Universidade OrçaFascio: cursos gratuitos para gestão de obras

Para se tornar um bom profissional, é importante estar sempre atualizado quanto à sua área de atuação. Por isso, é importante fazer cursos, ler livros e aprender sobre as ferramentas mais utilizadas em seu segmento. Com esse propósito, para a gestão de obras na construção civil, a Universidade OrçaFascio se torna uma grande aliada.

Mas o que é a Universidade OrçaFascio? Como ela funciona? Como ela pode contribuir para fazer você se tornar um profissional melhor? Quais são os principais cursos que ela oferece? Com o intuito de responder a essas questões, fizemos este rápido artigo sobre o assunto. Continue lendo e confira!

O que é a Universidade OrçaFascio?

A Universidade OrçaFascio é uma plataforma online da empresa OrçaFascio que disponibiliza cursos gratuitos sobre orçamento, planejamento e gestão de obras. Assim, qualquer profissional da construção civil – engenheiros, arquitetos, empresários e outros, podem se qualificar sobre temas variados sem custo.

Com foco especial em melhorar o processo de elaboração de orçamento de obras, a OrçaFascio faz um importante papel em tornar democrático o acesso ao conhecimento nesse quesito.

Por isso, mesmo aqueles que não são usuários do software OrçaFascio, podem estudar e aprender mais sobre o tema escolhido e a ferramenta, sem qualquer impeditivo.

O apoio da OrçaFascio

A OrçaFascio possui um software específico para auxiliar orçamentistas a elaborarem seus orçamentos de obras de forma mais ágil e precisa, com o Módulo Orçamento, entre outras soluções de controle e gestão que se estendem até o canteiro de obras. Além disso, o sistema é compatível com diversos programas, como o REVIT para tecnologia BIM, com OrçaBIM e o OFElético.

Contudo, por entender que apenas o uso do software não é suficiente, a empresa resolveu estender o seu raio de ação. Assim, agindo também sobre a zona educacional, construiu uma área própria para disponibilizar seus cursos, sem qualquer custo e com direito a certificação.

Como funciona a Universidade OrçaFascio

A Universidade OrçaFascio oferece diversos cursos, que estão divididos em módulos. Dessa forma, o profissional interessado pode escolher quantos desejar acompanhar. Não há restrição ou limite. O acesso aos conteúdos é livre.  

Cada curso é ministrado por um especialista na área e as aulas não têm horário para serem assistidas, pois são todas gravadas. Assim, podem ser vistas a qualquer momento pelo interessado, de acordo com as suas próprias demandas e interesse. Dessa maneira, o ensino dos cursos é bastante flexível e cômodo.

Recomenda-se que os cursos sejam feitos com bastante atenção para um bom aproveitamento. Portanto, é importante não confundir flexibilidade com falta de interesse. Desse modo, é possível ter um bom rendimento sobre os cursos ofertados e de fato conhecer mais ou se atualizar sobre os temas.

Além de educar sobre metodologias e a teoria da orçamentação, planejamento e gestão de obras, os cursos contribuem para um melhor entendimento sobre o funcionamento do software da OrçaFascio, importante ferramenta para obtenção de orçamentos mais ágeis e precisos.

Vale destacar que além dos cursos da OrçaFascio e do software, outros fatores contribuem para melhorar o orçamento de obras, como uma cultura organizacional na empresa, de modo a compatibilizar diferentes setores e alinhar estratégias, conhecimento teórico (que vem dos cursos e de livros), entre outros.

Como a Universidade OrçaFascio fortalece seu conhecimento

Se tornar um profissional melhor, em qualquer setor, e na área de orçamentos de obras, é um processo contínuo. Ou seja, você não se torna um bom orçamentista de um dia para outro, mas por meio de um processo, em que diversos fatores entram em questão e levam a pessoa a crescer enquanto profissional e enquanto pessoa.

Entre os fatores que contribuem para esse crescimento durante o processo de torna-se um profissional melhor, podemos destacar a experiência, por exemplo. A experiência é apontada por diversos filósofos e estudiosos como um elemento crucial para nos fazermos pessoas melhores e mais sábias.

Heráclito, pensador grego, destacou que um homem nunca atravessa um rio duas vezes, pois nem ele, nem o rio, são os mesmos durante os dois acontecimentos. E o homem não é o mesmo por conta das experiências que vive.

De acordo com os acontecimentos, vamos ficando mais calejados e aprendemos a como agir diante daquela situação. Isso é válido tanto para aspectos interpessoais, como a forma como lidamos com pessoas, quanto para aspectos profissionais.

A orçamentação, por exemplo, é um estudo complexo que aborda sobre uma infinidade de variáveis. E, para lidar melhor com elas, é necessária a experiência, pois nenhum curso do mundo, por melhor que seja, prepara o profissional para situações particulares que ele só conseguirá lidar na prática.

Mas se a experiência é fundamental para lidar com a orçamentação de forma mais eficiente, por que fazer os cursos da Universidade OrçaFascio ou de outras instituições? Embora pareça um questionamento aceitável, ele demonstra uma certa ingenuidade para com os fatores que fazem um bom profissional e os motivos que levam este a estar preparados para diversos acontecimentos. Por isso, é importante aliar teoria e prática sempre.

Estudar é preciso!

O conhecimento teórico e técnico sobre a profissão é fundamental para um melhor desempenho profissional. E, mais do que importante, é imprescindível para uma boa aplicação das técnicas profissionais de forma adequada.

Para que se compreenda o que estamos falando, vamos fazer um paralelo para um confeiteiro. É evidente que uma pessoa pode se tornar um confeiteiro sem uma educação formal em confeitaria, vendo outras pessoas preparem receitas ou tendo acesso a informações básicas sobre o assunto.

A experiência, conforme falamos anteriormente, o ensinará a fazer doces e bolos, ao longo do tempo. Mas até que o aprendizado seja completo, ou aceitável, essa pessoa pecará demais em seu trabalho, o que manchará a sua reputação e o levará a ter muitos prejuízos.

Para segmentos como a construção civil, em que a margem de erro deve ser a mais próxima de zero possível, esses erros de aprendizado pode ser fatais e levar a empresa a passar por enormes problemas — legais e financeiros.

Dessa maneira, é totalmente irresponsável exigir o aprendizado de um profissional apenas pela experiência. Portanto, os cursos servem para antever as precisões, situações de risco e elaborar um planejamento para que o trabalho seja executado de forma satisfatória, contribuindo para um bom trabalho do profissional. E aí, que os cursos da Universidade OrçaFascio entram.

Conheça os cursos oferecidos pela Universidade Orçafascio

Estes são os módulos de cursos oferecidos pela Universidade OrçaFascio:

  • Planejamento de Obras;
  • Orçamento de Obras;
  • Medição de Obras;
  • Diário de Obras;
  • Compras.

O módulo de Planejamento de obras explica técnicas e o que fazer para ter um bom planejamento de obras. Com também, o que evitar para que certas situações inesperadas não aconteçam durante a obra, demonstrando fatores que acabam gerando atrasos e gastos não previstos.

Já, o módulo de Orçamento de obras explica como preparar um orçamento de obras de forma eficiente, dando enfoque ao uso do software da OrçaFascio. Ou seja, um orçamento 8x mais rápido e sem desvios, com total precisão de quantitativos.

O módulo de Medição de Obras destaca a importância da medição de obras , além de ensinar técnicas eficientes para realizá-la. Enquanto o módulo Diário de Obras explica o que fazer para ter um dia a dia mais efetivo no canteiro de obra, deixando-o mais organizado e ágil.

Por fim, o módulo Compras, que detalha métodos e técnicas para comprar materiais e fazer a gestão ágil e eficiente com fornecedores dentro do sistema OrçaFascio.

Vale destacar que apesar do módulo de orçamentação estar mais focado no uso do software, todos os módulos tratam como o orçamento da OrçaFascio podem contribuir para a melhoria no processo do orçamento de obras como um todo.

Sendo assim, a Universidade OrçaFascio é um importante instrumento para que se obtenha um maior entendimento sobre o orçamento de obra, como também demonstrar como funciona o processo de utilização do software OrçaFascio.

Não perca mais tempo! Conheça a Universidade OrçaFascio e comece a estudar agora!

Receba todas as nossas novidades sobre a construção civil

Cadastre-se agora na nossa newsletter, é grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :

Posts relacionados

Anterior
Próximo