveitosas para a empresa.

Controle sobre os processos

Para se ter uma gestão eficiente, é necessário que o profissional responsável por essa etapa tenha amplo controle sobre diferentes processos. Dessa forma, o uso de um software para gestão pode facilitar o processo, ampliando os procedimentos aos quais ele tem acesso, assim como otimizando sua relação com eles.

Integração com outros softwares e sistemas

Por melhor e completo que seja, nenhum programa consegue atender de forma integral as demandas existentes em uma empresa da construção civil. Dessa maneira, os softwares de gestão devem ser integráveis a outros programas e sistemas, como é o caso da metodologia BIM e sistema ERP.

Segurança de dados

Um elemento fundamental dos negócios modernos é a segurança de dados. Afinal, os dados representam o objeto mais valioso atualmente. Dessa maneira, é importante que eles sejam armazenados de forma segura, livres de hackers, e vazamentos de informações.

Assim, tanto a empresa quanto os clientes são preservados de fraudes e outras surpresas negativas.

Eficiência de orçamento

O orçamento é uma etapa fundamental para qualquer obra e qualquer empresa da construção civil. Além disso, o orçamento está ligado diretamente com a gestão de obras, pois a quantificação de recursos que indica a mão de obra necessária, materiais e tempo necessário para a conclusão da obra.

Opção ideal de software para pequenas construtoras

Agora que já abordamos sobre todas as características fundamentais que um software para pequenas construtoras precisa oferecer, você deve estar curioso em saber um que reúna todas essas qualidades, não é mesmo?

O software OrçaFascio se destaca em todas as características apontadas. Seja na otimização de processos, precisão nos resultados, tanto em orçamento de obras como relatórios, além da integração com sistemas legados e segurança de dados, entre outros fatores importantes.

Além disso, conta com a elaboração de diversos tipos de relatórios e documentos (padrão e personalizáveis) e módulos distintos, como planejamento, compras, entre outros, que atuam de forma complementar. Assim, apresenta um resultado completo para a gestão de obras. 

Mais um ponto de destaque importante é que o programa é referendado por inúmeros clientes espalhados pelo país e é um diferencial para empresas que atuam no ramo da licitação pública, justamente por seguir todas as diretrizes do TCU.

Portanto, saber escolher software para pequenas construtoras é fundamental para melhorar os resultados do processo de gestão em uma empresa da construção civil pequena ou que está iniciando as atividades. E você, o que está esperando para escolher o seu? Faça um teste grátis por 7 dias, sem compromisso. 

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo