Tipos de tijolos: conheça os modelos e as indicações de uso

Na construção, existem diversas técnicas e materiais que podem ser utilizados para obtenção de uma edificação. O tijolo é um dos materiais mais utilizados em todo o mundo e pode ser feito de diferentes maneiras. Afinal, você sabe quais são os tipos de tijolos que existem?

Pensando em aumentar o seu conhecimento sobre o assunto, fizemos este rápido artigo especialmente para você. Aqui falaremos um pouco sobre a história do uso do tijolo na construção civil e os principais tipos utilizados.

Ao final, faremos um panorama no Brasil, indicando as principais opções para você utilizar na sua obra.

Continue lendo e confira!

Breve história do uso dos tijolos na construção civil

Os tijolos foram um dos primeiros materiais a serem utilizados para a construção civil. Não à toa, consistem em uma alternativa muito efetiva para a construção de edificações de diferentes tipos e tamanhos. Um tijolo é pequeno e leve, e pode ser usado para edificações enormes.

Dessa maneira, o transporte e colocação do material na edificação se torna simples e fácil. Os tipos de tijolos existentes variam de acordo com a disponibilidade de matéria prima da região: pedra, barro, adobe, entre outros.

O tamanho dos tijolos também varia bastante e pode levantar questionamentos. Os blocos de pedra das pirâmides seriam, afinal, grandes tijolos? Alguns especialistas dizem que sim, outros que não.

Ademais, o que é inquestionável é a universalidade desse material e a sua importância na história da construção civil. Dessa forma, ele é usado desde os primórdios da história da construção até os dias atuais. A técnica permanece, mas novas tecnologias foram incorporadas à arte de construir com tijolo.

Dessa maneira, é importante conhecer quais os principais tipos de tijolos existentes e como escolher cada um deles.

Quais os tipos de tijolos que existem?

Para separar melhor o assunto, separamos os tipos de tijolos utilizados da seguinte maneira:

  • Vazados;
  • Ecológicos;
  • Vidro;
  • Concreto;
  • Alvenaria;
  • Baiano;

Tijolo Vazado

Os tijolos consistem em outra alternativa muito interessante, especialmente para ambientes decorados ou que exigem uma ambientação maior. Dessa forma, o tijolo vazado permite uma entrada de luz natural no ambiente, criando um jogo interessante de luz e sombra no espaço.

Além disso, os tijolos vazados são importantes para permitir a entrada de ventilação natural, reduzindo a necessidade de refrigeração artificial.

Ao final, esses tipos de tijolos são importantes para permitir a passagem de tubulações elétricas e reduzir o peso do material, além de economizar insumos. O modelo mais utilizado é o famoso tijolo de seis furos, muito usado no país e o padrão aplicado.

Tipos de Tijolos: modelo vazado
Modelo de Tijolo Vazado

Tijolo Ecológico

É impossível falar em construção nos tempos atuais sem falar em sustentabilidade. Dessa forma, uma alternativa muito utilizada são os tijolos ecológicos. A principal característica do material é a preocupação ambiental, que preza pela preservação da natureza.

Dessa maneira, ele pode ser feito de diferentes maneiras e não existe uma receita de bolo. O tijolo ecológico pode ser feito a partir de material reciclado, como garrafa pet ou ainda utilizar materiais tradicionais, como o adobe.

Surgem novos materiais para os tipos de tijolos ecológicos quase todos os dias e cada vez cresce a necessidade de aplicá-los na construção civil. Entre as vantagens do uso do material, destacamos a economia, sustentabilidade e score para obtenção de selos da construção civil em sustentabilidade.

Tipos de Tijolos: Modelo Ecológico
Modelo de Tijolo Ecológico

Tijolo de Vidro

Os tijolos de vidro consistem em outra alternativa muito utilizada na construção civil. Seu uso se dá, principalmente, em áreas externas, como área de piscina, churrasqueira, jardins, etc.

Seu uso foi muito aplicado há décadas atrás e passou algum tempo esquecido. Todavia, nos últimos anos, tem voltado à moda. A verdade é que existem diversas possibilidades de utilização a partir do material.

Tipos de Tijolos: Modelo de Vidro
Modelo de Tijolo de Vidro

Tijolo de Concreto

Os tijolos de concreto consistem na segunda alternativa mais utilizada na construção civil brasileira e uma das opções mais utilizadas do mundo. A principal vantagem da sua utilização está em atrelar as paredes ao sistema estrutural, o que torna o processo mais simples.

Contudo, isso também limita a possibilidade de reformas. Dessa forma, os projetos complementares devem ser feitos de forma muito bem pensada, de modo a não gerar problemas de compatibilidade. Assim, a tecnologia é bem vida e o BIM se mostra uma excelente alternativa.

Tipos de tijolos: modelo de concreto
Modelo de Tijolo de Concreto

Tijolos de Alvenaria

A alvenaria é a técnica mais utilizada para a fabricação de tijolos, principalmente no país. Sua popularização ocorreu ao longo do século XX, devido, sobretudo, à separação das estruturas de vedação (paredes) do caráter estrutural da edificação.

A alvenaria cerâmica é uma das opções mais utilizadas no Brasil e uma das mais populares em todo o mundo.

Desse modo, é um material muito abundante na natureza e de fácil extração. Outro ponto que é uma vantagem para a utilização desse tipo de tijolo é que não requer mão de obra qualificada para que uma obra de tijolo de alvenaria seja erguida.

Ademais, outros benefícios que podemos citar é o conforto sonoro e acústico que o material propicia. Dessa maneira, é uma das opções mais interessantes para quem busca por um tijolo com bom custo-benefício.

Todavia, é possível obter a técnica do tijolo de alvenaria com outros materiais, como concreto e ecológicos. A utilização de diferentes tipos de tijolos varia de acordo com diversos fatores e particularidades da obra e região onde a obra será instalada.

Tipos de tijolos: modelo de alvenaria
Modelo de Tijolo de Alvenaria

Tijolo Baiano

O tijolo baiano também é conhecido como bloco cerâmico de vedação ou apenas bloco. É um tijolo muito utilizado na construção civil brasileira, especialmente para edificação de residências.

Por conta da existência de furos, o material rende mais e se torna mais barato. Além disso, gera economia na argamassa, pois os frisos da peça dão mais aderência ao processo da construção. Assim, geram racionamento no uso da argamassa.

Apesar do modelo de seis furos ser o mais utilizado, existem outros com oito e nove furos. Além disso, existem em escalas de diferentes tamanhos.

Tipos de Tijolos: Modelo Baiano
Modelo de Tijolo Baiano

Tipos de tijolos no Brasil

No Brasil, os tipos de tijolos mais utilizados são, respectivamente: de alvenaria cerâmica e estrutural. O primeiro, como você pode perceber anteriormente, é feito de barro e é um material muito leve e fácil de se fazer e encontrar no país.

Já a alvenaria estrutural é feita a partir de tijolos de concreto, pois as paredes além da vedação, cumprem também o papel estrutural. Dessa maneira, as reformas em apartamentos e casas de alvenaria estrutural são mais limitadas.

Outro ponto a se destacar é o número de pavimentos reduzidos que a alvenaria estrutural oferece, variando de 3 a 5, segundo a legislação vigente no país. Além disso, demais tipos de tijolos são utilizados com frequência no país, como o de vidro para decoração e o ecológico, cujo uso vem se expandindo, etc.

Como vimos, há diferentes tipos de tijolos na construção civil e não existe modelo melhor ou pior, e sim aquele mais adequado para determinada situação.

Apresentamos os principais tipos de tijolos e falamos sobre suas vantagens e desvantagens. Agora, que você já sabe mais sobre o conceito de cada, utilize o mais adequado em seus projetos!

Gostou do que leu? Então, saiba o que é e como utilizar o steel deck em sua obra.

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo